PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: ERONILDO JANUARIO DA SILVA

DISCENTE: ERONILDO JANUARIO DA SILVA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Sala 201 (reunião híbrida)

Metaficção e Intermidialidade no romance Agá (2019), de Hermilo Borba Filho

Metaficção; Intertextualidade; Intermidialidade; Decolonialidade; Histórias em quadrinhos; Hermilo Borba Filho.

Esta pesquisa traz uma análise literária acerca de elementos intertextuais e intermidiáticos da obra de Hermilo Borba Filho, com base no romance Agá (2019), estabelecendo conexões com outras linguagens, como o teatro, a dança e as histórias em quadrinhos. A obra de Hermilo é pautada em uma intrínseca relação entre sua vida, sua cidade natal, Palmares, e um olhar poético sobre os costumes culturais da região Nordeste. Utilizamos, inicialmente, as teorias de Linda Hutcheon (1980, 2013) e Patrícia Waugh (2001), para examinar questões de intertextualidade e autoficção, analisando caminhos encontrados pelo autor na estrutura do romance citado, que inter-relaciona, através do eu-narrador, elementos de ficção e realidade. A respeito de intermidialidade, investigamos as relações intersemióticas entre espetáculos de teatro e de dança que foram produzidos em Recife a partir da obra literária de Hermilo, principalmente adaptações de contos, somando aqui a perspectiva teórica de Walter Moser (2006) ao pensamento de Hutcheon. Noutro passo, analisamos em específico o capítulo “O livro dos mortos”, pertencente ao romance Agá, composto de uma história em quadrinhos, ilustrada pelo artista visual José Cláudio. Para esta análise, relacionamos conceitos específicos desta linguagem narrativa, que se utiliza da relação entre texto e imagem, ancorado no pensamento de Bárbara Postema (2018), Thierry Groensteen (2015) e Will Eisner (1989), autores que embasam o estudo das HQs como um sistema de signos com linguagem autônoma. Por fim, refletimos sobre alguns personagens da história sob o olhar dos Estudos Culturais, em especial, sobre questões de raça e de gênero, relacionando-os com a estrutura sócio-política de seu tempo e do contexto em que foi escrito o romance Agá, período da ditadura militar brasileira. Como conclusão, destacamos dois pontos relevantes: o primeiro, diz respeito a um levantamento analítico e intersemiótico entre a escrita de Hermilo e a produção teatral contemporânea em Pernambuco, que pode contribuir em futuros estudos na área de literatura e artes cênicas; enquanto, o segundo, consiste na produção de material teórico e analítico para o estudo das histórias em quadrinhos, no âmbito da Literatura Comparada, que reforça o caráter científico e relevante desta linguagem.

Presidente - 2247579 - YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
Interno - 2291987 - ALFREDO ADOLFO CORDIVIOLA
Externo à Instituição - ROBSON TELES GOMES - UNICAP
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 09:25