PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Remoto

AVALIAÇÕES SUBJETIVAS DE ESTUDANTES GUINEENSES DA UNILAB-CE SOBRE OS PADRÕES DE CONCORDÂNCIA VERBAL

Reação subjetiva; testes de crenças; testes de atitudes; sintaxe de concordância; estudantes guineenses

A questão da avaliação subjetiva de variantes se assenta teoricamente no levantamento de crenças e atitudes a respeito de algum fenômeno variável próprio de línguas ou variedades dialetais em termos de atribuição de valores de prestígio e de estigma. Nesse âmbito, um fenômeno particularmente variável na variedade do português é o uso das formas de referência ao interlocutor. Em razão disso, o principal objetivo desta tese é o de aplicar testes de avaliação de atitudes e crenças aos estudantes guineenses da UNILAB-CE para avaliar se há valores sociais de estigma e prestígio relacionado aos padrões de concordância verbal. Tal variedade não europeia foi selecionada para análise em vista da escassez de trabalhos linguísticos sobre ela e da necessidade de descrição do Português de Guiné Bissau para o processo de reconstrução sócio-histórica dessa língua em situações de contato, questões de atitudes, questões funcionais e formais. Para tanto, lançaremos mão dos arcabouços teóricometodológicos da Sociolinguística variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, [1968] 2006]; LABOV, [1972], 2008, 2003, 2001, 1994) e dos estudos de atitudes linguísticas (CARDOSO, [1989]2015; LABOV, 2010; BOTASSINI, 2009; LAMBERT & LAMBERT, 972), caminharemos, ainda, rumo ao fenômeno da CV correlacionando-o a grupos de fatores linguísticos e extralinguísticos. Os resultados parciais referentes aos testes de crenças mostram que (i), por um lado, os dados obtidos com base na dimensão do poder apontaram para a existência de um valor de prestígio atribuído ao português europeu, que se origina, de= modo geral, devido a compreensão de pertencimento da língua ao colonizador; (ii) por outro lado, os dados analisados com base na dimensão de gramatical apontaram para uma aceitação maior de todos os grupos de avaliadores pela norma padrão da língua.

Presidente - ***.036.814-** - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno - ***.672.113-** - ANDERSON ALMEIDA DA SILVA - UFPI
Externo à Instituição - ALEXANDRE TIMBANE - UNILAB
Notícia cadastrada em: 14/02/2024 10:33