PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉLIO FERNANDO SANTANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÉLIO FERNANDO SANTANA DA SILVA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Meet
TÍTULO:

A RETÓRICA MULTIMODAL NAS FAKE NEWS


PALAVRAS-CHAVES:

fake news, multimodalidade enunciativa, retórica, pós-verdade


PÁGINAS: 92
RESUMO:

As fake news nos últimos anos desempenham papel fundamental no debate público em esfera global, o que para esta pesquisa remete analogamente ao caráter da Retórica (ARISTÓTELES) em suas origens clássicas relacionadas à democracia. Na Grécia, período em que o uso da “Palavra” se destacou sobremaneira nos assuntos sociais para solução de conflitos e busca de direitos pelos cidadãos. A pesquisa avalia que aproximação entre os dois tópicos ocorre na medida em que o discurso incutido nas fake news condicionam-lhes o status de argumento em prol ou contrário a determinados pontos de vista nas interações dialógicas, e, segundo alguns autores, essa tendência mantém relação com o fenômeno da Pós-Verdade (D’ANCONA; SANTAELLA; GENESINI, FERRARI). Historicamente, a retórica se caracteriza pela persuasão por meio da linguagem verbal, contudo o contexto digital atual fornece novos mecanismos linguísticos e multimodais que ampliam sua capacidade persuasiva. Entendemos ser a multimodalidade enunciativa fundamental para parte principal do êxito das fake news, visto que modos enunciativos combinados digitalmente lhe conferem e potencializam a verossimilhança, além de que esses arranjos se constituem atrelados a técnicas persuasivas que visam a anuência (acordo) do auditório particular (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA), que no cenário virtual defendemos a tese de paralelo com “as bolhas de filtros” (PARISER). Assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral é demonstrar como alguns preceitos fundamentais da retórica clássica aristotélica e perelmaniana são utilizados por meio da integração de modos enunciativos digitais nas fake news a fim de persuadir os auditórios.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCAS PAZOLINE DA SILVA FERREIRA - UFS
Externa à Instituição - MARIA FRANCISCA DE OLIVEIRA SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06