PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: JULIANA LEMOS MARINHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA LEMOS MARINHO DA SILVA
DATA : 28/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

CONTORNOS MELÓDICOS EM SENTENÇAS INTERROGATIVAS PRODUZIDOS NA LEITURA EM VOZ ALTA POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO IPOJUCA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA PERCEPÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Contornos melódicos. Sentenças interrogativas. Atitudes proposicionais. Leitura em voz alta.


PÁGINAS: 193
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação existente entre os contornos entonacionais e a produção e percepção de sentidos atitudinais em sentenças interrogativas. Abordaremos, mediante gravações de sinal de fala de leitura em voz alta realizada por 24 professores da rede municipal do Ipojuca-PE, 4 padrões melódicos do modo interrogativo — pergunta neutra, pergunta-confirmação, pergunta com estranheza e pergunta retórica — descritos por Moraes (2008). Buscamos respaldo teórico na Fonologia Entonacional, nos trabalhos de Pierrehumbert (1980), Ladd (1996) e Gussenhoven (2004), nas noções essenciais à análise das funções prosódico-entonacionais em Troubetzkoy (1949), Jakobson, Fant e Halle (1951), Fónagy (1993), Pierrehumbert e Hischberg (1990), Aubergé (2002a, 2002b) e Moraes (2012, 2016) e em pesquisas que se ocuparam de separar o contrastivo da simples variação alofônica na entonação do Português Brasileiro (PB): Moraes, 1993, 1998, 2008, 2016; Moraes e Colamarco, 2007; Moraes et al., 2011, 2015. Propomos estudo de padrões melódicos interrogativos do PB correlacionado ao processamento de leitura em voz alta em perspectiva gramatical. A leitura em voz alta de textos narrativos permeia os 5 experimentos executados. Em nosso corpus, constam 192 sinais de fala correspondentes à soma das leituras em voz alta, realizadas pelos 24 professores colaboradores do estudo e 12 sinais de fala correspondente à leitura em voz alta realizada por leitor-controle (a própria pesquisadora). Os sinais de fala gravados foram transcritos fonético-fonologicamente no software Praat. Após a análise dos dados, concluímos principalmente que os professores-colaboradores: (1) nos experimentos de produção, nem sempre inferiram nos textos os significados atitudinais pretendidos, procedendo à realização prosódica de padrão proposicional diverso, o que provocou mudança na interpretação de dados enunciados; (2) nos experimentos de percepção, foram mais sensíveis às perguntas neutra e com estranheza e (3) a configuração melódica das perguntas confirmação e retórica proposta por Moraes (2008) demonstrou ser atípica no dialeto dos sujeitos investigados. Ratificamos a representação fonológica definida em Moraes (2008) para as perguntas neutra e com estranheza. A confirmação do comportamento entonacional das perguntas confirmação e retórica dependerá de novos estudos. No geral, constatamos que a observação da configuração das curvas melódicas pode indicar se a manifestação de dado sentido proposicional concorre ou não para a interpretação prevista pelo texto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ PEDRO DA SILVA - UFBA
Presidente - ***.036.814-** - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interna - ***.616.194-** - STELLA VIRGINIA TELLES DE ARAUJO PEREIRA LIMA - OUTRA
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 11:52
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