PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: ROUSE CRISTIANE FARIAS TEIXEIRA E SILVA

DISCENTE: ROUSE CRISTIANE FARIAS TEIXEIRA E SILVA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: REMOTO - CAC

A ABORDAGEM CLIL NOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROGRAMAS BILÍNGUES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE RECIFE

Programa bilíngue; educação bilíngue; abordagem metodológica; CLIL; aquisição de segunda língua.

O aprendizado de uma língua estrangeira, principalmente daquelas faladas em países economicamente importantes na história mundial, como inglês, alemão, espanhol e francês, permaneceu restrito à elite brasileira por muitos séculos. Este cenário começa a se alterar a partir da segunda metade do século XX com o avanço da globalização e o consequente surgimento das novas tecnologias desenvolvidas para atingir o objetivo de comunicação entre os povos. Como parte dessa conjuntura social e econômica, blocos econômicos como a União Européia (UE) e o Mercosul, se formam, o que promove um avanço na integração e uma crescente demanda por mão-de-obra qualificada e capaz de viver e trabalhar em qualquer país sem barreiras linguísticas. Seria necessário, portanto, que trabalhadores já atuantes no mercado de trabalho aprendessem novas línguas e, concomitantemente, as escolas investissem no ensino de línguas para garantir ainda mais mobilidade para as gerações futuras. Destarte, para que línguas fossem aprendidas no menor prazo possível, novas metodologias e abordagens educacionais precisavam ser desenvolvidas. Este trabalho versa sobre a Abordagem Integrada de Língua e Conteúdo (CLIL), nascida na Europa, que tem por objetivo acelerar a aprendizagem de língua ensinando língua e conteúdo em uma mesma aula. Esta abordagem, apesar de nascida no final do século passado, ganha força no Brasil a partir de 2010, com o nascimento e crescimento de programas bilíngues oferecidos por editoras nacionais e internacionais para escolas do ensino básico. Com o intuito de analisarmos o uso desta abordagem, iniciamos a pesquisa investigando o contexto histórico do ensino e aprendizagem de segunda língua no país, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais, levando em consideração as condições sociais, políticas e educacionais da época. A partir daí, apresentamos detalhadamente a abordagem CLIL, sua origem e características, bem como suas variações no Brasil. Por fim, averiguamos a presença das características do CLIL nos livros didáticos utilizados em programas bilíngues da cidade de Recife, livros estes que afirmam utilizar esta abordagem como base na sua concepção. Nossa intenção com esta pesquisa é oferecer suporte para coordenadores e professores que queiram implantar um programa bilíngue em suas escolas, utilizando o CLIL como base para essa educação bilíngue.

Presidente - 2496134 - JOSE ALBERTO MIRANDA POZA
Interna - ***.744.464-** - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externo à Instituição - FABIO MARQUES DE SOUZA - UEPB
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 19:51