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Dissertações |
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EDSON JOSE RODRIGUES JUNIOR
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ENTRE O GÓTICO E O FANTÁSTICO: Vertentes do insólito em Álvares de Azevedo e Bernardo Guimarães
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Orientador : BRENDA CARLOS DE ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE DE SENA WANDERLEY
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BRENDA CARLOS DE ANDRADE
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CRISTHIANO MOTTA AGUIAR
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NAIARA SALES ARAUJO SANTOS
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Data: 10/02/2022
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Diversos teóricos e pesquisadores dos séculos XX e XXI concordam que, conquanto a produção de literatura insólita no Brasil foi mais prolífica e diversificada do que nosso cânone literário é capaz de abarcar, sua recepção crítica foi exígua e uma considerável quantidade de obras caiu no ostracismo com o passar do tempo, como A ilha maldita, de Bernardo Guimarães. Especificamente no tocante ao século XIX, ainda que Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, tenha sido o único exemplar a se estabelecer no cânone literário, diversas vertentes insólitas foram elaboradas a partir de distintas referências estéticas estrangeiras, sobretudo do romance gótico inglês e literatura fantástica em franca difusão pela Europa. A partir desse contexto de influxos e reverberações, o presente trabalho pretende traçar uma comparação entre as construções narrativas em Noite na taverna e em A ilha maldita, analisando, para tanto, como as influências e os aspectos narrativos de ambas as obras se diferem e se assemelham e de que forma se articulam para desvelar suas inscrições a duas vertentes distintas da literatura insólita oitocentista: nesta, o fantástico; naquela, o gótico.
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Several 20th and 21st century theorists and researchers agree that, while the production of Uncanny Literature in Brazil was more prolific and diversified than our literary canon is capable of covering, its critical reception was scarce and a considerable amount of works fell into ostracism with time, like A ilha maldita, by Bernardo Guimarães. Regarding the 19th century, although Noite na taverna, by Álvares de Azevedo, was the only novel that did establish itself in the literary canon, several uncanny literary works were produced based on different foreign aesthetic references, especially the English Gothic Novel and the all-new Fantastic Literature in wide spread throughout Europe. Starting from this context of influences and reverberations, this research intends to draw a comparison between the narrative constructions in Noite na taverna and A ilha maldita, analyzing, therefore, how its influences and the narrative aspects of both works differ and how they are articulated to unveil their inscriptions to two distinct strands of the nineteenth-century Uncanny Literature: in this one, the Fantastic; in that one, the Gothic.
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JOSE ROBERTO DE LUNA FILHO
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É pena que as folhas caiam tão depressa: uma leitura de S. Bernardo, de Graciliano Ramos, pela melancolia.
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Orientador : EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
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CAROLINA DUARTE DAMASCENO FERREIRA
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Data: 21/02/2022
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Objetivamos, ao identificar questões subjetivo-existenciais que marcam profundamente o relato do fazendeiro Paulo Honório, analisar como a melancolia é vertida em dispositivo literário na composição do romance S. Bernardo (1934), através das lentes da teoria psicanalítica, sobretudo com base nos textos de Freud (2011) e Julia Kristeva (1987) acerca do problema existencial melancólico. Argumentamos, para provar nossa hipótese, que há na narrativa um jogo autoral: existe o escritor Graciliano Ramos, que assina o livro do mundo "real", existe o escritor Paulo Honório, personagem de Graciliano Ramos, e existe o Paulo Honório que de fato viveu as reminiscências registradas. Dessa maneira, estabelece-se uma questão ficcional incontornável na escrita da peça, uma vez que a memória e os afetos não se podem separar da tessitura dos acontecimentos dessa vida agreste. Além disso, tentamos demonstrar que o próprio Paulo Honório é um sujeito muito mais complexo do que a crítica tem reconhecido, haja vista que além de não agir sempre com vistas ao lucro, também desconhece seus próprios desejos, sempre tão fugidios, pois de outra maneira não padeceria tanto pela morte de sua esposa, Madalena, que não pode ser vista como mero objeto de sentimentos reificadores. Concluímos que há no segundo romance do notável escritor alagoano uma estética particularmente moderna (sem ser modernista), que permite redimensionar o conceito de regionalismo aplicado à obra do velho Graça: trata-se de uma obra universal por ser muito particular, e muito particular por ser universal.
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In this work, I analyze existential problems that provide a singular view to the written memories of Paulo Honório. I argue, based on reflections made by Freud (2011) and Kristeva about the fundamental void that constitutes modern subject, that melancholy is a literary device which gives a form and a shape to the narrative of S. Bernardo. To prove my hypothesis, I describe a fictional game that is basilar to the book created by the existence of three different “people” implicated in its construction: 1) Graciliano Ramos, empirical author, who signs the cover; 2) Paulo Honório, the fictional memorialist; 3) the other Paulo Honório, the one who truly lived the moments recreated by the memorialist. That device allows the lector to put under suspect the discourse presented on the book and to agree or disagree with the conclusions of the narrator. Because of that, I affirm that it is impossible to avoid the subjective elements contained in the novel; and that impossibility it is a cosmopolite feature of Graciliano Ramos’ fiction. Still in this perspective, I see motivation to consider Paulo Honório a very more complex character than most critics do. And I also reconsider the relation between the farmer and his wife, Madalena: he is not only moved by financial interests, but by complex human feelings (which he also cannot fully understand). I conclude that it is not possible to restrict the meanings of S. Bernardo to social, collective, regional or national problems.
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JOSE EDSON DA SILVA
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A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CRÍTICO-VISUAL EM ATIVIDADES DE LEITURA PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL
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Orientador : JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
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JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
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TANIA MARIA DIOGO DO NASCIMENTO
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Data: 23/02/2022
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Este trabalho tem como propósito analisar se as atividades de leitura que acompanham textos visuais ou verbo-visuais presentes nas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2018 para o ensino de espanhol: Confluencia e Sentidos en Lengua Española, criam oportunidades para o desenvolvimento do letramento crítico e visual. Diante do imperativo das novas tecnologias, da evolução dos métodos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e das necessidades socioculturais de produção e compreensão de sentido, tanto a elaboração quanto a produção de materiais didáticos proporcionaram transformações em seus projetos gráficos, tornando-os cada vez mais multimodais e exigindo uma exploração da língua(gem) em suas duas diferentes manifestações. Nesta perspectiva, é necessário que se repense, (re)construa e estimule (novos) olhares acerca do consumo de determinada manifestação textual, considerando tanto o verbal quanto o não-verbal, já que, mais que uma função associativa e complementar, os elementos não-verbais constroem sentidos e estão presentes no cotidiano, quer seja numa interlocução mediada por um livro didático ou não. As aulas de língua espanhola não devem ficar à margem desta realidade, o ensino/aprendizagem de um idioma perpassam vários fatores de ordem cognitivo, linguístico e sociocultural e não só gramaticais. Para tanto, o constructo teórico é baseado principalmente nos Estudos sobre os Letramento(s), Multimodalidade, Leitura e na Gramática do Design Visual. A metodologia empregada foi qualitativa, de cunho de cunho bibliográfico, documental, descritivo e interventista, tendo em vista que, trata-se de um estudo que busca descrever e interpretar o fenômeno observado em documentos não manipulados para propor uma intervenção. O corpus para análise compreendeu atividades de leitura presentes em quatro capítulos, dois de cada uma das coleções analisadas, cujos temas principais são Saúde e Língua. Tal análise foi guiada por duas etapas: (i) coleta e compilação das atividades e (ii) análise das estratégias textual-discursivas usadas para promover o letramento crítico-visual. Os resultados das análises desvelam que os livros didáticos desenvolvem significativamente o letramento crítico-visual, entretanto, é necessário que práticas pedagógicas complementem o trabalho de ambas.
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Este trabalho tem como propósito analisar se as atividades de leitura que acompanham textos visuais ou verbo-visuais presentes nas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2018 para o ensino de espanhol: Confluencia e Sentidos en Lengua Española, criam oportunidades para o desenvolvimento do letramento crítico e visual. Diante do imperativo das novas tecnologias, da evolução dos métodos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e das necessidades socioculturais de produção e compreensão de sentido, tanto a elaboração quanto a produção de materiais didáticos proporcionaram transformações em seus projetos gráficos, tornando-os cada vez mais multimodais e exigindo uma exploração da língua(gem) em suas duas diferentes manifestações. Nesta perspectiva, é necessário que se repense, (re)construa e estimule (novos) olhares acerca do consumo de determinada manifestação textual, considerando tanto o verbal quanto o não-verbal, já que, mais que uma função associativa e complementar, os elementos não-verbais constroem sentidos e estão presentes no cotidiano, quer seja numa interlocução mediada por um livro didático ou não. As aulas de língua espanhola não devem ficar à margem desta realidade, o ensino/aprendizagem de um idioma perpassam vários fatores de ordem cognitivo, linguístico e sociocultural e não só gramaticais. Para tanto, o constructo teórico é baseado principalmente nos Estudos sobre os Letramento(s), Multimodalidade, Leitura e na Gramática do Design Visual. A metodologia empregada foi qualitativa, de cunho de cunho bibliográfico, documental, descritivo e interventista, tendo em vista que, trata-se de um estudo que busca descrever e interpretar o fenômeno observado em documentos não manipulados para propor uma intervenção. O corpus para análise compreendeu atividades de leitura presentes em quatro capítulos, dois de cada uma das coleções analisadas, cujos temas principais são Saúde e Língua. Tal análise foi guiada por duas etapas: (i) coleta e compilação das atividades e (ii) análise das estratégias textual-discursivas usadas para promover o letramento crítico-visual. Os resultados das análises desvelam que os livros didáticos desenvolvem significativamente o letramento crítico-visual, entretanto, é necessário que práticas pedagógicas complementem o trabalho de ambas.
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DIEGO LAURENTINO DE CARVALHO
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Referências intermidiáticas na poesia de Sebastião Uchoa Leite
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Orientador : ERMELINDA MARIA ARAUJO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ERMELINDA MARIA ARAUJO FERREIRA
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FABIO CAVALCANTE DE ANDRADE
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RAFAELA ROGERIO CRUZ
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Data: 23/02/2022
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Entre as características mais comuns da poética de Sebastião Uchoa Leite está o diálogo estabelecido com outras mídias. Referências a personagens de filmes e histórias em quadrinhos, assim como a pintores e compositores, povoam os seus poemas. Ao mesmo tempo, técnicas e métodos característicos do cinema e do jornal são mimetizados pelo poeta, que introduz em seus escritos processos de corte e montagem, além da forma de escrita típica das redações. O objeto de estudo deste trabalho é essa prática referencial intermidiática, seus efeitos e circunstâncias. Partindo de noções de código e intertextualidade encontradas sobretudo nos escritos de Julia Kristeva e Roland Barthes, e nas ideias sobre intermidialidade de Irina Rajewsky e Peter Wagner, analisamos os efeitos que as referências a outras linguagens produzem nos poemas. Sempre comparando os resultados com comentários e pareceres da crítica e de estudos acadêmicos, relacionamos a intermidialidade na obra do poeta com os traços de autoconsciência e metatextualidade, por onde surgem reflexões tanto sobre a própria poesia quanto sobre as mídias referenciadas. Um ponto importante é o modo como o próprio processo de interpretação e as expectativas em relação aos códigos midiáticos parecem ser sugeridos pelo poeta. Também especulamos sobre os motivos de um poeta contemporâneo brasileiro optar por linguagens além da poesia para desenvolver sua dicção própria, como a consideração sobre seu lugar no mundo e na tradição poética.
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Among the most common characteristics of Sebastião Uchoa Leite's poetics is the dialogue established with other media. References to characters from movies and comic strips, as well as to painters and composers, populate his poems. At the same time, techniques and methods characteristic of cinema and newspapers are mimicked by the poet, who introduces cutting and editing processes in his writings, in addition to the typical form of writing used in newsrooms. The object of study of this work is this intermedia referential practice, its effects, and circumstances. Starting from notions of code and intertextuality found mainly in the writings of Julia Kristeva and Roland Barthes, and the ideas about intermediality of Irina Rajewsky and Peter Wagner, we analyze the effects that references to other languages have in poems. Always comparing the results with comments and opinions from critics and academic studies, we relate the intermediality in the poet's work with the traces of self-awareness and metatextuality, from which reflections arise both about poetry itself and the referenced media. An important point is how the interpretation process itself and expectations regarding media codes seem to be suggested by the poet. We also speculate on the reasons why a contemporary Brazilian poet chooses languages beyond poetry to develop his diction, such as the consideration of his place in the world and the poetic tradition.
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YASMIN MARIA MACEDO TORRES GALINDO
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Literatura Clariceana, Tradução e Filosofia: o ser feminino, o corpo e a morte em “Água Viva” (1973)
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Orientador : YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
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MEMBROS DA BANCA :
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YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
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OUSSAMA NAOUAR
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LUCIANA ELEONORA DE FREITAS CALADO DEPLAGNE
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Data: 23/02/2022
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Esta pesquisa traz uma investigação acerca do ser para a morte feminino, na obra Água Viva (1973), de Clarice Lispector e as reverberações de suas traduções em língua inglesa, The Stream of Life (1989)e Água Viva (2012). Assim, investigaremos como os debates sobre o gênero feminino e sua ligação com a morte são construídos na referida obra, a fim de evocar uma discussão literário-filosófica da constituição do sujeito feminino na narrativa. E, ainda, como os agentes de tradução, que se preocuparam nos séculos XX e XXI com a popularização da obra de Clarice Lispector, manipulam seu texto a fim de evocar dele suas próprias vontades de verdade. De tal maneira, para compreender a constituição ontológica do ser e como a mulher merece maior atenção por estar à margem dos debates filosóficos ao longo dos séculos, trabalhamos com a filosofia existencialista de Martin Heidegger (2005 e 2018), a filosofia pós-estruturalista de Gilles Deleuze (2011) e Félix Guattari (1995) e Jacques Derrida (2006 e 2013), e o pensamento sobre as noções de “mal” do filósofo George Bataille (2016 e 2017). Os Estudos da Tradução e Recepção estão representados no aporte teórico deste trabalho por Hans Robert Jauss (1979), Maria Tymoczko (2000 e 2013) e Mona Baker (2018). Para tratar da escrita de Clarice Lispector, que compactua em sua própria tessitura com a formação do sujeito feminino para a morte, trazemos para o escopo teórico Maria Lúcia Homem (2011), Yudith Rosenbaum (2006) e Marília Librandi (2015). A Teoria Feminista está representada neste trabalho pela presença de Silvia Feredici (2017). As conclusões apontam que a escrita clariceana, no que tangem as problemáticas deste trabalho, demonstra dois movimentos importantes: quanto aos aspectos de tradução, conclui-se que o texto-fonte evoca a permanência de seus efeitos de recepção, mesmo crivado pelo poder dos agentes tradutórios; e, referente à discussão do ser da mulher, asseverou-se que este “não-lugar” é crivado pela simbologia da morte, catalisando para a presença feminina imanente transgressão, uma vez que a experiência de sua socialização é diferente da dos homens, já que experimentou simbólicas perseguições por sua diferença do conluio patriarcal. Assim, a morte e seus símbolos atuam na experiência interior feminina como pressuposto também de quebra e de liberdade.
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This research brings an investigation about the woman-being towards death, in Água Viva (1973), by Clarice Lispector and the reverberations of its translations into English, The Stream of Life (1989) and Água Viva (2012). Thus, we investigated how debates about the female gender and its connection with death are constructed in that work, in order to evoke a literary-philosophical discussion of the constitution of the female subject in the narrative. Furthermore, we aimed to study how translation agents, who were concerned in the 20th and 21st centuries with the popularization of Clarice Lispector's legacy, manipulated her texts in order to evoke from it their own desires for truth. In such a way, to understand the ontological constitution of being and how women deserve greater attention for being on the sidelines of philosophical debates over the centuries, we worked with the existentialist philosophy of Martin Heidegger (2005 and 2018), the post-structuralist philosophy of Martin Heidegger (2005 and 2018), Gilles Deleuze (2011) and Félix Guattari (1995) and Jacques Derrida (2006 and 2013), and the thought about the notions of “evil” by the philosopher George Bataille (2016 and 2017). The Translation and the Reception Studies are represented in the theoretical contribution of this work by Hans Robert Jauss (1979), Maria Tymoczko (2000 and 2013) and Mona Baker (2018). To deal with Clarice Lispector's writing, which concurs in her own texture with the formation of the female subject towards death, we also brought to the theoretical scope Maria Lúcia Homem (2011), Yudith Rosenbaum (2006) and Marília Librandi (2015). The Feminist Theory is represented in this work by the presence of Silvia Feredici (2017). The conclusions pointed out that Clarice's writing, regarding the analysis presented, demonstrates two important movements. The first, regarding the aspects of translation, reveals that the source text evokes the permanence of its reception effects, even when riddled by the power of the translation agents. Then, referring to the discussion of the woman-being, it was asserted that this "non-place" is riddled by the symbology of death, catalyzing transgression for the immanent female presence, since the experience of her socialization is different from that of men because women experienced symbolic persecution due to the patriarchal collusion. Thus, death and its symbols act in the female inner experience as a presupposition of breakage and freedom.
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RICARDO TAVARES MARTINS
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OS MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: compreensão e práticas sobre a escrita-leitura numa perspectiva discursiva
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Orientador : FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
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JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
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MARCO ANTONIO MARGARIDO COSTA
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Data: 24/02/2022
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Desde 1996, o Grupo de Nova Londres (GNL) vem chamando a atenção para o desenvolvimento de uma sociedade plural não só linguística como também culturalmente que se comunica cada vez mais por multiletramentos, ou seja, por textos multifacetados que envolvem diversas semioses e circulam ampla e rapidamente em ambientes cada vez mais digitais. No manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (1996), o GNL propõe pensar essas questões mencionadas direcionando-as à escola na defesa de uma Pedagogia dos Multiletramentos. No Brasil, os multiletramentos integram propostas em documentos oficiais, como, por exemplo, a BNCC, que por sua vez influenciam/orientam as práticas escolares no país e também a produção de livros didáticos (LD). Ao olharmos para a questão dos multiletramentos, nosso interesse principal foi, então, analisar pelo viés discursivo as atividades de escrita-leitura que, no livro didático de língua inglesa, estão calcadas em propostas de multiletramentos. Interessou-nos analisar o discurso materializado nas atividades mais representativas da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Essa análise implicou também determinar as condições de produção (CP) da escrita-leitura multiletrada no livro didático de língua inglesa que, por sua vez, envolve a relação entre o universo tecnológico/digital, a necessidade de multiletramentos e os sujeitos envolvidos nesse processo. Usamos o dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso (AD) materialista (PÊCHEUX, [1975] 2014, [1969] 2019; ORLANDI, [1996] 2007, [1983] 1987, [1999] 2020, [1988] 2012) para tratamento do corpus que foi constituído de 10 atividades de escrita-leitura extraídas dos três volumes da coleção Alive High que consideramos como as mais representativas no que concerne à adesão ao proposto pela Pedagogia dos Multiletramentos no LD, ou seja, um grupo de atividades que trabalham com a escrita-leitura na produção de sentidos em textos multifacetados compostos de diversas semioses em ambientes cada vez mais digitais. A referida coleção foi escolhida, dentre outras disponíveis, considerando-se os seguintes critérios: a) é a única que trabalha com a abordagem complexa de aprendizagem de línguas (BORGES & PAIVA, 2011), segundo a qual se entende a língua como objeto ao mesmo tempo individual e social imbricado numa complexidade cognitiva e sócio-histórica-política-cultural; b) apresenta uma tiragem significativa de exemplares (quase 04 milhões) desde que começou a figurar como opção de escolha no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) alcançando um público significativo de alunos, professores e escolas; c) é terceira obra de língua inglesa mais escolhida desde 2015, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, 2021), sem nunca ter saído do catálogo desde então, o que demonstra boa adesão por parte de professores/escolas. A hipótese inicial era a de que as CP das atividades de escrita-leitura que envolvem os multiletramentos no LD escolhido são atravessadas pelos discursos do Manifesto evidenciados em pré-construídos e movimentos parafrásticos de construção de sentidos através da materialização do discurso pedagógico nas atividades do corpus.
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Since 1996, the New London Group (NLG) has been calling attention to the development of a plural society not only linguistically but also culturally that communicates more and more through multiliteracies, that is, through multifaceted texts that involve various semiosis and circulate widely and quickly in increasingly digital environments. In the manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (1996), the NLG proposes to think about these issues mentioned directing them to school in defense of a Pedagogy of Multiliteracies. In Brazil, multiliteracies are part of proposals in official documents such as, for example, the BNCC, which in turn influence/guide school practices in the country and the production of textbooks. By looking at the matter of multiliteracies, our main interest was, therefore, to analyze, from a discursive perspective, the writing and reading activities that, in the English language textbook, are based on proposals for multiliteracies. We were interested in analyzing the discourse materialized in the most representative activities of the proposal of the Pedagogy of Multiliterations (THE NEW LONDON GROUP, 1996). This analysis also implied determining the conditions for the production of multiliteracies writing-reading in the English language textbook, which, in turn, involves the relationship between the technological/digital universe, the need for multiliteracies and the subjects involved in this process. We use the theoretical-analytical device of materialist Discourse Analysis (PÊCHEUX, [1975] 2014, [1969] 2019; ORLANDI, [1996] 2007, [1983] 1987, [1999] 2020, [1988] 2012) to treat the corpus which was consisted of 10 writing-reading activities extracted from the three volumes of the Alive High collection which we consider them to be the most representative concerning the adhesion to the proposed by the Pedagogy of Multiliteracies in the textbook, that is, a group of activities that work with writing-reading in the production of meanings in multifaceted texts composed of different semiosis in increasingly digital environments. The aforementioned collection was chosen, among others available, based on the following criteria: a) it is the only one that works with the complex approach to language learning (BORGES & PAIVA, 2011) which understands language as an object at the same time individual and social imbricated in a cognitive and social-historic-political-cultural complexity; b) presents a significant circulation of copies (almost 04 million copies) since it started to appear as an option of choice in a National Textbook Program in Brazil, reaching a significant audience of students, teachers and schools; c) third most chosen English-language textbook since 2015, according to data from the National Education Development Fund (2021), which has never been out of the catalog since then, which demonstrates good adherence by teachers/schools. The initial hypothesis was that the conditions of productions of writing-reading activities involving multiliteracies in the chosen textbook are run through by discourses presented in the Manifesto evidenced on pre-constructed and paraphrastic movements of construction of meanings through materialization of the pedagogical discourse in the activities of the corpus.
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BRENDA LARISSA DE OLIVEIRA XAVIER BERTULINO
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HERESIA DA PRIMEIRA À ÚLTIMA NIVOLA
Uma releitura do Modernismo Ocidental de Miguel de Unamuno através de Niebla e San Manuel Bueno, mártir.
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Orientador : JUAN PABLO MARTIN RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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JUAN PABLO MARTIN RODRIGUES
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Cristina Bongestab
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Data: 10/03/2022
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Miguel de Unamuno é um dos intelectuais espanhóis mais relevantes do século XX, atuando em distintas áreas, ele refletia o espírito de seu tempo e uma consciência irreverente voltada ao escrutínio das ideias. Recebeu uma pluralidade de classificações historiográficas que, por vezes, não correspondem ao conjunto de sua obra. Uma destas é a posição do autor e de seus romances no Modernismo. Parte de seus textos que contém importantes inovações na estética do Modernismo, não são considerados com pertencentes a tal clase, ou são tidos como textos menores. Sabendo que se desenvolveram distintas estéticas modernistas, inclusive na Espanha, o escopo desta investigação analizará o Modernismo Ocidental, a fim de reavaliar o posicionamento de Unamuno sobre e o no movimento. Para tanto, se verificará como ele aplicou estratégias modernistas em seus romances mais relevantes, e dentre estes foram escolhidos Niebla (1914) e San Manuel Bueno, mártir (1933). Pois eles comporiam um eixo de unidade entre outras obras suas do século XX, que compartilhariam de uma perspectiva ampla de Modernismo ocidental, além de serem marcos vanguardistas na narrativa espanhola. Em um primeiro momento, averiguaremos alguns dos destaques biográficos e bibliográficos de Unamuno que corroborem para a defesa de uma perspectiva modernista do autor. Posteriormente seguindo os conceitos mais abrangentes de Peter Gay (2009) e Linda Hutcheon (1991) sobre Modernismo, apresentaremos uma análise dos distintos Modernismos, a fim de verificar como Unamuno se posicionou em relação a cada um, e com qual destes seus romances mais compartilhariam semelhanças. Por fim, se desenvolverá uma análise mais detalhada do romance de 1914 e 1933 para averiguar como Unamuno desenvolve as estratégias e princípios modernistas em cada uma delas, e como a coorelação entre ambas propõem o desenvolvimento de uma estética modernista particular por Unamuno. Assim, este trabalho contribuiría com os estudos de crítica e recepção da literatura espanhola, assim como um retorno dos estudos sobre a forma e a estética na área dos estudos culturais.
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Miguel de Unamuno é um dos intelectuais espanhóis mais relevantes do século XX, atuando em distintas áreas, ele refletia o espírito de seu tempo e uma consciência irreverente voltada ao escrutínio das ideias. Recebeu uma pluralidade de classificações historiográficas que, por vezes, não correspondem ao conjunto de sua obra. Uma destas é a posição do autor e de seus romances no Modernismo. Parte de seus textos que contém importantes inovações na estética do Modernismo, não são considerados com pertencentes a tal clase, ou são tidos como textos menores. Sabendo que se desenvolveram distintas estéticas modernistas, inclusive na Espanha, o escopo desta investigação analizará o Modernismo Ocidental, a fim de reavaliar o posicionamento de Unamuno sobre e o no movimento. Para tanto, se verificará como ele aplicou estratégias modernistas em seus romances mais relevantes, e dentre estes foram escolhidos Niebla (1914) e San Manuel Bueno, mártir (1933). Pois eles comporiam um eixo de unidade entre outras obras suas do século XX, que compartilhariam de uma perspectiva ampla de Modernismo ocidental, além de serem marcos vanguardistas na narrativa espanhola. Em um primeiro momento, averiguaremos alguns dos destaques biográficos e bibliográficos de Unamuno que corroborem para a defesa de uma perspectiva modernista do autor. Posteriormente seguindo os conceitos mais abrangentes de Peter Gay (2009) e Linda Hutcheon (1991) sobre Modernismo, apresentaremos uma análise dos distintos Modernismos, a fim de verificar como Unamuno se posicionou em relação a cada um, e com qual destes seus romances mais compartilhariam semelhanças. Por fim, se desenvolverá uma análise mais detalhada do romance de 1914 e 1933 para averiguar como Unamuno desenvolve as estratégias e princípios modernistas em cada uma delas, e como a coorelação entre ambas propõem o desenvolvimento de uma estética modernista particular por Unamuno. Assim, este trabalho contribuiría com os estudos de crítica e recepção da literatura espanhola, assim como um retorno dos estudos sobre a forma e a estética na área dos estudos culturais.
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JAKELINE PRAZERES DE ASSIS
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Carola Saavedra romancista-ensaísta: o esgarçamento do romance e a reflexão do literário
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Orientador : EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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FABIO CAVALCANTE DE ANDRADE
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CRISTHIANO MOTTA AGUIAR
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Data: 10/03/2022
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Como definir um romance que se propõe, nas suas camadas, refletir o próprio processo de criação literária? Como definir um ensaio que ficcionaliza para apresentar um ponto de vista? Até que ponto o romance é ensaísta ou até que ponto o ensaio é ficcional? O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva ensaística dos quatro primeiros romances da escritora Carola Saavedra e pensar, a partir disso, as possibilidades do literário, do romance e do ensaio dentro de um quadro sincrônico, em que as obras são reflexo do próprio contexto histórico em que são publicadas - a ensaificação de tudo -, mas também dentro de uma visão diacrônica, em que as obras são inseridas em uma tradição experimental cervantina. Aqui comprovamos a hipótese de que as obras de Carola Saavedra são ensaístas por natureza e se lançam ao desconhecido futuro como atemporais.
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Mostrar Abstract
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How to define a novel that proposes, in its layers, to reflect the very process of literary creation? How to define an essay that fictionalizes to present a point of view? To what extent is the novel essayistic or to what extent is the essay fictional? This dissertation aims to analyze the essayistic perspective of the first four novels by the writer Carola Saavedra and to think, from that, the possibilities of the literary, the novel and the essay within a synchronic framework, in which novel is a reflection of the historical context in which they are published - the ensaification of everything -, but also within a diachronic vision, in which the novels are inserted in an experimental Cervantine tradition. Here we prove the hypothesis that Carola Saavedra's novels are essayists by nature and launch themselves into the unknown future as timeless.
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SUZANNA DE ALMEIDA MELO DA SILVA
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O GÊNERO TEXTUAL PLANO DE AULA: Uma proposta didática para uma formação docente transformadora em Letras
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Orientador : JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
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CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
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TANIA MARIA DIOGO DO NASCIMENTO
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Data: 10/03/2022
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O plano de aula sendo gênero textual instrumento do trabalho docente ensinado ainda na formação de professores é indispensável para que os docentes, iniciantes ou não, na área de letras enquanto estudiosos da linguagem, alcancem um elaboração significativa e em conformidade aos programas de ensino do setor educacional considerando a realidade de cada sala de aula. Além disso, o professor como um agente ativo, constantemente, possui uma função social indispensável para produzir transformação. Por isso, aponta-se a importância do desenvolvimento de planos de aula que ensinem conteúdo escolar, mas não abandonem as necessidades sociais individuais dos alunos. O plano de aula, portanto, assume um papel para além de um instrumento do trabalho docente, mas funciona também como gênero textual para construção de uma educação que visa práticas sociais significativas e contextualizadas. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo apresenta-se em analisar a estrutura do plano de aula enquanto gênero textual do trabalho docente em formação ou não visando entendê-lo como espaço significativo para uma produção em torno das possibilidades de letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2009), tendo por compromisso responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como o plano de aula como gênero textual da esfera do trabalho docente pode contribuir de forma significativa na formação de professores de línguas? Para alcançar os objetivos, analisamos dois planos de aula do site Nova Escola que trabalham com o gênero textual poema. Ao longo das discussões construídas na dissertação, entendemos a necessidade de acrescentar à estrutura do gênero textual plano de aula os procedimentos de Sequência Didática propostos por Schneuwly e Dolz (2004), assim selecionamos as orientações do Caderno Docente que versam a preparação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa disponibilizado no site Escrevendo o Futuro. A presente pesquisa pode ser entendida por uma perspectiva qualitativa de caráter bibliográfico, já que buscamos focar nos conteúdos analisados e não na quantidade de gêneros para o entendimento. Os resultados nos fizeram entender que os gêneros textuais planos de aula são melhores abordados por uma perspectiva do letramento e multiletramento, além de assumirem uma completude no ensino de línguas quando ampliados pelas Sequências Didáticas.
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O plano de aula sendo gênero textual instrumento do trabalho docente ensinado ainda na formação de professores é indispensável para que os docentes, iniciantes ou não, na área de letras enquanto estudiosos da linguagem, alcancem um elaboração significativa e em conformidade aos programas de ensino do setor educacional considerando a realidade de cada sala de aula. Além disso, o professor como um agente ativo, constantemente, possui uma função social indispensável para produzir transformação. Por isso, aponta-se a importância do desenvolvimento de planos de aula que ensinem conteúdo escolar, mas não abandonem as necessidades sociais individuais dos alunos. O plano de aula, portanto, assume um papel para além de um instrumento do trabalho docente, mas funciona também como gênero textual para construção de uma educação que visa práticas sociais significativas e contextualizadas. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo apresenta-se em analisar a estrutura do plano de aula enquanto gênero textual do trabalho docente em formação ou não visando entendê-lo como espaço significativo para uma produção em torno das possibilidades de letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2009), tendo por compromisso responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como o plano de aula como gênero textual da esfera do trabalho docente pode contribuir de forma significativa na formação de professores de línguas? Para alcançar os objetivos, analisamos dois planos de aula do site Nova Escola que trabalham com o gênero textual poema. Ao longo das discussões construídas na dissertação, entendemos a necessidade de acrescentar à estrutura do gênero textual plano de aula os procedimentos de Sequência Didática propostos por Schneuwly e Dolz (2004), assim selecionamos as orientações do Caderno Docente que versam a preparação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa disponibilizado no site Escrevendo o Futuro. A presente pesquisa pode ser entendida por uma perspectiva qualitativa de caráter bibliográfico, já que buscamos focar nos conteúdos analisados e não na quantidade de gêneros para o entendimento. Os resultados nos fizeram entender que os gêneros textuais planos de aula são melhores abordados por uma perspectiva do letramento e multiletramento, além de assumirem uma completude no ensino de línguas quando ampliados pelas Sequências Didáticas.
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FÁBIO JOSÉ DE ABREU MOURA
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OS EFEITOS DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO NÍVEL SILÁBICO EM AULAS REMOTAS DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO
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Orientador : SIANE GOIS CAVALCANTI RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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SIANE GOIS CAVALCANTI RODRIGUES
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VICENTE MASIP VICIANO
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EWERTON AVILA DOS ANJOS LUNA
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Data: 11/05/2022
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A presente pesquisa busca analisar a eficiência do ensino explícito dos padrões sonoros da língua inglesa viabilizada unicamente por meio virtual, no ensino remoto. Em específico, no que concerne o desenvolvimento do nível silábico de consciência fonológica na redução do fenômeno da paragoge realizada como estratégia de adaptação silábica pelos falantes de português brasileiro. Através dos dados recolhidos, perscrutamos as eventuais dificuldades dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola do interior de Pernambuco, submetidos às metodologias de ensino remoto emergencial, durante o processo de ensino/aprendizagem dos padrões silábicos da língua inglesa desenvolvido para este trabalho. Descrevemos ainda quais fatores possivelmente influenciam no sucesso, ou insucesso, das aulas de pronúncia em contexto remoto. Para isso, tomamos como apoio teórico os trabalhos de Alves (2012) e Aquino (2009) para tratar da teoria da consciência fonológica do PB e de língua adicional; os trabalhos de Fragozo (2017), Eckman (2008) e Blank e Zimmer (2009) para discutir os fenômenos da transferência fonológica e da marcação; Cristófaro-Silva (2015), Câmara Jr. (1992), Masip (2014), Seara, Nunes e Volcão (2011) e Yavas (2011) para descrever o inventário fonológico das línguas de interesse desta pesquisa (o português brasileiro e o inglês americano) e também para o detalhamento de seus padrões estruturais silábicos; por fim, para tecer sobre o significado e desafios do ensino Remoto, pautamo-nos em Rodrigues (2020), Coscarelli, 2020), Junqueira (2020) e Rojo (2020). A coleta de dados foi realizada através de dois questionários e dois testes de pronúncia. O primeiro questionário recolheu informações pessoais dos voluntários da pesquisa. O primeiro teste de pronúncia, testou o conhecimento dos padrões silábicos da LI dos participantes através da oralização de vinte e seis sentenças, que foram devidamente gravadas e observadas no software PRAAT. O pós-teste investigou a aprendizagem dos padrões silábicos da LI dos voluntários após um programa de intervenção aplicado nos encontros online do professor pesquisador. Os participantes oralizaram novamente as vinte e seis sentenças após a intervenção. Já o segundo questionário visou a coleta de informações acerca da metodologia do programa de intervenção aplicado, sendo importante a sugestão e reflexão de adequações da modalidade de ensino remota para o ensino de pronúncia de LI. No que tange a análise dos dados, os procedimentos realizados foram de ordem comparativa, com o confrontamento dos testes orais em formato de espectrograma e interpretativa, através da apreciação das respostas dos questionários. Os resultados demonstram que o ensino remoto pode ser eficiente a depender da metodologia aplicada. Fatores que instiguem e estimulem os aprendizes são essenciais para o sucesso do estudo remoto.
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The present research aims to analyze the efficiency of the explicit teaching of the sound patterns of the English language made possible only by virtual gatherings, in remote teaching. Specifically, regarding the development of the syllabic level of phonological awareness in the reduction of the paragoge phenomenon performed as a syllabic adaptation strategy by Brazilian Portuguese (BP) speakers. Through the collected data, we scrutinized the possible difficulties of some eighth-grade students of the elementary level in a school in a small town in Pernambuco (state of Brazil), submitted to emergency remote teaching methodologies, during the teaching/learning process of syllabic patterns of the English language (EL) developed for this job. We also describe which factors possibly influence the success, or failure, of pronunciation classes in a remote context. For this, we took as theoretical support the works of Alves (2012) and Aquino (2009) to deal with the theory of phonological awareness of BP and additional language; the works of Fragozo (2017), Eckman (2008) and Blank and Zimmer (2009) to discuss the phenomena of phonological transfer and marking; Cristófaro-Silva (2015), Câmara Jr. (1992), Masip (2014), Seara, Nunes and Volcão (2011) and Yavas (2011) to describe the phonological inventory of the languages of interest to this research (Brazilian Portuguese and American English) and also for the detailing of its syllabic structural patterns; finally, to weave about the meaning and challenges of Remote teaching, we are guided by Rodrigues (2020), Coscarelli, (2020), Junqueira (2020) and Rojo (2020). Data collection was carried out through two questionnaires and two pronunciation tests. The first questionnaire collected personal information from the research volunteers. The first pronunciation test tested the participants' knowledge of the syllabic patterns of the EL through the oralization of ten different sentences, which were duly recorded and observed in the PRAAT software. The post-test investigated the learning of the syllabic patterns of the LI of the volunteers after an intervention program applied in the online meetings of the teacher-researcher. Participants re-oralized the ten sentences after the intervention. The second questionnaire aimed to collect information about the methodology of the intervention program applied, becoming important as a way of suggesting and reflecting on adaptations of the remote teaching modality for teaching LI pronunciation. Regarding the data analysis, the procedures performed were of a comparative order, with the confrontation of oral tests in spectrogram and interpretive format, through the appreciation of the answers to the questionnaires. The results demonstrate that remote teaching can be efficient depending on the methodology applied. Factors that instigate and stimulate learners are essential for the success of remote study
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SOLANGE REGINA DA SILVA
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VIAGE DE ESPAÑA (1772-1794): o projeto ilustrado de Antonio Ponz
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Orientador : ALFREDO ADOLFO CORDIVIOLA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALFREDO ADOLFO CORDIVIOLA
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AMANDA BRANDÃO ARAUJO MORENO
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KARINE DA ROCHA OLIVEIRA
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Data: 12/05/2022
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O presente trabalho tem como objeto de estudo a obra Viage de España en que se da noticias de las cosas mas apreciabeles, y dignas de saberse, que hay en ella (1772-1794), do escritor Antonio Ponz, e investiga de que modo se fazem presentes características do pensamento ilustrado próprio da época nos relatos do autor. A obra em questão é reconhecida como uma das mais completas obras ilustradas do século XVIII espanhol, sendo, portanto, um material rico para ampliar a visão sobre o iluminismo e sobre a literatura de viagem. Para tanto, analisam-se as cartas que compõem a obra, compreendendo-as como escritos que denotam aspectos com ênfases nos ideais iluministas. Assim, a partir desses relatos, que rememoram e oferecem um detalhado informe sobre monumentos, conservação e estado do patrimônio público e artístico, obras de artes, costumes, geografias, paisagens e arquitetura de cada local visitado, evidencia-se uma representação da Espanha naquele momento. Reflete-se ainda sobre a relevância do século XVIII para a história, indicando elementos que converteram o viajante em um observador capaz de transmitir dados úteis. Nesse estudo, leva-se em consideração a relevância da obra Viagem..., que figura como um modelo para os demais viajantes, e demonstra-se que as principais características do pensamento ilustrados estão ligadas à consolidação do gênero da literatura de viagem. Isso porque nesse momento analisado, na segunda metade do século XVIII, os indivíduos eram guiados pela ciência e pelo progresso, além de compreenderem a viagem como um instrumento político e essencial para as artes visuais. O apoio teórico que guia este estudo e seu trajeto conta com as contribuições, entre outras, de Crespo (2008), Bolufer (2007) e Pascual (2007), no que diz respeito às viagens, viajantes e relatos; por meio do pensamento de estudiosos como Chiaramonte (1987) e John Lynch (1990), busca-se pensar a Ilustração; Valdeón (1987) e Maciá (1990), para compreender aspectos relativos à obra; assim como Winckelmann (1975) e Goethe (1999), para pensar os pressupostos estéticos. Constata-se que Ponz, envolvido com as concepções e os ideais do momento, consegue, por meio dos seus escritos, expor suas valorações críticas sobre a realidade espanhola e contribuir para o progresso do país.
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O presente trabalho tem como objeto de estudo a obra Viage de España en que se da noticias de las cosas mas apreciabeles, y dignas de saberse, que hay en ella (1772-1794), do escritor Antonio Ponz, e investiga de que modo se fazem presentes características do pensamento ilustrado próprio da época nos relatos do autor. A obra em questão é reconhecida como uma das mais completas obras ilustradas do século XVIII espanhol, sendo, portanto, um material rico para ampliar a visão sobre o iluminismo e sobre a literatura de viagem. Para tanto, analisam-se as cartas que compõem a obra, compreendendo-as como escritos que denotam aspectos com ênfases nos ideais iluministas. Assim, a partir desses relatos, que rememoram e oferecem um detalhado informe sobre monumentos, conservação e estado do patrimônio público e artístico, obras de artes, costumes, geografias, paisagens e arquitetura de cada local visitado, evidencia-se uma representação da Espanha naquele momento. Reflete-se ainda sobre a relevância do século XVIII para a história, indicando elementos que converteram o viajante em um observador capaz de transmitir dados úteis. Nesse estudo, leva-se em consideração a relevância da obra Viagem..., que figura como um modelo para os demais viajantes, e demonstra-se que as principais características do pensamento ilustrados estão ligadas à consolidação do gênero da literatura de viagem. Isso porque nesse momento analisado, na segunda metade do século XVIII, os indivíduos eram guiados pela ciência e pelo progresso, além de compreenderem a viagem como um instrumento político e essencial para as artes visuais. O apoio teórico que guia este estudo e seu trajeto conta com as contribuições, entre outras, de Crespo (2008), Bolufer (2007) e Pascual (2007), no que diz respeito às viagens, viajantes e relatos; por meio do pensamento de estudiosos como Chiaramonte (1987) e John Lynch (1990), busca-se pensar a Ilustração; Valdeón (1987) e Maciá (1990), para compreender aspectos relativos à obra; assim como Winckelmann (1975) e Goethe (1999), para pensar os pressupostos estéticos. Constata-se que Ponz, envolvido com as concepções e os ideais do momento, consegue, por meio dos seus escritos, expor suas valorações críticas sobre a realidade espanhola e contribuir para o progresso do país.
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JOSE MARCONE FERREIRA DA COSTA
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UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA ECLESIOLOGIA DO PAPA FRANCISCO: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS
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Orientador : MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA
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CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA
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NEDJA LIMA DE LUCENA
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WELLINGTON VIEIRA MENDES
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Data: 17/05/2022
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Esta pesquisa respalda-se no aporte téorico-metodológico criado por Halliday (1985) e desenvolvido por Halliday e Matthiessen (2014) e seguidores no Brasil e no mundo. Seu enfoque é analisar discursos do Papa Franciso à luz da LSF, investigando, mais detidamente e em correlação com os contextos de Cultura e de Situação, a contribuição dos Processos Mentais, constitutivos do Sistema de Transitividade, para a construção do significado geral dos discursos que compõem o corpus. Objetiva-se, dessa maneira, estudar como se dá o processo de construção da Eclesiologia do Papa Francisco, mais especificamente, nos documentos Evangelii Gaudium (2013) e Laudato Si (2015), nos quais o Pontífice estabelece relações não somente com católicos, mas também com a sociedade civil, visto que os documentos oficiais da Igreja Católica são lidos por milhões de pessoas em todo o mundo. A coleta dos Processos Mentais, para posterior classificação e análise, foi realizada com o apoio do software Wordsmith Tools, desenvolvido em 1996, por Mike Scott, com o qual localizamos os radicais dos Processos Mentais inseridos em uma porção textual significativa para entendermos seu contexto léxico-gramatical e semântico-discursivo. A classificação dos Processos Mentais foi realizada dentro dos moldes sistêmicosfuncionais, porém, seguindo mais de perto, o quadro apresentado por Fuzer e Cabral (2014), que apontam quatro tipos de Processos, a saber: Cognitivos, Desiderativos, Emotivos e Perceptivos. A análise realizada revelou um maior número de ocorrências dos Processos cognitivos, o que nos parece tornar evidente a busca por uma linguagem referencial, em diálogo com outras áreas do conhecimento, inclusive, o científico, no intuito de conversar tanto com católicos, quanto com a com a sociedade civil, que inclui pessoa de diferentes credos. Além disso, as análises possibilitaram compreender que a escolha dos Processos Mentais utilizados, nos discursos do Papa Francisco por nós investigados, não foi aleatória, mas sim cumpriram, e cumprem, uma função léxico-gramatical semântico-discursiva própria na consecução dos propósitos comunicativos almejados pelo Sumo Pontífice em sua Eclesiologia.
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This research is based on the theoretical-methodological contribution created by Halliday (1985) and developed by Halliday and Matthiessen (2014) and followers in Brazil and worldwide. Its focus is to analyze Pope Francis' speeches in the light of the FSL, investigating more closely and in correlation with the contexts of Culture and Situation, the contribution of Mental Processes, constitutive of the Transitivity System, for the construction of the general meaning of the speeches that compose the corpus. The objective is, in this way, to study how the process of construction of the Ecclesiology of Pope Francis takes place, more specifically, in the documents Evangelii Gaudium (2013) and Laudato Si (2015), in which the Pontiff establishes relationships not only with Catholics, but also with Catholics, because with civil society, as official documents of the Catholic Church are read by millions of people around the world. The collection of Mental Processes, for further classification and analysis, was carried out with the support of the Wordsmith Tools software, developed in 1996 by Mike Scott, with which we located the radicals of Mental Processes inserted in a significant textual portion to understand their lexical context. -grammatical and semantic-discursive. The classification of Mental Processes was carried out within the systemic-functional molds, however, following more closely the framework presented by Fuzer and Cabral (2014), who point out four types of Processes, namely: Cognitive, Desiderative, Emotive and Perceptive. The analysis carried out revealed a greater number of occurrences of Cognitive Processes, which seems to make evident the search for a referential language, in dialogue with other areas of knowledge, including the scientific, in order to talk both with Catholics and with the with civil society, which includes people of different faiths. In addition, the analyzes made it possible to understand that the choice of the Mental Processes used in the Pope Francis speeches investigated by us was not random, but they fulfilled, and still fulfill, a semantic-discursive lexical-grammatical function of their own in achieving the desired communicative purposes. by the Supreme Pontiff in his Ecclesiology.
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JULIANO DA SILVA LIRA
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Título do trabalho: O DÍPTICO IMPERIAL: uma leitura estoica das obras Stoner e Augustus, de John Edward Williams
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Orientador : EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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LOURIVAL DE HOLANDA BARROS
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ROZÂNGELA GONTIJO
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Data: 31/05/2022
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Resumo:
Este trabalho dedica-se a estudar as obras Stoner e Augustus, de John Edward Williams, à luz da filosofia estoica, notadamente pela ética do período imperial romano e seus três principais nomes: Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. Por meio de uma leitura filosoficamente orientada, busca-se demonstrar como o filosófico pode transformar-se no literário. Para tal, utiliza-se o método de análise hermenêutico proposto por Benedito Nunes, o qual proporciona, a partir de pontos de incidências filosóficas, novas percepções acerca do objeto literário. Este método, assim como o debate em torno da relação entre as áreas da literatura e filosofia, compõe as exposições da segunda seção deste estudo. A seguir, apresenta-se uma sistematização da filosofia estoica, no intuito de estabelecer melhores fundamentações para as interpretações. A última seção, por fim, é composta pela leitura das obras literárias a partir dos principais nomes do estoicismo. Espera-se, por meio dessas leituras, acrescentar novos caminhos interpretativos aos leitores e pesquisadores do autor norte-americano.
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This work focuses on studying Stoner and Augustus, by John Edward Williams, in the light of Stoic philosophy, more specifically through the ethics of the imperial Roman period and its three main thinkers: Seneca, Epictetus and Marcus Aurelius. Through a philosophically oriented reading, we try to demonstrate how the philosophical can become the literary. In order to do this, we apply the hermeneutic analysis method proposed by Benedito Nunes, which offers new perceptions about the literary object from philosophical points of incidence. This method, just like the debate around the relationship between literature and philosophy, is part of the discussions carried out on the second section of this study. Next, a systematization of the Stoic philosophy is presented, aiming to establish a solid ground for the interpretations. The last section, finally, is composed by a reading of literary works of Stoicism’s main thinkers. Through these readings we expect to add new interpretative paths to the readers and researchers of the American author.
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MARCOS DANTAS FERREIRA FILHO
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DÉDALO A DISCIPLINAR: a estrutura de Avalovara como provocação ao romance moderno
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Orientador : ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
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FABIO CAVALCANTE DE ANDRADE
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RENATA PIMENTEL TEIXEIRA
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Data: 31/05/2022
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Avalovara, romance de Osman Lins publicado em 1973, possui uma estruturação que chama atenção do leitor desde os momentos iniciais. É sua análise o coração deste trabalho. Mais do que analisar as engrenagens dessa estrutura, pretendemos observar as suas implicações em relação ao romance enquanto gênero literário. Partindo do pressuposto de que a autorreferencialidade e a autoconsciência de Avalovara tornam-lhe uma obra atenta à sua própria natureza, pretendemos utilizar de sua estrutura para refletir sobre as possibilidades e impossibilidades do romance moderno. Para sedimentar as bases da discussão acerca do gênero, utilizamos notadamente Georg Lukács, Ian Watt, Mikhail Bakhtin e Anatol Rosenfeld. Após esse breve embasamento macroscópico, analisaremos a transformação por que passou o romance no século XX, conferindo especial atenção para o caráter experimental e disruptivo que marcam o período — o que, acreditamos, permitiu o surgimento de um romance como o de Osman Lins. Em seguida, considerando o fato de que Avalovara parte da restrição de sua própria liberdade para exercê-la, refletiremos sobre a natureza provocativa de tal atitude, no que esta possui de reverberação interna e externa ao próprio texto. Para tanto, estabeleceremos paralelos entre a obra de Osman Lins, o Nouveau Roman e o grupo francês Oulipo. O último, em especial, nos fornece o conceito de contrainte, fundamental para as inquirições subsequentes. A partir da análise detida dos dois núcleos da narrativa que tratam de sua própria fatura, teceremos algumas observações acerca do método rigoroso do romancista e suas implicações em relação ao universo romanesco. Por fim, observaremos como os mecanismos de constrangimento da liberdade na criação do autor e outros aspectos da obra em questão (a representação da realidade, a autorreferencialidade e a relação entre homem e cosmos) realizam uma provocação ao romance moderno enquanto gênero e estrutura literária.
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Avalovara, novel written by Osman Lins and published in 1973, has a structuring that draws the reader's attention from the beginning of reading. The analysis of this structure is the center of this work. More than just analyzing this structure, we aim to observe its aftereffects on the novel, as a literary genre. From the assumption that Avalovara's self-reference and selfconsciousness makes it a work attentive to its own nature, we intend to resort to this structure to reflect on the possibilities and impossibilities of the modern novel. To settle the basis of the debate about the genre, we notably resort to Georg Lukács, Ian Watt, Mikhail Bakhtin and Anatol Rosenfeld. After this succinct macroscopic foundation, we will analyze the transformation of the novel in the 20th century, paying special attention to the experimental and disruptive element that marks the period — element that, we believe, allowed the emergence of a novel such as Avalovara. Then, considering the fact that Avalovara uses the restriction of its own creative freedom to exercise it, we will reflect on the challenging nature of this attitude — paying attention to the repercussions of this behavior inside and outside the mentioned novel. To accomplish this goal, we draw parallels between Osman's work, Nouveau Roman and the french group Oulipo. The last one, specifically, gives us the concept of contrainte, fundamental to the subsequent inquiries. From the careful analysis of the two narrative cores that deal with the crafting of the novel, we will make some observations about the rigorous method of the author and its implications on the novel universe. For the end, we will observe how the constraint mechanisms and other aspects of Avalovara (such as the representation of reality, the self-reference and the relation between subject and cosmos) makes a challenge to the modern novel, as a genre and literary structure.
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MARIA ESPERANZA IZUEL
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OS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NAS TRAMAS DO REAL, DO SIMBÓLICO E DO IMAGINÁRIO: brasileiros em condição de imigração em Buenos Aires
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Orientador : FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
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FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI
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MIZAEL INACIO DO NASCIMENTO
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MARIA TERESA CELADA
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MARIA ONICE PAYER
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Data: 13/01/2022
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Neste trabalho, inscrito teoricamente na Análise do Discurso francesa, propomos analisar os processos de identificação dos sujeitos brasileiros em condição de imigração em Buenos Aires, a partir de sua inscrição na ordem da língua estrangeira e na ordem de um espaço outro, observando como isso se mostra em seus discursos. Partimos do pressuposto de que a imigração constitui um movimento que vai além de um deslocamento físico e que implica um processo de transformação nos modos de se relacionar com os outros, com o espaço, com a língua, mexendo na constituição subjetiva daquele que imigra. Assim, procurando observar as condições de produção específicas dessa imigração, desenvolvemos, em um primeiro momento, um percurso sobre a imigração na Argentina e elaboramos uma descrição das especificidades próprias da imigração brasileira em Buenos Aires, no intuito de oferecer um panorama abrangente como marco de interpretação dos dizeres dos imigrantes brasileiros, que são afetados por essa historicidade. Em diálogo com a psicanálise, refletimos sobre a articulação entre a identificação e as dimensões do real, do simbólico e do imaginário na constituição do sujeito da linguagem e na produção de sentidos. Sugerimos abordar os processos de identificação atentando principalmente para a forma em que ditos processos se mostram na língua quando esse sujeito do entremeio que é o imigrante se diz a si mesmo, ao outro e a seu espaço, afetado pelo jogo das formações imaginárias. Nosso corpus está composto por sequências discursivas obtidas a partir de entrevistas em profundidade realizadas a imigrantes brasileiros em Buenos Aires. Nessas sequências procuramos olhar para o funcionamento de diversos mecanismos discursivos, entendidos como marcas na materialidade da língua que mostram pontos de tensões, estranhamento, adesões e contradições em relação com determinados objetos de identificação construídos no discurso e que neste trabalho agrupamos em dois eixos: o da identificação com o outro e o da identificação com a cidade. No primeiro eixo, destacamos principalmente o funcionamento da comparação, a universalização e a polarização como mecanismos que produzem como efeito o fortalecimento das divisões e o aprofundamento da distância entre brasileiros e argentinos, obstaculizando os processos de identificação com o outro. No segundo eixo, as análises realizadas nos permitiram compreender que as representações de Buenos Aires materializadas nos discursos dos imigrantes produzem um efeito de unidade não contraditória da cidade e estão sustentadas em processos de exotização e abstração. A interpretação dos diversos mecanismos discursivos nos levou a observar as contradições entre a projeção imaginaria de um espaço construído como um terreno de possibilidades, saturado, discursivamente estabilizado e o real de uma cidade que não preenche a falta, que expõe o sujeito a situações de exclusão e que exibe o lacunar entre a cidade desejada e a cidade vivida.
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In this work, theoretically inscribed in the French Discourse Analysis, we propose to analyze the identification processes of Brazilian subjects with immigration status in Buenos Aires, based on their insertion in the scope of the foreign language and space, observing how this shows in their speeches. We assume that immigration constitutes an action that goes beyond physical displacement and implies a process of transformation in the ways one relates to others, to the space, to the language, altering the subjective constitution of those who immigrate. Thus, to observe the specific production conditions of this immigration, we developed, at first, a characterization of the immigration in Argentina and elaborated a description of the specificities of the Brazilian immigration to Buenos Aires, in order to offer a comprehensive panorama as a reference to the interpretation of the sayings by Brazilian immigrants, who are affected by this historicity. In dialogue with psychoanalysis, we reflect on the articulation between identity and dimensions of the real, the symbolic and the imaginary in establishing the subject of language and in the production of meaning. We suggest approaching the identification processes paying particular attention to the way in which these processes appear in the language when the in-between subject, the immigrant, talks about himself, the other and his space, affected by the game of imaginary formations. Our corpus is composed of discursive sequences obtained from in-depth interviews carried out with Brazilian immigrants in Buenos Aires. In these sequences, we seek to look at the functioning of various discursive mechanisms, understood as marks in the materiality of language that show points of tension, estrangement, adhesions and contradictions in relation to certain identification objects constructed in the discourse and which we have grouped, in this work, into two axes: identification with the other and with the city. In the first axis, we highlight mainly the functioning of comparison, universalization and polarization as mechanisms that have the effect of strengthening divisions and deepening the distance between Brazilians and Argentinians, hindering the processes of identification with the other. In the second axis, the analysis carried out allowed us to understand that the representations of Buenos Aires materialized in the immigrants' speeches produce an effect of a non-contradictory unity of the city and this vision is supported by exoticization and abstraction processes. The interpretation of the different discursive mechanisms led us to observe the contradictions between the imaginary projection of a constructed space as a terrain of possibilities, saturated, discursively stabilized and the real of a city that does not fill the gap, which exposes the subject to situations of exclusion and that shows the gap between the desired city and the lived city.
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JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
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ARQUITETURAS TECNODISCURSIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA(GEM): TEXTOS DIGITAIS E LETRAMENTOS EM (TRANS)FORMAÇÃO
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Orientador : SUZANA LEITE CORTEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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SUZANA LEITE CORTEZ
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JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
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MARY KALANTZIS
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ANGELA PAIVA DIONISIO
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MARIA EDUARDA GIERING
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Data: 11/03/2022
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Nossas interações atualmente têm sido progressivamente permeadas pelas tecnologias digitais, as quais possibilitam novos modos de produção, organização e circulação dos textos (BARTON; LEE, 2015) e a emergência de novos gêneros e dinâmicas textuais (MARCUSCHI, 2010). Esse contexto coloca desafios teóricos e pedagógicos para o trabalho com as produções digitais, que demandam ampliações e redimensionamentos das noções de texto e de letramento. Nesse sentido, partindo de uma abordagem transdisciplinar, a presente pesquisa integra contribuições sobre a noção de texto no campo da Linguística Textual (CAVALCANTE et al., 2019), bem como sobre os (novos/multi/trans) letramentos (STREET, 2014; HAMILTON, BARTON, IVANIC, 2000; GEE, 2015; KLEIMAN, 1995; 2015; NEW LONDON GROUP, 1996; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, KALANTZIS; COPE, 2008; COPE; KALANTZIS, 2000; 2009; 2015; SMITH; STORNAIUOLO; PHILIPS, 2018), sua dimensão trans/multimodal (SHIPKA, 2016) e tecnodiscursiva (PAVEAU, 2017, 2019, 2021). O objetivo é investigar os modos de produção digital no contexto de ensino online e na elaboração de propostas de ensino de línguas, tendo como foco os aspectos composicionais e pedagógicos mobilizados pelos professores em formação, participantes da pesquisa. A presente pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso intervencionista de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994; SEVERINO, 2007; ANDRÉ, 2013), e explora os dados gerados a partir de um minicurso remoto, em que participaram professores em formação, licenciandos dos cursos de Letras. Partimos das trajetórias de produção tecnodiscursiva dos professores em formação na comunidade do minicurso na plataforma de ensino-aprendizagem online Scholar (Common Ground - Universidade de Illinois), tendo como culminância a construção de módulos digitais de aprendizagem para o ensino de línguas. As produções dos participantes, incluindo os módulos, enquanto artefatos digitais, evidenciaram a emergência de dinâmicas tecnotextuais que resultam da relação entre elementos linguageiros e tecnológicos. Nesse processo, os participantes/professores em formação mobilizaram de forma ativa elementos tecnodiscursivos próprios do ecossistema digital (trans/multimodal, hipertextual, deslinearizado), refletindo a ampliação da noção de texto e do trabalho com a produção textual nas suas interações e na forma como os organizaram e orientaram pedagogicamente sua prática docente em suas propostas de ensino. Destacamos também a relevância do trabalho com as formas de construção de sentidos no digital no ensino e na formação docente, o que requer a criação de oportunidades para experimentação e engajamento com essas novas formas, de modo a encorajar a ampliação de seus repertórios e a reflexão crítica e ética sobre os desafios e possibilidades das formas de construção de significados na web. Com isso, reiteramos, portanto, a importância de investigar as dinâmicas (tecno)textuais que emergem do digital, as quais resultam da relação coconstitutiva de vários elementos distribuídos nas ecologias tecnodiscursivas e que demandam um olhar mais amplo para as práticas comunicativas, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem. Esperamos que a pesquisa contribua para futuras investigações e para o trabalho com os textos digitais e com as potencialidades tecnodiscursivas de ecossistemas online.
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Our interactions nowadays have been progressively permeated by digital technologies, which have enabled new forms of text production, organization, and circulation (BARTON; LEE, 2015) and the emergence of new genres and textual dynamics (MARCUSCHI, 2010). This context poses theoretical and pedagogical challenges for the work with digital productions, which demand shifts and expansions on the notions of text and literacy. In this sense, based on a transdisciplinary approach, the present research combines contributions on the notion of text in the field of Text Linguistics (CAVALCANTE et al., 2019), as well as on (new/multi/trans) literacies (STREET, 2014; HAMILTON, BARTON, IVANIC, 2000; GEE, 2015; KLEIMAN, 1995; 2015; NEW LONDON GROUP, 1996; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, KALANTZIS; COPE, 2008; COPE; KALANTZIS, 2000; 2009; 2015; SMITH; STORNAIUOLO; PHILIPS, 2018), its trans/multimodal (SHIPKA, 2016) and technodiscursive dimension (PAVEAU, 2017, 2019, 2021). Our aim is to investigate the modes of digital production in the context of online teaching and in the development of language teaching proposals, focusing on the compositional and pedagogical aspects mobilized by the pre-service teachers, participants of the research. The present research is methodologically characterized as a qualitative-interpretivist case study (MOITA LOPES, 1994; SEVERINO, 2007; ANDRÉ, 2013), and explores the data generated from a minicourse, in which pre-service teachers, Letras undergraduate students, participated. Our analysis focus on the pre-service teachers’ technodiscursive production trajectories in the online minicourse community using the Scholar platform (Common Ground - University of Illinois), culminating in the construction of digital learning modules for language teaching. The participants' productions, including the modules as digital artifacts, evidenced the emergence of technotextual dynamics that result from the relationship between linguistic and technological elements. In this process, the participants/teachers actively mobilized technodiscursive elements of the digital ecosystem (trans/multimodal, hypertextual, delinearized), reflecting an expanded notion of text and the work with textual production in their interactions and in the way they organized and pedagogically guided their teaching proposals. We also highlight the relevance of working with the meaning-making possibilities of the digital in teaching and teacher education, which requires the creation of opportunities for experimentation and engagement with these new forms, in order to encourage the expansion of their repertoires and critical and ethical reflection on the meaning-making challenges and possibilities on the web. With this, we reiterate, therefore, the importance of investigating the (techno)textual dynamics that emerge from the digital, which result from the co-constitutive relation of several elements distributed in technodiscursive ecologies and that demand a broader look at communicative practices, including teaching and learning contexts. We hope that our research contributes to future investigations and the work with digital texts and the technodiscursive affordances of online ecosystems.
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CICERO KLEANDRO BEZERRA DA SILVA
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O fenômeno variável da concordância nominal de número em produções escritas e orais de alunos pernambucanos e portugueses
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Orientador : CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADEILSON PINHEIRO SEDRINS
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CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA
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Ernestina Maria Reia Carrilho
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MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA
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RENATA LÍVIA DE ARAÚJO SANTOS
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Data: 14/03/2022
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Este trabalho investigativo discute o fenômeno da concordância nominal (doravante CN) de número na língua falada e na língua escrita de alunos pernambucanos e portugueses sob o viés de uma análise atomística e não atomística. Constituindo-se em um estudo realizado à luz da Sociolinguística Variacionista, em que, ao mesmo tempo, se faz uso de princípios funcionalistas e variacionistas, com base em Scherre (1988), selecionam-se variáveis linguísticas e extralinguísticas, no intuito de verificar quais dessas variáveis influenciam mais a marcação de pluralidade nos elementos do sintagma nominal. Para tanto, a amostra do português brasileiro (PB), em particular, do português falado e escrito em Pernambuco, conta com um total geral de 22687 dados (dados de fala: 18603; dados de escrita: 4084) de 360 informantes pernambucanos (estudantes de duas escolas públicas e uma particular em cada cidade (a saber: Recife, Carpina, Belo Jardim, Petrolina e Serra Talhada) que estão no 6º e 9º ano do Fundamental e 3º Médio, devidamente estratificados em idade, escolaridade, sexo e tipo de escola; já a amostra do PE é constituída, no geral, por 4901 dados (dados de fala: 4307; dados de escrita: 594) de 36 informantes lisboetas e 28 algarvios, com idades e níveis de escolaridade equivalentes aos pernambucanos, sendo que os lisboetas são estudantes de uma escola particular, e os algarvios, adolescentes que fazem parte do movimento mundial do escotismo. Com base nos tipos de regras linguísticas propostos por Labov (2003), por meio das rodadas no programa Goldvarb X, observou-se que, no PB, na análise atomística e também na não atomística da fala em cada localidade pernambucana, a regra da CN de número é variável, enquanto no PE, é categórica na atomística em ambas as localidades e, na não atomística, o Algarve apresentou uma regra semicategórica, permanecendo Lisboa com a regra categórica. Nos dados da escrita, o PB apresentou uma regra semicategórica em todas as localidades na análise atomística, enquanto na não atomística apresentou uma regra variável em Carpina e semicategórica nas demais localidades pernambucanas; já no PE, Lisboa apresentou uma regra categórica na análise atomística e semicategórica na não atomística, e o Algarve obteve uma regra semicategórica em ambas as formas de análise nos dados da escrita. De uma forma geral, observaram-se poucos cancelamentos nos dados do PE em comparação aos dados do PB.
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This work investigates the phenomenon of nominal number agreement (henceforth NNA) in the spoken and written language of students from Pernambuco (Brazil) and Portugal through atomistic and non-atomistic analyses. This is a variationist sociolinguistic study which is based on both functionalist and variationist principles, according to Scherre (1988). Linguistic and extralinguistic variables were selected to verify which of them influence the most the marking of plurality in noun phrases. To this end, a sample of Brazilian Portuguese (BP) was collected in Pernambuco, in particular of spoken and written Portuguese. A total of 22687 data sets were collected (speech data: 18603; writing data: 4084) from 360 students from two public schools and one private school in each of the cities studied (namely Recife, Carpina, Belo Jardim, Petrolina, and Serra Talhada). Subjects were in the 6th grade of elementary school and in the 1st and last years of high school and duly classified according to age, education, sex, and type of school. The sample of European Portuguese (EP) consisted of 4901 data sets (speech data: 4307; writing data: 594) from 36 participants from Lisbon and 28 from Algarve, with age and education level similar to those of the Brazilian subjects. Participants from Lisbon are students at a private school and from Algarve are teenagers who are part of the Boy Scout Movement. Based on the types of linguistic rules proposed by Labov (2003), through data analyses in the Goldvarb X software, it was observed that the rule of NNA in BP is variable according to the atomistic and non-atomistic analyses of speech in each city from Pernambuco. On the other hand, for EP, the atomistic analysis was categorical for both cities. In the non-atomistic analysis, however, Algarve and Lisbon presented semi-atomistic and categorical rules, respectively. Considering the writing data, in the atomistic analysis, BP presented a semi-categorical rule in all locations, while in the non-atomistic one, it presented a variable rule in Carpina and a semi-categorical rule in the other cities in Pernambuco. Regarding EP, data from Lisbon presented categorical and semi-categorical rules in the atomistic and non-atomistic analyses, respectively, while Algarve obtained a semi-categorical rule in both analyses of the writing data. In general, few cancellations were observed in the EP data compared to the BP data.
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TAFFAREL BANDEIRA GUEDES
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RACHEL DE QUEIROZ, REGIONALISMO E RECEPÇÃO JORNALÍSTICA: um estudo biobibliográfico da romancista e da crítica de “primeira onda” de Dôra, Doralina e Memorial de Maria Moura
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Orientador : ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
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EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
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CARLOS NEWTON DE SOUZA LIMA JUNIOR
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EDUARDO MELO FRANCA
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JOAO BATISTA PEREIRA
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Data: 15/03/2022
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Neste tese, estudamos a recepção crítica jornalística dos dois últimos romances de Rachel de Queiroz: Dôra, Doralina (1975) e Memorial de Maria Moura (1992). O corpus de análise, para além da literatura da escritora, é composto por notas, notícias, reportagens, listas de mais vendidos e, principalmente, artigos de crítica literária publicados nos principais jornais e revistas brasileiros quando do lançamento dos citados livros. A partir dessa “fortuna crítica de primeira onda”, analisamos as avaliações que os periódicos da segunda metade do século XX publicaram da obra de Rachel. Nesse processo, foi possível identificar a posição dos romances entre as tendências da época e também o contínuo destaque na imprensa que a escritora desfrutou ao longo de 70 anos de atividade literária. Fazendo um recorte de nossa extensa bibliografia, podemos dizer que foram de grande utilidade instrumentais teóricos que incluem estudos de (1) Estética da Recepção, nomeadamente Zilberman (1989) e Jauss (1994), úteis ao nosso propósito de entender a maneira pela qual uma obra literária, no momento de sua aparição, é acolhida por seu público inicial; (2) sobre o regionalismo na ficção brasileira, no que destacamos Leite (1978), Almeida (1999), Coutinho (2004), Candido (2011) etc., relacionados para melhor avaliarmos certos rótulos aplicados à ficção de Rachel; (3) de Narratologia, com Genette (2017), Reuter (2004; 2014), Bourneuf e Ouellet (1976), recorrentes no nosso trabalho de análise dos romances; (4) e sobre a história e o desenvolvimento da crítica literária brasileira, com Coutinho (1986; 1987), Martins (1986; 2002), Rocha (2011) etc., ao que dedicamos um capítulo panorâmico e acionamos para averiguar a manutenção da atividade no jornalismo das últimas décadas do século XX. No desenrolar dos capítulos, ensaiamos uma biobibliografia da escritora, tendo por principal fonte de consulta os artigos de jornais que tomavam-na por assunto. Ademais, ao longo da análise da crítica literária dedicada ao Dôra, Doralina e ao Memorial de Maria Moura, não deixamos de incluir nossa leitura das obras, por vezes colocada em posição de confronto em relação à recepção primeira.
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In his thesis, we study the journalistic receptions of the two last novels written by Brazilian writer Rachel de Queiroz: Dôra, Doralina (1975) and Memorial de Maria Moura (1992). The corpus is composed not only by the literary works of the author, but also by notes, news, reports, bestsellers lists and articles of literary criticism conveyed in the main Brazilian newspapers and magazines when both novels were published. The articles are the most important material of our research. By considering these fresh opinions on the novels, we analyse what judgements on Queiroz’s works were made in periodicals of the second half of the 20th century. During that process, it was possible to identify the locus of the novels when facing the trends of that time, as well as the constant remarks in the press Queiroz deserved during her 70 years of literary activity. A clipping of our vast bibliography shows the importance of the following critical and theoretical sources: (a) Reader-Response Criticism, with Zilberman (1989) and Jauss (1994), who helped us to understand how a literary work is received by its primary public, when it is published; (b) Regionalism in Brazilian Fiction, with Leite (1978), Almeida (1999), Coutinho (2004), Candido (2011) et al., who made it possible to judge how Queiroz’s works were classified; (c) Narratology, with Genette (2017), Reuter (2004; 2014), Bourneuf and Ouellet (1976), all of them present in our analyses of the novels; (d) the History and Development of Literary Criticism in Brazil, with Coutinho (1986; 1987), Martins (1986; 2002), Rocha (2011) et al., to whom a panoramic chapter was dedicated and who, afterwards, were employed to verify the press activity during the last decades of the 20th century. A brief biobiography of the author was displayed; it was mainly based on the press articles that took her on consideration. When analysing the critical works on Dôra Doralina and Memorial de Maria Moura, we also offered our own views on the books, many times in contrast with the first impressions which appeared in the press
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MÔNICA DOS SANTOS MÉLO FIGUEIREDO
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A FORÇA IMAGÉTICA EM CONTOS DE RONALDO CORREIA DE BRITO
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Orientador : ERMELINDA MARIA ARAUJO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ERMELINDA MARIA ARAUJO FERREIRA
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RAFAELA ROGERIO CRUZ
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RENATA PIMENTEL TEIXEIRA
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SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA
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JOANE LEONCIO DE SA
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Data: 18/04/2022
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Importante nome na literatura brasileira contemporânea, Ronaldo Correia de Brito apresenta uma produção diversa. O escritor, dedicado, ao longo dos anos, também à prática da medicina, algo que se reflete na sua criação, atua como cronista, romancista, contista e dramaturgo. Encenador de teatro, dirigiu ainda para cinema. Exerceu a curadoria de arte e conviveu com artistas plásticos notáveis. De diferentes formas, Brito mantém familiaridade com o universo imagético. A mídia costuma destacar o teor visual de suas narrativas. Importa igualmente destacar o crescente interesse por sua obra como fonte para adaptações de caráter cinematográfico. Uma variedade de contos do prosador reflete seu movimento em se inspirar em imagens, introduzi-las, (re)inventá-las. Esta tese analisa como acontece o diálogo de contos do autor com a imagem em suas variações. Para isso, percorre um repertório de narrativas curtas publicadas em diferentes coletâneas. Especialmente, investiga a interrelação de seus textos com a fotografia. No posfácio do livro Retratos Imorais (2010), o contista expõe quanto à presença, em determinadas narrativas, de interações deliberadas com as criações visuais de três fotógrafos. Desse modo, este estudo examina o conto “Homem folheia álbum de retratos imorais” em face da publicação de fotografias Brasília Teimosa (2007), da brasileira Bárbara Wagner. Também discute sobre o texto “Romeiros com sacos plásticos” no tocante ao seu diálogo com a obra fotográfica À la quête de lange: ícones du quotidien (2005), do francês Patrick Bogner. Além disso, analisa como Brito faz ecoar imagens do canadense Robert Polidori na narrativa “Duas mulheres em preto e branco”. Constata-se que o vínculo íntimo com a imagem manifestado nos textos de Brito supera a questão da visualidade. Como prosa marcada pelo atravessamento de outras linguagens artísticas, verificam-se produções textuais com influência direta de uma arte imagética como o cinema. Desse modo, procedimentos comuns à Sétima Arte reverberam na construção narrativa do autor. No tocante à interface de seus contos com a arte fotográfica, os diferentes tipos de conexão realizados pelo escritor com produções visuais díspares ensejam investidas analíticas específicas. O primeiro estudo comparativo demonstra como Brito, na apropriação criativa das fotografias de Wagner, impulsiona e apura o uso da écfrase como recurso estratégico para reforçar as propriedades do sistema narrativo. A segunda análise de teor comparativo atesta a expressividade e processualidade atingidas na reescrita do conto quando o autor é afetado pelo que para ele representa o punctum das imagens de Bogner. Destaca-se, nesse caso, a natureza obtusa do punctum como signo desatrelado de um sentido único. A terceira abordagem, a qual traz o escrito de Brito cotejado com a produção de Polidori, constata diferentes dimensões da imagem a partir dos perfis do tempo expressos no conto. Em comum aos três estudos das narrativas, tem-se a reverberação, de algum modo, das noções de multiplicidade, teia, fluidez, processo, abertura. Particularmente, enfatiza-se o quão proveitoso se apresenta à discussão o conceito de rizoma, de Deleuze e Guatarri (2004). Ao traçar um panorama de narrativas curtas de Brito, no encalço de questões relacionadas ao motivo imagético, esta tese reforça quanto à polivalência do autor na familiaridade com outras expressões artísticas, que abrangem complexidades. Novos olhares podem aproveitar ou redirecionar as sinalizações aqui pontuadas.
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Ronaldo Correia de Brito, an important name in contemporary Brazilian literature, presents a diverse production. The writer, who also dedicated years to the practice of medicine, something that is reflected in his creation, works as a chronicler, novelist, short story writer, and playwright. Primarily a theater director, he later directed for cinema. He has been an art curator and has coexisted with notable plastic artists. In different ways, Brito is familiar with the imagetic universe. The media often highlights the visual content of his narratives. The growing interest in his work as a source for film adaptations is also noteworthy. A variety of the prose writer's short stories reproduce his movement of drawing inspiration from images, introducing them, and (re) inventing them. This thesis analyzes how the dialog of the author's short stories with the image takes place in its variations. To do so, it goes through a repertoire of short narratives published in different collections. Especially, it investigates the interrelation of his texts with photography. In the afterword of the book Retratos Imorais (2010), the storyteller explores the presence, in particular narratives, of deliberate interactions with the visual creations of three photographers. Thus, this study examines the short story “Homem Folheia Álbum de Retratos Imorais” in light of the publication of the Brasília Teimosa (2007) photographs, by Brazilian Bárbara Wagner. It also discusses the text "Romeiros com Sacos Plásticos" in terms of its dialogue with the photographic work À La Quête de Lange: Ícones du Quotidien (2005), by French photographer Patrick Bogner. In addition, it analyzes how Brito echoes images by Canadian Robert Polidori in the narrative "Two Women in Black and White." It is found that the intimate bond with the image manifested in Brito's texts goes beyond the question of visuality. As prose marked by the crossing of other artistic languages, textual productions are directly influenced by imagetic art such as cinema. In this way, procedures typical of the Seventh Art reverberate in the author's narrative construction. Regarding the interface of his short stories with photographic art, the different types of connections made by the writer with disparate visual productions give rise to specific analytical investigations. The first comparative study demonstrates how Brito, in his creative appropriation of Wagner's photographs, pushes and refines the use of ephrasing as a strategic resource to reinforce the properties of the narrative system. The second comparative analysis attests to the expressiveness and processuality achieved in the rewriting of the short story when the author is affected by what for him represents the punctum of Bogner's images. In this case, the obtuse nature of the punctum as a sign unattached to a single sense is accentuated. The third approach, which brings Brito's writing to Polidori's production, notes different dimensions of the image from the time profiles expressed in the tale. In common to the three studies of the narratives, there is the reverberation, in some way, of the notions of multiplicity, web, fluidity, process, and openness. Particularly, we emphasize how useful the concept of the rhizome, by Deleuze and Guatarri (2004), presents itself to the discussion. By tracing a panorama of Brito's short narratives, in the pursuit of issues related to the imagetic motif, this thesis reinforces the author's versatility in familiarity with other artistic expressions, which encompass complexities. New looks may take advantage of or redirect the signals indicated here.
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ARIANE DA MOTA CAVALCANTI
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O CASO MEURSAULT: KAMEL DAOUD E A TRADUÇÃO DE O ESTRANGEIRO NA FICÇÃO ARGELINA CONTEMPORÂNEA
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Orientador : BRENDA CARLOS DE ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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BRENDA CARLOS DE ANDRADE
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OUSSAMA NAOUAR
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ROLAND GERHARD MIKE WALTER
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KLEYTON RICARDO WANDERLEY PEREIRA
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THAYS KEYLLA DE ALBUQUERQUE
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Data: 29/04/2022
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A tese se detém ao estudo comparado das obras O caso Meursault (2013), do escritor e jornalista argelino Kamel Daoud e O estrangeiro (1942), de Albert Camus. Daoud realiza o que denomino de “tradução paródica pós-colonial” do clássico camusiano, de modo que o objetivo deste estudo é problematizar as possíveis ressignificações operadas pela ficção daoudiana frente ao texto francês quanto a dois aspectos centrais. O primeiro consiste na sua sugestão de uma revisão e suplementação da crítica tradicional em torno de O estrangeiro, pautada, principalmente, na leitura (praticamente unilateral) de que o romance seria um braço do pensamento filosófico de Camus, cujo conceito emblemático é o de “absurdo”, presente em O mito de Sísifo (1941), de modo que o romance argelino oferece também um outro prisma de leitura da obra francesa pela “fresta” da questão de gênero, atrelada à de colonialidade do poder. O segundo aspecto, por sua vez, consiste nas ressignificações introduzidas por Daoud a respeito de pontos (que se fazem, aqui, balizas analíticas) como: as representações das alteridades árabes na narrativa, atravessadas pela conjuntura pós-colonial; as configurações redimensionadas do sagrado e da religiosidade islâmica; a tessitura das imagens geográficas da diegese como elementos de memória local; as representações de gênero na conjuntura ficcional argelina contemporânea. A pesquisa segue teoricamente o campo dos Estudos pós-coloniais, com destaque para o pensamento de Edward Said (1995), Stuart Hall (2003), Walter Mignolo (2008), Anibal Quijano (2005), Edgardo Lander (2005), Inocência Mata (2016), Maria Lugones (2008), bem como está alinhada com a noção de “paródia” na perspectiva da “poética do pós-modernismo”, da canadense Linha Hutcheon (1999) e com a categoria teórica de “tradução”, tal qual a entendem Eneida Souza (1993), João Alexandre Barbosa (2005) e Else Vieira (1992). O estudo está organizado em quatro capítulos. No primeiro, discuto as contribuições dos Estudos Pós-coloniais para a construção da análise desenvolvida; no segundo, apresento uma leitura sobre como a obra de Daoud ilumina pontos de revisão da tradição crítica em torno de O estrangeiro, setorizada particularmente em três nomes centrais: Sartre, Barthes e Edward Said; no terceiro, suplemento o campo crítico tradicional com uma releitura atualizada do romance camusiano, trazendo a problemática de gênero, a partir justamente dos contornos da ficção doudiana e seu crivo crítico face ao dialogismo que estabelece com clássico de Camus. Sigo, nessa pespectiva, a linha dos Estudos pós-coloniais (QUIJANO, 2005; LUGONES, 2008) e da crítica feminista, tal como a concebe Zinani (2015). No quarto e último capítulo, finalizo a abordagem da relação intertextual entre Daoud e Camus, focalizando a tradução paródica pós-colonial de O estrangeiro operada pelo escritor argelino, investigando as balizas analíticas acima listadas. Por fim, apresento as considerações finais, apontando a importância de O caso Meursault no campo literário periférico contemporâneo, não raro, atravessado por tensões insistentes entre Argélia e França, no que tange, sobretudo, à questão da imigração árabe e do islamismo.
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The thesis focuses on the comparative study of the works The Meursault Case (2013), by Algerian writer and journalist Kamel Daoud and The Stranger (1942), by Albert Camus. Daoud performs what I call a "post-colonial parodic translation" of the Camusian classic, so the aim of this study is to problematize the possible resignifications operated by Daoud's fiction in relation to the French text regarding two central aspects. The first is his suggestion of a revision and supplementation of the traditional criticism around The Stranger, based mainly on the (almost unilateral) reading that the novel would be an arm of Camus' philosophical thought, whose emblematic concept is the "absurd", present in The Myth of Sisyphus (1941), so that the Algerian novel also offers another prism of reading the French work through the "gap" of the gender issue, linked to the coloniality of power. The second aspect, in turn, consists in the re-significations introduced by Daoud regarding points (which become, here, analytical marks) such as: the representations of Arab alterities in the narrative, crossed by the post-colonial conjuncture; the redimensioned configurations of the sacred and Islamic religiosity; the weaving of geographical images of the diegesis as elements of local memory; the representations of gender in the contemporary Algerian fictional conjuncture. The research follows theoretically the field of Postcolonial Studies, with emphasis on the thought of Edward Said (1995), Stuart Hall (2003), Walter Mignolo (2008), Anibal Quijano (2005), Edgardo Lander (2005), Inocencia Mata (2016), Maria Lugones (2008), as well as is aligned with the notion of "parody" from the perspective of the "poetics of postmodernism" by Canadian Linha Hutcheon (1999) and with the theoretical category of "translation" as understood by Eneida Souza (1993), João Alexandre Barbosa (2005), and Else Vieira (1992). The study is organized in four chapters. In the first, I discuss the contributions of Postcolonial Studies to the construction of the analysis developed; in the second, I present a reading of how Daoud's work illuminates points of review of the critical tradition around The Stranger, sectored particularly in three central names: Sartre, Barthes and Edward Said; in the third, I supplement the traditional critical field with an updated re-reading of the Camusian novel, bringing the problem of gender, based precisely on the contours of Daoud's fiction and its critical sifting through the dialogism it establishes with Camus's classic. In this perspective, I follow the line of Postcolonial Studies (QUIJANO, 2005; LUGONES, 2008) and feminist criticism, as conceived by Zinani (2015). In the fourth and last chapter, I finalize the approach to the intertextual relationship between Daoud and Camus, focusing on the postcolonial parodic translation of The Foreigner operated by the Algerian writer, investigating the analytical markers listed above. Finally, I present the final considerations, pointing out the importance of The Meursault Affair in the contemporary peripheral literary field, not infrequently crossed by insistent tensions between Algeria and France, concerning, above all, the issue of Arab immigration and Islamism.
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