PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: ARLLEY ANTONIO DE MELO SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLLEY ANTONIO DE MELO SOUZA
DATA : 15/03/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

A autocorreção por meio da reorganização sintática em tempo real: uma abordagem metacognitiva na formação inicial de professores de Francês Língua Estrangeira (FLE)


PALAVRAS-CHAVES:

Francês Língua Estrangeira; Produção Oral; Reorganização Sintática; Autocorreção

 


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O pano de fundo em que se insere esta pesquisa diz respeito à latente necessidade do fomento de mais reflexões acerca do ensino/aprendizagem da oralidade do Francês Língua Estrangeira (FLE). Um dos aspectos pertinentes da oralidade encontra respaldo no termo reorganização sintática, cunhado por Tanguy (2018), e entendido neste estudo como a autocorreção de frases durante a produção oral com o objetivo de comunicar o que se quer dizer de maneira mais assertiva. Considerando a pertinência deste tema, perguntamo-nos quando e como esta estratégia da reorganização sintática pode se tornar consciente e útil para o desenvolvimento da produção oral dos professores de FLE em formação inicial. Ela pode servir como um elemento de autoavaliação metacognitiva de sua aprendizagem? E o que a tomada de consciência desta estratégia lhes pode trazer de profícuo? Assim, o objetivo geral desta pesquisa, de cunho qualitativo, é investigar a reorganização sintática enquanto evidência de autocorreção na produção oral de professores em formação inicial de língua francesa do nível B1. Os dados dessa pesquisa foram retirados das transcrições de gravações de encontros de conversação que versavam sobre diversos temas motivadores de fala livre e espontânea – falar de si, comentar notícias, expressar sua opinião e contar uma história. Investigou-se a existência e o tipo de estruturas linguísticas mais recorrentes nas falas reorganizadas pelos participantes. Verificou-se, também, através de um questionário, o nível de consciência dos participantes da pesquisa acerca da sua capacidade de autocorreção e das reorganizações sintáticas por eles realizadas. Os resultados demonstraram que os professores em formação inicial de nível B1, participantes da pesquisa, recorrem à reorganização sintática de estruturas elementares da língua francesa como estratégia de autocorreção. Assim, observamos que esse processo ocorre de forma inconsciente, já que os relatos coletados apontam que este é um aspecto cuja tomada de consciência metacognitiva é pouco difundida durante sua jornada acadêmica.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interno - ***.763.924-** - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFCG
Externo à Instituição - VILTON SOARES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 11:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09