PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CRISTINA DA SILVA CANDIDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA CRISTINA DA SILVA CANDIDO
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Via Google Meet

SILÊNCIOS QUE RESSOAM: AS NARRATIVAS FEMININAS E A DESCOLONIZAÇÃO DOS PAPÉIS DE GÊNERO NO ROMANCE EL CORAZÓN DEL SILENCIO DE TATIANA LOBO

Papéis de gênero; Feminismo descolonial; Ditaduras latino-americanas; Romance histórico; Literatura hispano-americana

Diferentes formas de silenciamentos podem ser percebidas nos países do Cone Sul que enfrentaram períodos ditatoriais. Silenciamento de vozes, ideais, corpos e existências. No que concerne às mulheres, esse silenciamento ganha ainda mais textura, pois nos acompanha desde o período colonial, contudo, encontro na Literatura hispano-americana caminhos para que esses silêncios ressoem, visto perceber nela um campo de alteridade e significados. Dito isso, esta dissertação tem como objetivo analisar as narrativas femininas delineadas no romance El Corazón del Silencio (2004) da escritora chilena - costa-riquenha Tatiana Lobo. Por meio de sua obra, proponho identificar novos olhares sobre a descolonização dos papéis de gênero para compreender como a opressão de gênero funciona e se reproduz, embasada em teóricas feministas decoloniais como Gloria Anzaldúa (1987), Lélia Gonzalez (2020), Rita Segato (2018), María Lugones (2014), bem como outras. Com uma prosa poética e evocativa a autora entrelaça o contexto ditatorial chileno com sua narrativa. Assim, é possível estabelecer relações com os demais países da América Latina que compartilham do mesmo passado repressivo. Dessa forma, apesar de seus personagens figurarem em um período violento de silenciamento, a obra ficcionada pela autora nos brinda personagens complexos, multifacetados que ocultam segredos no cerne desses eventos históricos e sociais. As complexidades das relações humanas surgem na obra como motriz para elaboração desse período político e social que desestruturou a sociedade chilena com fissuras que se perpetuam até a conjuntura atual. Nessa abordagem, teóricos da historiografia como Bazarra (2019), Vasconcelos (2020), e Santos (2020), contribuem para formulação do contexto histórico à luz do romance. Com isso, a obra de Tatiana Lobo (2004) nos possibilita atravessar as linhas históricas invisíveis daqueles que tentaram ir contra o regime e que, apesar dos intentos dos autoritários de apagá-los, ainda assim deixaram vestígios que a Literatura consegue esboçar e a partir daí dar sentido ao passado.

Presidente - 2166090 - IMARA BEMFICA MINEIRO
Interna - 1025436 - CATARINA AMORIM DE OLIVEIRA ANDRADE
Externa à Instituição - ERICA THEREZA FARIAS ABREU
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 15:00