Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISON JORGE ALVES DO CARMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISON JORGE ALVES DO CARMO
DATA : 06/06/2023
LOCAL: on line
TÍTULO:

SOCIABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E AUTOPOIESE: Sociabilidade como Fator de Desenvolvimento Urbano Sustentável a partir de Teorizações e Análise Multricritério no Recife.


PALAVRAS-CHAVES:

Sociabilidade Urbana, Morfologia Urbana, autopoiese, sustentabilidade


PÁGINAS: 231
RESUMO:

O presente documento, apresentado ao processo de Qualificação da pesquisa de doutorado, constitui-se principalmente da Proposta Atual da Tese, contendo um primeiro esboço de seus capítulos teóricos e empíricos. Devido à significativa mudança de Objeto de Análise pela qual passou a pesquisa – da temática da Família para a Sociabilidade Urbana – foi só no 3º último ano do doutorado que se amarrou a fundamentação teórica. No presente 4º ano, então, se conceberia as decorrências empíricas. No entanto, ao reler em janeiro de 2023 o Novo Regimento do MDU, saltou-nos a exigência pela Proposta Empírica para a etapa da qualificação, bem como do parecer do Comitê de Ética sobre pesquisas com seres-humanos. Pedimos então o adiantamento dessa etapa, e elaboramos nos últimos 3 meses uma proposta geral de desenvolvimento empírico, que acreditamos, claro, necessitar lapidações, mas que já transmite a proposta completa da pesquisa. Segue-se à proposta Atual da Tese o Projeto de Pesquisa apresentado no último Seminário de Tese (dezembro de 2021), mas que foi posteriormente reformulado. Naquele momento, o objeto central da pesquisa estava na temática da Família, mas que se mostrou bastante complexa pelas discussões levantadas. Foi nas investigações e leituras posteriores que chegamos a conceitos da Sociabilidade Urbana. Na proposta atual da Tese, portanto, o foco temático anterior é ainda citado, conservando-se correlações com a Sociabilidade Urbana, mas figurando-se, esta, como elemento central de investigação. Enfim, sugerimos a leitura do Projeto de Pesquisa anterior apenas se houver o interesse de se compreender os caminhos gerais de nossas investigações. Por fim, conforme solicita o Novo Regimento do MDU,são apresentados o Parecer de Aprovação de Entrevista no Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE – uma entrevista que consta em nossa proposta empírica, e cuja aprovação pelo CEP/UFPE é necessária por envolver seres-humanos – e Comprovantes de Submissão de Artigos em Periódicos QUALIS/ CAPES A. Junto a isso, presentase último artigo submetido - Sociabilidade Urbana e Autopoiese, ampla sociabilidade para a sustentabilidade -, que encontra-se em análise pelo periódico escolhido. A presença desse artigo volta-se a uma apresentação menos formal das indagações e temáticas aqui envolvidas, alimentadas lá por experiências do autor, e que, além da teoria, também contribuíram para se suspeitar da Sociabilidade Urbana como fator de Desenvolvimento Sustentável. É esta a nossa suspeita central.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUCIANA TEIXEIRA DE ANDRADE
Interna - 1131263 - CIRCE MARIA GAMA MONTEIRO
Externo à Instituição - CIRO JOSE JARDIM DE FIGUEIREDO - UFERSA
Interna - ***.806.434-** - KAINARA LIRA DOS ANJOS - UFCG
Presidente - 297806 - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 13:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08