A TRANSCULTURAÇÃO, O ATLÂNTICO NEGRO E A REPRESENTATIVIDADE DAS IDENTIDADES DIASPÓRICAS EM JACOBS E WILSON.
Transculturação, Atlântico negro, Diáspora, Identidades culturais, narrativas escravas.
A presente tese tem como corpora de estudo as obras Incidentes na vida de uma garota escrava (1861), de Harriet Ann Jacobs e Our Nig: quadros da vida de uma negra livre (1859), de Harriet E. Wilson. O objetivo é cotejar de forma comparativa as duas obras escritas por essas mulheres negras no século XIX no âmbito das narrativas escravas do período antes e durante a Guerra da Secessão e analisar como elas representam suas identidades culturais/nacionais transculturadas nos espaços sociais e geográficos que representam o Atlântico negro da sociedade estadunidense. A base teórica e objetivos de análise estão calcadas em três categorias: a transculturação de Ortiz (1940), Rama (Rama, 2008) e Walter (2009), o Atlântico negro de Gilroy (2001) e as identidades culturais/nacionais diaspóricas para as foram usadas Glissant (2005), Bhabha (2013), Hall (2013) e Butler: Domingues (2020), entre outros. A pesquisa qualitativa será feita na área dos estudos culturais negros através da leitura e cotejamento das obras objeto de estudo, texto teóricos, artigos científicos, dentre outros. Os dados serão coletados através da revisão da literatura e entabulados na forma das considerações finais. Os resultados aguardados serão que as autoras transculturam suas identidades através dos contatos dinâmicos de suas culturas em diáspora.