EDUCAÇÃO BILÍNGUE E TRANSLINGUAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Translinguagem, Decolonialidade, Educação Superior, Educação
Multi/Bilíngue.
Esta tese, inserida na área de Linguística Aplicada, notadamente a Indisciplinar
(MOITA LOPES, 2006), objetiva analisar a funcionalidade discursiva da translinguagem
no contexto de alunos universitários estudando português como língua estrangeira no
programa Portuguese Flagship Program da Universidade da Geórgia (UGA/EUA). Para
construir a base teórica desta pesquisa, iniciamos conceituando a translinguagem e
traçando suas relações com áreas de importantes conexões, como os estudos Decoloniais
e a Educação. Para tal, colocamos em diálogo os pensamentos de García (2011),
Canagarajah (2013), Mignolo (2018), Walsh (2018), Quijano (2007), entre outros. O
corpus da pesquisa foi coletado durante o programa de Doutorado Sanduíche
PDSE/CAPES da autora, através de uma metodologia crítico-colaborativa (NININ e
MAGALHÃES, 2017), e se concentrou na observação de 13 aulas, que variaram entre 3
e 10 alunos por sessão, durante os meses de Outubro/2021 a Março/2022. A análise dos
dados aponta que a translinguagem apresenta-se como um relevante recurso pedagógico,
exercendo um importante papel em áreas complexas e interdependentes da vida do aluno,
quais sejam: áreas social, acadêmica, linguística e pessoal.