PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA GENUINO DE ALBERTIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EDUARDA GENUINO DE ALBERTIN
DATA : 27/10/2021
LOCAL: Remotamente, via google meet
TÍTULO:

PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO: ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ENSINO PARA AS AULAS DE LÍNGUA(GEM)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de língua(gem). Pedagogia dos multiletramentos. Material didático. Protótipo de ensino.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

No cenário de incertezas e de rápidas mudanças (MOITA LOPES, 2013), é possível notar como o avanço das tecnologias digitais da informação e da comunicação têm potencializado múltiplos modos de comunicação, a partir de diferentes linguagens. Além disso, têm facilitado um contato maior com culturas distintas, de lugares os mais distintos. Tal multiplicidade está presente na sala de aula de maneira latente nas práticas de letramento dos alunos. Essas mudanças impactam, ainda, os materiais didáticos, já que os impressos nem sempre dão conta das necessidades pedagógicas de um alunado que produz e consome, cada vez mais, textos multimodais e multiculturais. Nesse contexto, a presente pesquisa, caracterizada como documental e qualitativo-interpretativista, tem como objetivo elaborar e analisar um material didático digital, o protótipo de ensino (ROJO, 2017a), para o ensino de língua(gem). Situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003; KLEIMAN, 2013), este trabalho objetiva construir e analisar tal material à luz da proposta do Grupo Nova Londres, conhecida como pedagogia dos multiletramentos (GNL, 2021 [1996]); COPE; KALANTZIS, 2006). Este desenho pedagógico enfatiza o trabalho com textos multiculturais e multimodais, a fim de que o aluno possa desenhar crítica e autonomamente outras realidades. Assim, buscamos observar de que forma as diferentes linguagens e culturas, as tecnologias digitais da informação (TDIC) e a pedagogia do Grupo de Nova Londres são abordadas ao longo do protótipo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externa à Instituição - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 12:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03