PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO LESSAS JOSE DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO LESSAS JOSE DE ALMEIDA
DATA : 18/04/2024
LOCAL: Remotamente
TÍTULO:

REDES SOCIAIS E A TEORIA DA RELEVÂNCIA: cognição e hipertextualidade na dinâmica das redes


PALAVRAS-CHAVES:

Hipertextualidade.  Redes sociais. Teoria da Relevância. Hiper-ostensividade. Inferenciação.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo central analisar os padrões enunciativos no contexto da hipertextualidade de algumas das principais plataformas de redes sociais contemporâneas, como YouTube, Instagram e TikTok  (não
necessariamente nesta sequência), de forma a deduzir hipoteticamente as estratégias ostensivo-inferenciais subjacentes ao processo comunicativo do que compreendemos como hipertextualidade (Xavier, 2009), uma vez que tomamos tais estratégias como parte dos nossos dispositivos cognitivos em contextos de uso. Consideramos também que o processo enunciativo é significativo em oposição ao conceito de decodificação uma vez que estamos lidando com hipertextos, assumimos que as proposições se dão no nível da enunciação em detrimento do processamento de protocolos técnicos apenas (Levinson, 2010; Sperber e Wilson, 1995[1986]; Marcuschi, 2008). Para tanto, fazemos uso do arcabouço teórico da Pragmática Cognitiva que tem na Teoria da Relevância sua maior contribuição para os estudos da modularidade da mente. De acordo com Sperber e Wilson (1995[1986]), qualquer estímulo informacional provoca o acionamento de dispositivos representacionais que
contribuem com processamento inferencial. Nesse sentido, a compreensão alcança seus objetivos quando as intenções são mutuamente manifestas paraambos o comunicador e sua audiência. O reconhecimento da presunção de relevância é a base para o Princípio Cognitivo de Relevância o que explica as etapas do cômputo inferencial (Clark, 2013; Silveira e Feltes, 2002; Sperber e Wilson, 2020). Nossa hipótese é que essas funções perceptuais são subjacentes à produção e difusão de informação na hipertextualidade. Enquanto fenômeno comunicativo, a hipertextualidade é definida nesta tese como o processo de produção textual a partir da mesclagem intencional e propositiva de módulos linguísticos que se constituem enunciativamente e se
valem do processamento ostensivo-inferencial para o direcionamento ótimo da compreensão dos usuários ao interagirem com hipertextos. Sustentamos que os dados da pesquisa levam a considerações acerca das características enunciativas particulares à hipertextualidade e que apontam para o fenômeno como um processo operacional em sistemas de hiper-ostensividade, pois a hipertextualidade nas redes sociais é diversa, construída em níveis de ostensividade que variam de acordo com as propostas enunciativas do ato comunicativo em questão. Assim, nossa pesquisa em hipertextualidade compreende que lidamos com sistemas de interpretação complexos, dependentes de estímulos múltiplos em construções enunciativas significativas


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLEIDSON JACINTO DE FREITAS - IFAl
Externo ao Programa - 1851053 - EMANUEL CORDEIRO DA SILVA - nullExterna à Instituição - MARIA EDUARDA GIERING - Unisinos
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Presidente - 1705946 - SONIA VIRGINIA MARTINS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 12/04/2024 13:00
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