PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Plataforma meet
TÍTULO:

ARQUITETURAS TECNODISCURSIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA(GEM): TEXTOS DIGITAIS E LETRAMENTOS EM (TRANS)FORMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Texto. Letramentos. Tecnodiscurso. Ensino-aprendizagem de línguas. Formação docente.



PÁGINAS: 230
RESUMO:

 

A forma como organizamos as nossas interações tem sido cada vez mais permeada pelas tecnologias digitais, as quais possibilitam novos modos de produção, organização e circulação dos textos. Esse contexto coloca desafios teóricos e pedagógicos para o trabalho com as produções digitais, que demandam ampliações e redimensionamentos das noções de texto e letramento. Nesse sentido, partindo de uma abordagem transdisciplinar, a presente pesquisa integra contribuições advindas dos estudos sobre as configurações dos textos na atualidade (CAVALCANTE et al., 2019), bem como sobre os (novos/multi/trans) letramentos (STREET, 2014; HAMILTON, BARTON, IVANIC, 2000; GEE, 2015; KLEIMAN, 1995; 2015; NEW LONDON GROUP, 1996; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, KALANTZIS; COPE, 2008; COPE; KALANTZIS, 2000; 2009; 2015), sua dimensão trans/multimodal (SHIPKA, 2016) e tecnodiscursiva (PAVEAU, 2017, 2019, 2021), com o objetivo de investigar os modos de produção digital no contexto de ensino online e na elaboração de propostas de ensino de línguas, tendo como foco os aspectos composicionais e pedagógicos mobilizados pelos professores em formação, participantes da pesquisa. A presente pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso intervencionista de natureza qualitativa-interpretativista (MOITA LOPES, 1994; SEVERINO, 2007; ANDRÉ, 2013), e explora os dados gerados a partir de um minicurso remoto, em que participaram professores em formação, licenciandos do curso de Letras.  Partimos das trajetórias de produção tecnodiscursiva dos professores em formação na comunidade do minicurso na plataforma de ensino-aprendizagem online Scholar (Common Ground/ Universidade de Illinois), tendo como culminância a construção de módulos digitais de aprendizagem para o ensino de línguas. Tais módulos, enquanto artefatos digitais, permitem ao participante-professor em formação incorporar de forma ativa, elementos tecnodiscursivos próprios do ecossistema digital (trans/multimodal, hipertextual, deslinearizado) para organizar e orientar pedagogicamente sua prática docente. Com isso, defendemos a importância da criação de oportunidades para experimentação e engajamento com essas novas formas de construção de sentidos na formação docente, de modo a fazer o professor em formação refletir sobre os seus repertórios e ampliá-los, experienciando de forma prática as potencialidades do digital, tanto como produtores de textos quanto como professores, refletindo criticamente sobre os desafios e possibilidades das formas de construção de significados na web. Assim, esperamos que a pesquisa contribua para o trabalho com o texto em ambiente nativo digital e com as potencialidades tecnodiscursivas de ecossistemas online.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1999641 - SUZANA LEITE CORTEZ
Interna - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externa à Instituição - ANGELA PAIVA DIONISIO - UFPE
Externa à Instituição - MARIA EDUARDA GIERING - Unisinos
Notícia cadastrada em: 11/11/2021 10:27
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