PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: CICERO NESTOR PINHEIRO FRANCISCO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERO NESTOR PINHEIRO FRANCISCO
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGL - UFPE CAMPUS RECIFE

O PAPEL ESTRATÉGICO DOS JOGOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA EM LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Leitura. Proficiência em Língua Inglesa. Jogos digitais. Neurociência.

Dentre as várias abordagens da linguística aplicada, há a preocupação de como os princípios linguísticos podem ser utilizados, de forma pragmática, para resolver problemas no mundo real, motivando assim, a presente tese. A partir de nossas observações sobre a prática da leitura em Língua Inglesa (LI) pelos estudantes da escola pública, verificamos que essa habilidade comunicativa configura-se como incipiente e, não raro, desconfortável a esses sujeitos, ainda que a leitura em outro idioma seja uma prática linguística tão crucial em um mundo cada vez mais globalizado. Para promover a ampliação da proficiência da leitura em LI, investigamos a influência que o hábito da leitura realizada nos jogos digitais exerce nos estudantes, aproveitando o que parece ser uma prática comum para a maioria dos jovens da atualidade. Com o propósito de perscrutar as relações entre o hábito da leitura durante os momentos de interação com os jogos e a elevação da proficiência em uma língua adicional, nossa pesquisa apresenta caráter translacional devido à utilização de uma fundamentação teórica que parte de conceitos de distintas áreas do conhecimento. Ancoramo-nos, portanto, em um arcabouço teórico de pesquisadores da linguística, com foco nos estudos relacionados à prática da leitura em Língua Inglesa; da neurociência, uma vez que buscamos compreender como nosso cérebro aprende e quais são os mecanismos cerebrais intrínsecos à leitura; e do uso pedagógico dos jogos digitais, com vistas a explorar a potencialidade que os jogos podem oferecer ao ambiente educacional. Nossa postura epistemológica possibilitou investigar se os jogos podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para a promoção da proficiência da leitura em língua inglesa. Assim, a partir de um corpus produzido por cinco estudantes do Ensino Médio, foi possível analisar a interação desses jovens com os jogos digitais e observar elementos como o tempo de exposição aos jogos, a disposição dos textos nos respectivos ambientes digitais e as estratégias desenvolvidas pelos sujeitos pesquisados para interagir com os textos em LI no ambiente virtual. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que, ao engajarem-se na consecução dos objetivos propostos pelos jogos, os estudantes aplicam a habilidade de leitura de forma prática, com propósitos específicos e fins bem delimitados. Esses fatores propiciaram um envolvimento instrucional, ativo e dinâmico com a leitura em LI, demonstrando que a interação com jogos digitais pode ser um recurso pedagógico relevante para o desenvolvimento da proficiência da leitura em LI.

Interno - 1195775 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS XAVIER
Externa ao Programa - 1171918 - FATIHA DECHICHA PARAHYBA - UFPEExterna ao Programa - 1753881 - HERI RAMOS DE OLIVEIRA PONTES - UFPEExterna à Instituição - JANAÍNA DA SILVA CARDOSO - UERJ
Externa à Instituição - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 16:53