PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA LEMOS MARINHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA LEMOS MARINHO DA SILVA
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

CONTORNOS MELÓDICOS EM SENTENÇAS INTERROGATIVAS PRODUZIDOS NA LEITURA EM VOZ ALTA POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO IPOJUCA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA PERCEPÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Contornos melódicos. Sentenças interrogativas. Conteúdos atitudinais. Leitura em voz alta.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação existente entre os contornos entonacionais e a produção e percepção de sentidos atitudinais em sentenças interrogativas. Abordaremos, mediante gravações de sinal de fala de leitura em voz alta realizada por 24 professores da rede municipal do Ipojuca-PE, 4 padrões melódicos do modo interrogativo — pergunta neutra, pergunta-confirmação, pergunta com estranheza e pergunta retórica — descritos por Moraes (2008). Buscamos respaldo teórico na Fonologia Entonacional, nos trabalhos de Pierrehumbert (1980), Ladd (1996) e Gussenhoven (2004); nas noções essenciais à análise das funções prosódico-entonacionais em Troubetzkoy (1949), Fónagy (1993), Pierrehumbert e Hischberg (1990), Aubergé (2002a, 2002b) e Moraes (2012, 2016); e em pesquisas que se ocuparam de separar o contrastivo da simples variação alofônica na entonação do Português Brasileiro (PB): (MORAES, 1993, 1998, 2008, 2016; MORAES & COLAMARCO, 2007; MORAES et al., 2011, 2015). Propomos estudo de padrões melódicos interrogativos do PB correlacionado ao processamento de leitura em voz alta em perspectiva gramatical. A leitura em voz alta de textos narrativos permeia os 5 experimentos executados. Em nosso corpus, constam 192 sinais de fala correspondentes à soma das leituras em voz alta, realizadas pelos 24 professores-colaboradores do estudo e 12 sinais de fala correspondente à leitura em voz alta realizada por leitor-controle (a própria pesquisadora). Os sinais de fala gravados foram transcritos fonético-fonologicamente no software Praat. Após a análise dos dados, concluímos principalmente que os professores-colaboradores: (1) nos experimentos de produção, nem sempre inferiram nos textos os significados atitudinais pretendidos, procedendo à realização prosódica de padrão proposicional diverso, o que provocou mudança na interpretação de dados enunciados; (2) nos experimentos de percepção, nem sempre inferiram os significados atitudinais pretendidos, o que trouxe alguma dificuldade para perceberem o mau ou o bom processamento da leitura em voz alta realizada pelo leitor-controle; (3) em experimento contendo áudios de interrogativas isoladas, conseguiram, em maioria, identificar o sentido atitudinal das interrogativas. No geral, a configuração das curvas melódicas das sentenças interrogativas e as respostas dos testes de percepção dos significados atitudinais confirmam os experimentos de Moraes (2008) responsáveis por determinar traços distintivos entonacionais de significados atitudinais do PB.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.036.814-** - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno - 1134370 - VICENTE MASIP VICIANO
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 16:14
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