SEMIOSE E INTERSEMIOSE EM A PINTURA EM PÂNICO, DE JORGE DE LIMA
Intersemiose, Jorge de Lima, poema visual surrealismo, literatura brasileira
Esta dissertação de Mestrado pretende analisar a obra A pintura em pânico, publicada em 1943 pelo escritor e artista plástico alagoano Jorge de Lima, a partir de uma perspectiva de intersecção das linguagens verbais e não verbais, ou seja, nas formas como a palavra se semiotifica e se modifica em contato com a imagem, e vice-versa. Nosso intuito, com este trabalho, é interpretar o signo poético limiano e as suas reverberações extraverbais. Para este fim, partiremos dos estudos da Semiótica e da Intersemiose para guiar as nossas discussões. As pesquisas de Charles Sanders Peirce (2017), Décio Pignatari (1987 e 2004), Antonio Vicente Seraphim Pietroforte (2006, 2021), Roman Jakobson (1970) e Julio Plaza (2003), em especial, serão substanciais para embasar as nossas hipóteses, visto que as suas contribuições teóricas enriquecem a perspectiva de que a Semiótica, mais do que a semiologia saussuriana, amplia o pensamento sobre o universo sígnico e as suas potenciais incursões interartes.