PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: MARIANA FERREIRA SCHULZ

DISCENTE: MARIANA FERREIRA SCHULZ
DATA : 15/03/2024
LOCAL: Google MEET

INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o ensino de inglês sob a perspectiva de língua franca

interculturalidade crítica; formação de professores; ensino de inglês; inglês como língua franca; linguística aplicada.

O objeto desta pesquisa é o ensino de inglês como língua franca em uma perspectiva intercultural crítica. Considerando o ensino-aprendizagem de língua estrangeira como um processo que vai além da instrução de estruturas gramaticais e lexicais, propõe-se uma reflexão acerca do papel da interculturalidade enquanto viés crítico de ensino que busca promover o respeito, igualdade e justiça social. Sendo o inglês uma língua franca que abre portas para a interação com sujeitos de todas as nacionalidades, defendemos o ensino desta língua como um direito, e não como uma commodity. Para tal, é de suma importância que se proporcione uma sensibilização dos aprendizes para outras culturas e cosmovisões de maneira não-hierarquizada, questionando relações de poder e desigualdades sociais. Para aproximar esta reflexão da prática, realizamos um estudo de caso com professores em formação. Assim, propusemos uma intervenção no formato de oficina, que foi realizada em seis encontros remotos de duas horas cada com alunos do sexto e sétimo semestre da graduação em Letras Inglês da UFPE e UFCG. Portanto, a pesquisa consistiu em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica para aprofundar a compreensão acerca do tema estudado; (2) realização da oficina/intervenção e coleta de dados; (3) análise dos dados obtidos. A segunda etapa incluiu três instrumentos de coleta de dados: um questionário virtual no início, o diário da pesquisadora ao longo dos encontros e, ao final, uma entrevista semiestruturada em grupo, que foi gravada em vídeo. O objetivo principal da coleta de dados durante a intervenção foi verificar a tomada de consciência dos participantes acerca da relevância das contribuições da perspectiva intercultural no ensino de língua inglesa, ao mesmo tempo em que visou contribuir com a formação desses futuros professores, produzindo conhecimento em conjunto com eles ao longo dos encontros da oficina. Por fim, os dados coletados nos permitiram comparar as percepções iniciais e finais dos participantes, avaliando qualitativamente os efeitos da perspectiva estudada quando posta em prática.

Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Externo à Instituição - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 11:37