PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: LARYSSA BARROS ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARYSSA BARROS ARAUJO
DATA : 22/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência Google Meet
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA


PALAVRAS-CHAVES:

Professor de inglês; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia Assistiva.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, o qual influencia no comportamento social, comunicação e linguagem da pessoa dentro do espectro. Os primeiros estudos sobre o TEA foram realizados por Leo Kanner na década de 40. Desde então, pesquisas em diferentes áreas, sobretudo na área clínica, investigam o transtorno para compreender seu funcionamento. A Lei n 12. 764, de 27 de Dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, na qual defende o direito à inclusão, educação e uso de TA quando necessário para o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com o transtorno. A Tecnologia Assistiva (TA), em linhas gerais, é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar e tem como objetivo facilitar a rotina de pessoas com deficiência, transtornos e mobilidade reduzida. Os recursos e serviços da TA podem ser utilizados nas mais diversas esferas da vida cotidiana, tais como adequação de ambiente e realização de atividades por comando de voz. Dadas as leis e campanhas de inclusão das últimas décadas, as escolas estão recebendo cada vez mais estudantes com o transtorno e o uso de recursos e serviços da TA durante as aulas pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes. Tendo isto em mente, o objetivo do presente estudo é analisar a realidade do professor de inglês, compreendendo a sua formação, os desafios presentes no ensino do idioma para pessoas autistas e o uso de tecnologias digitais como recursos da Tecnologia Assistiva. Para tanto, questionários e entrevistas com professores de inglês da educação básica foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Para analisar as respostas, foi utilizada a metodologia qualitativa de caráter descritivo-interpretativista com fins de compreender a realidade desses professores de inglês. Como embasamento teórico, utilizamos Moita Lopes (2006/2011); Manuais do DSM (2014) e da CID-11 (2022), Leis e Decretos, Galvão Filho (2009) e Bersch (2017), dentre outros. Os resultados apontam que os professores não receberam formação para ensinar
pessoas TEA e para o uso da TA e,consequentemente, não sabem como utilizar as novas tecnologias como recurso assistivo durante o ensino de inglês para pessoas autistas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Presidente - ***.744.464-** - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MARGARIDO COSTA - UFCG
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Interna - 1999641 - SUZANA LEITE CORTEZ
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 12:46
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