HARMONIA E CONFLITO: O ROMANCE COMO FORMADOR NACIONAL EM IRACEMA E AVES SIN NIDO
Literatura comparada; Literatura latino-americana; Ficções de fundação; Clorinda Matto de Turner; José de Alencar.
As nações latino-americanas passaram, durante o século XIX, por um processo de sedimentação política e cultural após suas declarações de independência, pois o estabelecimento de uma nação soberana exige demonstrações de força e coesão nacional. Tais demonstrações não surgiram apenas nos campos militar e político, mas também no cultural e a literatura foi ferramenta dessa consolidação, em especial as chamadas ficções de fundação cujo objetivo era apresentar um projeto político de nação em termos de cultura e costumes, envolvendo seu público através do gênero romance e aspectos particulares da narrativa. É nosso objetivo estudar o contexto de escrita de Iracema e Aves sin nido e analisá-los, individual e comparativamente, com base em Sommer (2004) e Anderson (2008), dentre outros autores. Buscamos compreender as filosofias que levaram os autores a escreverem romances que trabalham a interação social entre diferentes “raças” e observamos particularmente como os povos nativos são representados, analisando o desenrolar do romance entre os casais representativos da nação e quais os possíveis significados de seu amor e fim de relacionamento: há chance para harmonia entre esses povos ou conflito é sua única escolha? Destacamos, também, o papel crucial que seus autores tiveram no século XIX e, que, de certa forma, se estende até nossa atualidade. Ambos são formativos na autopercepção nacional de seus povos.