PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA BATISTA DOS SANTOS
DATA : 30/11/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

OS PERCALÇOS DA MULHER NA SOCIEDADE:

O Bildungsroman Feminino em As Três Marias De Rachel De Queiroz


PALAVRAS-CHAVES:

Autoria feminina; Bildungsroman; As Três Marias.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Este trabalho busca refletir sobre a condição da mulher na sociedade a partir do
Romance, As Três Marias (1939), da escritora Modernista, Rachel de Queiroz. Para
tanto, analisaremos como ocorre a formação da mulher a partir do conceito de
Bildungsroman, bem como sua variação feminina a partir dos conceitos de Pinto
(1990), Maas (2000) e Coqueiro (2014). Analisaremos as diferenças sociais comuns
aos gêneros, como também os entraves enfrentados pelas mulheres escritoras do
século XX. Como trataremos de uma variante do romance, visitaremos os estudos
de Bakhtin (1997), Lukács (2000), e Todorov (2009) os quais ao analisar as
circunstâncias locais e socias das épocas, conectam a literatura aos estudos
históricos e dessa forma, a vida do herói à realidade. Antes de focar nossa análise
no romance pretendido, traremos escritoras como as irmãs Brontë e Virginia Woolf
para as discussões sobre mulher e ficção, pensado como as questões de gênero
norteiam a trajetória das personagens femininas e suas mudanças interiores. O
Romance de Formação Feminino carrega as marcas do patriarcalismo e nessa
perspectiva analisaremos como acontece a formação das personagens femininas no
romance brasileiro, especificamente na narrativa de Rachel de Queiroz. Para além
disso, o texto aponta como se dá a educação feminina dedicada em preparar a
mulher para a vida familiar, bem como o impacto social causado pela resistência aos
valores vigentes. Em As Três Marias, investigaremos essas questões a partir do
encontro de experiências das três meninas após ingressarem em um colégio interno,
como também seus caminhos quando adultas. Por ser ambientado em um espaço
educacional repleto de julgamentos e exclusões, torna-se possível analisar os
percalços enfrentados pela mulher diante das concepções sociais tradicionalistas. O
ambiente externo ao Colégio mostra como essas convenções não se restringem ao
ambiente educacional. No tocante aos estudos sobre a condição da mulher na
sociedade, atenderemos às concepções de Simone de Beauvoir (1967), dentre
outros teóricos que levam essas reflexões para o campo literário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2166146 - KARINE DA ROCHA OLIVEIRA
Interno - 2247579 - YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 12:48
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