PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: EDUARDO OLIVEIRA HENRIQUES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO OLIVEIRA HENRIQUES DE ARAUJO
DATA : 20/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS
TÍTULO:

AS FORMAS DE SER NO LIVRO DIDÁTICO: UMA INVESTIGAÇÃO DIALÓGICA DE “GÊNEROS SOCIAIS”, “SEXUALIDADES” E “SEXO” NA COLETÂNEA LITERÁRIA DE PORTUGUÊS: LINGUAGENS


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático de Português; Teoria Dialógica do Discurso; Linguística Aplicada; Gênero Social; Sexualidades. 

 

PÁGINAS: 251
RESUMO:

O objetivo primaz desta tese é refletir sobre o discurso acerca de “Gênero Social, Sexualidades e Sexo” no Livro Didático de Língua Portuguesa. De início, tomando por sustentáculo a Teoria Dialógica da Linguagem fundamentada no Círculo de Bakhtin, defendeu-se a noção de Livro Didático como um gênero do discurso, ideologicamente constituído e ideologicamente elaborado para utilidades e utilizações igualmente ideologizadas. Entendendo-se ser o próprio manual  um discurso, o qual urde discursos sobre todos os objetos de que trata, orientando a percepção deles a partir de pontos de vista que encontram nas características composicionais, temáticas e estilísticas do livro mecanismos de reafirmação e de apagamento operados ideologicamente. Por segundo passo, mantendo-se a base bakhtiniana de estudos da linguagem, orientou-se o foco analítico para o conceito de verbo-visualidade de Brait (2012a, 2012b). Tal episteme contempla uma compreensão outra de texto, assim como de experienciação inter-relacional dialógica de discursos, determinando por enfoque o Livro Didático como um texto e um discurso que opera diferenciadas semioses em seus trabalhos de pedagogização do mundo social. Em seguida, aliaram-se à Teoria Dialógica os Estudos Queer e a Linguística Aplicada a fim de construir um quadro epistemológico transdisciplinar que observasse os conceitos de “Gênero Social”, “Sexualidades” e “Sexo” consoante perspectivas nocionais discursivas situadas sociohistoricamente. Isso  com vistas à investigar movimentos do livro sejam no sentido de naturalização dessas questões como situadas dentro de uma lógica em que “certo” e “errado” seriam expontâneos, sejam no tocante à edificá-las como construto cultural e ideologicamente determinado. Tal percurso a fim de erigir o coletivo teórico-metodológico necessário à investigação das formas pelas quais o Livro Didático de Língua Portuguesa aborda “Gênero Social”, “Sexualidades” e “Sexo” como discursos. Esses constituem-se por e advogam a favor de posicionamentos ideológicos que têm no manual, entendido como enunciado, um mecanismo de projeção desses direcionamentos como verdades pedagogizadas e exploradas como parte da experiência escolar dos brasileiros. Diante disso, o Livro Didático Português: Linguagens, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, teve a coleção para o Ensino Médio selecionada para a análise discursiva, de caráter qualitativa. Em vitude de ser uma das coleções mais vendidas do país e participante de todas as edições do PNLD desde 2005 até 2015, e havendo sido a obra submetida a editais que averbavam questões identitárias e legitimadoras de discursos de minorias nas salas de aula e em seus materiais, comtemplaram-se textos em que identificou-se a combinação de recursos verbo-visuais. Através das materialidades textuais que aliam a ilustração à escritura, o corpus foi perscrutrado pelas lentes da Análise Dialógica do Discurso com o fito de se compreender a ideologia subjacente à discursivização de “Gênero Social”, “Sexualidades” e “Sexo” enquanto conteúdo de ensino e de aprendizagem e do campo do currículo no livro. Por conseguinte, os resultados da pesquisa afirmam que o Livro Didático, no contexto expecífico da coleção avaliada, apresenta uma proposta pouco inovadora concernente à exploração temática em sala de aula, não fomentando questões essenciais à formação cidadã averbadas na LDB, nos PCN, nas OCEM e no PNLD. A esses documentos norteadores o manual responde tagencialmente, de forma que dá seguimento a apagamentos historicamente elaborados para o corpo e as identidades, bem como reforça ideologias naturalistas, biologizantes, em detrimento da construção social como epistemologia para “Gênero Sexual”, “Sexualidades” e “Sexo”. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651569 - SIANE GOIS CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Interna - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Interna - 1705946 - SONIA VIRGINIA MARTINS PEREIRA
Externa ao Programa - 026.725.714-73 - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFPE
Externa ao Programa - 2379718 - OTAVIA PINHEIRO PEDROSA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 08/12/2021 12:15
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