PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDEIR GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDEIR GOMES DA SILVA
DATA : 06/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

“Me desculpem, mas não deu mais”: a Avaliatividade em mensagens de adeus


PALAVRAS-CHAVES:

Mensagens de adeus; Avaliatividade; Linguística Sistêmico-Funcional; Suicídio.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Neste trabalho, analisamos 23 textos à luz do Sistema de Avaliatividade. Os textos escolhidos contêm mensagens de adeus, a saber, textos escritos por pessoas que cometeram suicídio, e se enquadram em distintos gêneros (carta, bilhete, tuíte e postagem no Facebook). A partir das escolhas linguísticas dos autores, buscamos identificar elementos avaliativos que revelam o posicionamento e comportamento deles a respeito das coisas, das pessoas e de seus últimos momentos de vida. Para essa investigação, baseamo-nos na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 2002), que concebe a linguagem como um rede de escolhas entre opções, orientadas por seleções dentro de paradigmas disponíveis. Nesse aspecto num texto, os significados são trabalhados e instanciados em textos que são multidimensionais, de acordo com as três metafunções da linguagem, das quais destacamos a Avaliatividade, sistema discursivo que analisa os tipos de atitudes que são negociados em um texto, a força dos sentimentos envolvidos e as maneiras pelas quais os valores são obtidos e os leitores alinhados (MARTIN; ROSE, 2003). A Avaliatividade é constituída por três subsistemas – Atitude, Engajamento e Gradação – que, juntos, propõem categorias de classificação dos elementos linguísticos usados em nossas avaliações sobre objetos, eventos, pessoas e seus comportamentos, da perspectiva do texto (NUNES; CABRAL, 2013).  Compreendendo que as realizações da Avaliação demonstram os valores discutidos e aceitos no discurso, destacando as dinâmicas de poder e de colaboração presentes no contexto (MARTIN; WHITE, 2005), e que essas manifestações se refletem nas estruturas linguísticas, como qualidades, processos ou observações (VIAN, JR. 2023), nosso objetivo fundamental é investigar os principais fatores léxico-gramaticais encontrados no material selecionado, identificando as principais atitudes negociadas nos textos, o posicionamento da voz autoral em relação a outras vozes que podem surgir e a acentuação, atenuação, quantificação e qualificação das avaliações realizadas. O corpus escolhido para essa análise é composto por mensagens, produzidas no Brasil entre os anos de 1903 e 2022, e categorizadas em três grupos, a partir de informações contextuais: causas sentimentais, causas sociais e causas patológicas. A análise é feita, portanto, a partir da identificação de elementos avaliativos nos textos de acordo com o grupo, sem deixar de considerar o meio de divulgação, o período temporal, as informações contidas nas mensagens, bem como informações extratextuais. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1767200 - MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA
Externa à Instituição - ANA CAROLINA ALMEIDA DE BARROS - CMB
Externa à Instituição - FABÍOLA APARECIDA SARTIN DUTRA PARREIRA ALMEIDA - UFG
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 09:44
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