PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA DE FRANCA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAISSA DE FRANCA SILVA
DATA : 07/10/2022
LOCAL: google meet 14 h.

AS FACES DA MORTE-MULHER NA POESIA DE RUBÉN DARÍO E CRUZ E SOUSA

Morte-mulher; Poesia simbolista; Rubén Darío; Cruz e Sousa; Tematologia

A morte nas artes em geral, em especial na literatura, ocupa um espaço indiscutível sendo alegorizada, personificada nas mais distintas eras, povos e culturas; recebeu rostos, corpo, expressões e atributos que foram moldados ao longo do tempo e dos aspectos contextuais de cada tempo. Diante disto, esta investigação se propõe a analisar o tema da representação da morte como mulher na literatura finissecular oitocentista, em particular, na poesia de Rubén Darío e Cruz e Sousa à luz da Tematologia, campo da literatura comparada que se interessa pelo estudo de temas e motivos nas obras literárias. Para fazer essa análise, em especial, nos detivemos nas transformações que os séculos XVIII e XIX sofreram influenciados pelo Racionalismo, Iluminismo e Positivismo, bem como as revoluções populares que permearam todos esses anos a fim de compreender o contexto sócio-histórico em que surgiram o Romantismo e, posteriormente, o Neorromantismo, também chamado de Simbolismo. Por conseguinte, analisaremos poemas escolhidos das obras de Rubén Darío, poeta modernista nicaraguense que foi influenciado pela estética simbolista vigente à época na Franca, bem como alguns poemas escolhidos de Cruz e Sousa, poeta simbolista, pré-modernista, brasileiro, afim de evidenciar onde os traços da morte-mulher se aproximam e onde se distanciam na poesia simbolista ibero-americana.

Interno - 1826432 - DARIO DE JESUS GOMEZ SANCHEZ
Externo à Instituição - MARCUS ROGERIO TAVARES SAMPAIO SALGADO
Notícia cadastrada em: 30/09/2022 08:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11