PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: AÍLLA CERES SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AÍLLA CERES SANTOS NUNES
DATA : 25/10/2022
LOCAL: REMOTO - CAC

A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA EM PERNAMBUCO

Competência Comunicativa. Competência Comunicativa Intercultural. Língua Estrangeira. Espanhol.

O termo competência comunicativa e posteriormente competência comunicativa intercultural nos leva a uma ampla visão do conceito de língua que apresenta, apesar das discrepâncias entre os autores em relação a suas dimensões, uma importância fundamental da gramática, da sociolinguística e da pragmática para a propagação de uma língua estrangeira. É indiscutível que a disseminação do ensino e a aprendizagem de ELE no período vigente, vem ultrapassando barreiras geográficas, políticas, culturais e sociais que exigem, do professor, alterações e reconstruções em suas técnicas, estratégias e métodos de ensino. Dessa forma, este trabalho surge a partir de um estudo que tem a intenção de refletir como e se a competência comunicativa intercultural está presente na formação de professores de língua espanhola em Pernambuco bem como, fornecer e apresentar um estudo cronológico do termo e de que forma um aluno pode ser competente em uma língua. Primeiro, tem-se um breve panorama histórico acerca do ensino de Línguas Estrangeiras, a reflexão dos documentos basilares para o ensino do espanhol no estado, a explanação da formação dos professores de espanhol em Pernambuco e o papel da universidade, baseados na experiência da nossa formação como discente das maiores universidades do estado. No segundo capítulo tem-se uma linha do tempo desde do conceito da CC até a competência CCI. Assim, partimos das atribuições de Hymes, na CC, analisando todo o seu desenvolvimento teórico até chegarmos na conceitualização CCI. Para o primeiro conceito, a partir das contribuições de Cenoz (2004), analisamos Canale e Swain (1980), Canale (1983), Bachman (1990), Bachman e Palmer (1996), Celce-Murcia, Dornyei e Thurreu (1995) e o Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR,2002). Para o segundo conceito, a partir das contribuições de Teixeira (2013), primeiro falaremos das contribuições de Michael Byram (1991), depois partiremos para as atribuições de Ting-Toomey e Kurogi (1998), Hamilton, Richardson e Shuford (1998) e, por fim, o modelo de Darla Deardorff (2006). No terceiro capítulo, temos uma proposta pedagógica aplicada aos professores, baseada nos conceitos apresentados e estudados.

Presidente - 2496134 - JOSE ALBERTO MIRANDA POZA
Externa ao Programa - 2250477 - CRISTINA CORRAL ESTEVE - UFPE
Notícia cadastrada em: 01/10/2022 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08