PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: CLARA BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA BATISTA DOS SANTOS
DATA : 28/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

OS PERCALÇOS DA MULHER NA SOCIEDADE: O Bildungsroman Feminino em As Três Marias De Rachel De Queiroz


PALAVRAS-CHAVES:

Autoria feminina; Bildungsroman; As Três Marias.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Este trabalho busca refletir sobre a condição da mulher na sociedade a partir do Romance, As Três Marias (1939), da escritora Modernista, Rachel de Queiroz. Para tanto, analisaremos como ocorre a formação da mulher a partir do conceito de Bildungsroman, bem como sua variação feminina a partir dos conceitos de Pinto (1990), Maas (2000) e Coqueiro (2014). Analisaremos as diferenças sociais comuns aos gêneros, como também os entraves enfrentados pelas mulheres escritoras do século XX. Como trataremos de uma variante do romance, visitaremos os estudos de Bakhtin (1997), Lukács (2000), e Todorov (2009) os quais ao analisar as circunstâncias locais e socias das épocas, conectam a literatura aos estudos históricos e dessa forma, a vida do herói à realidade. Antes de focar nossa análise no romance pretendido, traremos escritoras como as irmãs Brontë e Virginia Woolf para as discussões sobre mulher e ficção, pensado como as questões de gênero norteiam a trajetória das personagens femininas e suas mudanças interiores. O Romance de Formação Feminino carrega as marcas do patriarcalismo e nessa perspectiva analisaremos como acontece a formação das personagens femininas no romance brasileiro, especificamente na narrativa de Rachel de Queiroz. Para além disso, o texto aponta como se dá a educação feminina dedicada em preparar a mulher para a vida familiar, bem como o impacto social causado pela resistência aos valores vigentes. Em As Três Marias, investigaremos essas questões a partir do encontro de experiências das três meninas após ingressarem em um colégio interno, como também seus caminhos quando adultas. Por ser ambientado em um espaço educacional repleto de julgamentos e exclusões, torna-se possível analisar os percalços enfrentados pela mulher diante das concepções sociais tradicionalistas. O ambiente externo ao Colégio mostra como essas convenções não se restringem ao ambiente educacional. No tocante aos estudos sobre a condição da mulher na sociedade, atenderemos às concepções de Simone de Beauvoir (1967), dentre outros teóricos que levam essas reflexões para o campo literário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2166146 - KARINE DA ROCHA OLIVEIRA
Interno - 2247579 - YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
Externa à Instituição - MARIA SUELY DE OLIVEIRA LOPES - UESPI
Notícia cadastrada em: 22/02/2023 08:34
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