PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: CICERO NESTOR PINHEIRO FRANCISCO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERO NESTOR PINHEIRO FRANCISCO
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGL - UFPE CAMPUS RECIFE
TÍTULO:

O PAPEL ESTRATÉGICO DOS JOGOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA EM LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Proficiência em Língua Inglesa. Jogos digitais. Neurociência.


PÁGINAS: 209
RESUMO:

Dentre as várias abordagens da linguística aplicada, há a preocupação de como os princípios linguísticos podem ser utilizados, de forma pragmática, para resolver problemas no mundo real, motivando assim, a presente tese. A partir de nossas observações sobre a prática da leitura em Língua Inglesa (LI) pelos estudantes da escola pública, verificamos que essa habilidade comunicativa configura-se como incipiente e, não raro, desconfortável a esses sujeitos, ainda que a leitura em outro idioma seja uma prática linguística tão crucial em um mundo cada vez mais globalizado. Para promover a ampliação da proficiência da leitura em LI, investigamos a influência que o hábito da leitura realizada nos jogos digitais exerce nos estudantes, aproveitando o que parece ser uma prática comum para a maioria dos jovens da atualidade. Com o propósito de perscrutar as relações entre o hábito da leitura durante os momentos de interação com os jogos e a elevação da proficiência em uma língua adicional, nossa pesquisa apresenta caráter translacional devido à utilização de uma fundamentação teórica que parte de conceitos de distintas áreas do conhecimento. Ancoramo-nos, portanto, em um arcabouço teórico de pesquisadores da linguística, com foco nos estudos relacionados à prática da leitura em Língua Inglesa; da neurociência, uma vez que buscamos compreender como nosso cérebro aprende e quais são os mecanismos cerebrais intrínsecos à leitura; e do uso pedagógico dos jogos digitais, com vistas a explorar a potencialidade que os jogos podem oferecer ao ambiente educacional. Nossa postura epistemológica possibilitou investigar se os jogos podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para a promoção da proficiência da leitura em língua inglesa. Assim, a partir de um corpus produzido por cinco estudantes do Ensino Médio, foi possível analisar a interação desses jovens com os jogos digitais e observar elementos como o tempo de exposição aos jogos, a disposição dos textos nos respectivos ambientes digitais e as estratégias desenvolvidas pelos sujeitos pesquisados para interagir com os textos em LI no ambiente virtual. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que, ao engajarem-se na consecução dos objetivos propostos pelos jogos, os estudantes aplicam a habilidade de leitura de forma prática, com propósitos específicos e fins bem delimitados. Esses fatores propiciaram um envolvimento instrucional, ativo e dinâmico com a leitura em LI, demonstrando que a interação com jogos digitais pode ser um recurso pedagógico relevante para o desenvolvimento da proficiência da leitura em LI.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1195775 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS XAVIER
Externa ao Programa - 1171918 - FATIHA DECHICHA PARAHYBA - UFPEExterna ao Programa - 1753881 - HERI RAMOS DE OLIVEIRA PONTES - UFPEExterna à Instituição - JANAÍNA DA SILVA CARDOSO - UERJ
Externa à Instituição - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 16:53
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