PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARYSSA BARROS ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARYSSA BARROS ARAUJO
DATA : 25/04/2023
LOCAL: videoconferência - Google Meet

O PROFESSOR DIANTE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Professor de Inglês; Autismo; Tecnologia Assistiva.

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno neurodesenvolvimento que costuma apresentar as primeiras características na infância. A Lei Brasileira de Inclusão, além de outros fatores, esclarece os direitos da pessoa autista e, dentre o que é posto, a Tecnologia Assistiva é posta como um serviço que pode contribuir para a vida cotidiana. No contexto escolar, está se tornando frequente a presença de estudantes TEA e, com isso, a inclusão é essencial. Portanto, o objetivo do presente estudo é pensar no professor de inglês, compreendendo a sua formação, os desafios presentes no ensino do idioma para pessoas autistas e o uso de tecnologias digitais como recursos da Tecnologia Assistiva durante o ensino. Como objetivos específicos, a proposta é: refletir sobre a formação do professor de inglês no que tange o uso de TDIC para o ensino de pessoas com autismo, considerando aspectos da formação desse professor; compreender a realidade do professor de LI quanto ao ensino de estudantes TEA por meio de entrevistas semiestruturadas online; analisar os relatos dos professores, buscando compreender a realidade que versa sobre o professor de inglês, tecnologia e estudantes com autismo para propor alternativas de como inserir esses recursos em suas práticas de ensino. Como aporte metodológico, entre outros, Moita Lopes (2006), Kanner (1943, 1949), Galvão Filho (2009), Tardif (2014) sobre Linguística Aplicada, autismo e formação de professor,  leis e decretos referentes ao autismo e à Tecnologia Assistiva. Os resultados parciais apontam que a falta de formação profissional, estrutura e suporte adequados nas escolas são os maiores desafios vivenciados durante o ensino de inglês para autistas.

Presidente - ***.744.464-** - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 11:35