PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DA SILVA LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA DA SILVA LUCENA
DATA : 03/10/2022
LOCAL: UFPE_Remoto

NARRATIVAS DO ACOLHIMENTO: RESSONÂNCIAS POLÍTICO-DISCURSIVAS DA INTEGRAÇÃO ESCOLAR DO REFUGIADO VENEZUELANO NO MUNICÍPIO DE IGARASSU/PE

Refugiados. Venezuelanos. Escola. Acolhimento

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os atravessamentos político-discursivos na integração escolar dos refugiados venezuelanos em Igarassu/PE e suas possíveis implicações na narrativa da subjetividade desta juventude migrante. Em 2018, com a chegada do novo perfil de alunos das escolas públicas das cidades da região metropolitana do Recife despertou-nos o alerta de que as escolas, neste momento, não estavam preparadas para tal inserção, tampouco a comunidade escolar como um todo, composta por funcionários de diversas funções e os pais dos alunos. Esse cenário, acompanhado por um momento crítico no plano político brasileiro, provoca-nos a buscar como está sendo o tratamento que, as crianças e jovens venezuelanos, chegados ao Brasil na condição de refugiados, e suas famílias, estão recebendo nas escolas. Inicialmente, acompanhando esta questão a partir de sua repercussão no espaço virtual, entendemos que a chegada de venezuelanos no Brasil não é só considerada como uma causa humanitária, mas extremamente política. Por isso, o interesse e a necessidade de avaliar as ressonâncias político-discursivas da integração escolar dos venezuelanos no Brasil. Levando em consideração o processo de subjetivação e identificação, acreditamos que trazer para discussão as ressonâncias político-discursivas do processo de integração escolar dos refugiados venezuelanos permitir-nos-á entender como a construção de um imaginário sobre o espaço de refúgio e o sujeito refugiado têm consequências diretas no ensino de línguas, tanto materna, como estrangeiras posto que, com o contato, podemos identificar o que a mudança de língua, ou o uso duplo, isto é, o uso atravessado de ambas línguas em condições e dizeres diferentes, nos diz discursivamente em termos de efeitos de sentidos, o que nos concederá entender o que significa ensinar língua materna e estrangeira no contexto de migração. Incialmente, o primeiro movimento de análise trata-se discutimos as condições de produção da chegada dos venezuelanos ao brasil, recuperando o contexto político-histórico que culminou com a crise na Venezuela e como isso repercute no Brasil, a partir de comentários de leitores no espaço virtual e etc; em seguida, realizou-se um trabalho etnográfico na escola, a partir do qual tiramos as primeiras análises sobre a constituição da subjetividade dos alunos imigrantes/refugiados na escola; logo,  iniciamos entrevistas  com professores e pais; e por fim (4) realizamos a oficina de desenho e texto com crianças e adolescentes venezuelanos, sendo essas duas últimas etapas objetos da análise principal desta pesquisa.

Presidente - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Externo à Instituição - ANGELA DERLISE STUBE
Externa à Instituição - MARIA ONICE PAYER - CNPq
Notícia cadastrada em: 01/09/2022 14:57