PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: RAYANE MINEIA VENCESLAU FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANE MINEIA VENCESLAU FERREIRA
DATA : 04/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 201 (reunião híbrida)
TÍTULO:

William Shakespeare dos sonhos: adaptações e apropriações das peças Sonho de uma Noite de Verão e A Tempestade em Sandman (1988-1996)


PALAVRAS-CHAVES:

Adaptação; Apropriação; Shakespeare; Histórias em Quadrinhos; Graphic novels


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo de adaptação das peças teatrais Sonho de uma Noite de Verão (1600) e A Tempestade (1611) de William Shakespeare para histórias em quadrinhos (HQs), através de um estudo acerca de capítulos homônimos da graphic novel (romance gráfico) Sandman (1988-1996), de Neil Gaiman. Sandman é uma graphic novel bastante reconhecida e aclamada, sendo vencedora do prêmio literário World Fantasy Awards. Uma de suas características mais marcantes é a construção por meio da intertextualidade e de processos adaptativos peculiares na produção de roteiros originais. Por esse motivo, as adaptações das peças de Shakespeare em Sandman foram analisadas seguindo a teoria de adaptação de Linda Hutcheon (2011), que propõe uma percepção mais ampla do termo adaptação: um processo de recriação de uma obra pré-existente sob novo formato, não se limitando às adaptações de obras literárias para outras mídias. Essa teoria permitiu uma abordagem mais abrangente e aprofundada entre as HQs e as peças teatrais. Em confluência com as perspectivas teóricas de Hutcheon, Julie Sanders (2006) define a apropriação como uma forma de intertextualidade e como a prática de tomar emprestado ou utilizar elementos de uma obra anterior. Esse conceito também serviu de base para a análise e interpretação de personagens da HQ Sandman que foram criados com base em pessoas reais ou personagens pré-existentes. Discutimos, primeiramente, algumas definições para o termo histórias em quadrinhos, ao mesmo tempo em que apresentamos uma discussão acerca do processo de legitimação cultural que esta manifestação artística sofreu desde o seu surgimento. Em seguida, buscamos reconhecer como os modos de engajamento propostos por Hutcheon (2011) foram utilizados como artifício por Gaiman na composição dos capítulos de Sandman em questão. Por último, buscamos compreender como elementos composicionais dos quadrinhos, tais como cores, requadros, fontes, balões e legendas, influenciam processos de adaptação. As conclusões mostraram que, nas adaptações em questão, Neil Gaiman recorre ao uso de estratégias de apropriação por meio das quais ele reproduz alguns dos principais temas presentes nas peças teatrais shakespearianas citadas, como o sonho e o fazer artístico. O recurso da apropriação também foi utilizado por Gaiman em Sandman no processo de criação do personagem homônimo baseado na figura histórica de William Shakespeare. Além disso, identificamos que o modo de engajamento mais empregado por Gaiman foi o "mostrar ↔ mostrar", típico entre artes performativas, mas não delimitado extensivamente por Hutcheon (2011).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2247579 - YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
Externa ao Programa - 2166146 - KARINE DA ROCHA OLIVEIRA - UFPEExterna à Instituição - MÁRCIA TAVARES SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 18:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10