CULTURA DE APRENDER E CULTURA DE ENSINAR LÍNGUAS: CRENÇA DE PROFESSORES SOBRE A PRESENÇA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
aprendizagem ativa; crença de professores/ras; ensino e aprendizagem de língua inglesa; metodologia ativa de ensino.
Nas duas últimas décadas, os questionamentos e reflexões que emergiram tendo a sala de aula como pano de fundo, sobretudo, as indagações a respeito das abordagens e das metodologias de ensino de línguas estrangeiras (LE), em especial a língua inglesa (LI), têm contribuído para o fortalecimento de pesquisas em Linguística Aplicada (LA). Nessa esteira, os estudos de crenças de professores/ras têm emergido como possíveis respostas às perguntas que vêm surgindo, principalmente, no que tange o ensino e aprendizagem de LI mediado por metodologias consideradas como novas pelo discurso corrente. Desse modo, o presente estudo, realizado em duas escolas públicas do Estado de Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, tem como objetivo investigar as crenças de professores/ras de LI a respeito da presença das Metodologias Ativas de ensino no processo de aquisição de LI em nível médio das escolas públicas. Fundamentamo-nos à luz dos conceitos de Cultura de Aprender (línguas) e Cultura de Ensinar (línguas) com Erickson, 1986, 1987; Feiman-Nemser e Floden, 1986; Almeida Filho, 1993; Barcelos, 1995, 1999; Reynaldi, 1998); de crenças de professores/ras em Pajares, 1992; Barcelos, 1995, 2001, 2006, 2007) e de Aprendizagem ativa e das Metodologia Ativas de ensino em Bonwell e Eison, 1991; Kane, 2004; Wandberg e Rohner, 2009); Berbel, 2011; Borges e Alencar, 2014; Valente; De Almeida e Geraldini, 2018. Os sujeitos-participantes da pesquisa são dois professores LI de duas escolas (A e B) de ensino médio regular. Adotamos uma abordagem qualitativa-interpretativista de caráter descritivo para a coleta/geração e análise dos dados, onde, na primeira etapa, os participantes tiveram suas aulas observadas e, em segunda fase, ele/ela participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Como instrumentos de coleta/geração de dados foram utilizados: Observação das aulas (O); Notas de campo (NC) e Entrevistas individuais semiestruturadas (EI). Análises preliminares e embrionárias apresentam as crenças do e da professor/ra-participante como divididas em cinco categorias: 1) Crenças sobre o conceito de Metodologias ativas de ensino (MAE); 2) Crenças sobre aplicabilidade e o papel das MAE nas aulas de LI; 3) Crenças sobre a participação dos/das/des aprendizes em aulas de LI mediadas pelas MAE; 4) Crenças sobre a BNCC e as Metodologias ativas de ensino em aulas LI; 5) Crenças sobre a percepção dos/das/des estudantes a respeito da presença das MAE nas aulas de LI.