PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA
DATA : 07/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PGLETRAS/CAC
TÍTULO:

UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE
CRENÇAS DE HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL – ou quando a
identidade é pensada gramaticalmente


PALAVRAS-CHAVES:

Representação de crenças; identidade profissional; linguística sistêmico-funcional; sistema de transitividade.

 

Belief representation; professional identity; systemic-functional linguistics; transitivity system.


PÁGINAS: 146
RESUMO:

Nesta pesquisa, objetivo analisar, por meio do Sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), como homens professores de Educação Infantil representam suas crenças e constroem sua identidade profissional a partir de seus relatos orais. Consoante Halliday e Matthiessen (2014), reconheço que a linguagem possui a função de construir nossa experiência de mundo (interna e externa), sendo a língua concebida em sua função de representação. Por representação, entendo a possibilidade de criação da “realidade” por meio da seleção léxico-gramatical feita pelos usuários da língua. De modo que representar, como destaca Fuzer (2008), é constituir versões da realidade significadas via linguagem. Na LSF, opto pelo Sistema de Transitividade, vinculado à subfunção experiencial da Metafunção Ideacional, como instrumental teórico-analítico para detecção e descrição das crenças presentes na identidade profissional dos professores. Além da noção de representação da LSF, utilizo a noção de Identidade Cultural (Hall, 2006; 2016; Woodward, 2014; Machado, 2020) e a noção de Crenças da Linguística Aplicada (Barcelos, 2001, 2007; Assis-Peterson; Cox; Santos, 2010; Vieira, 2019). O corpus foi composto por sete relatos orais de homens professores da Educação Infantil de três municípios cearenses: Fortaleza, Pecém e Morada Nova. Na análise dos dados, detectei que os professores mobilizam um conjunto de crenças a partir de algumas representações, quais sejam: representação das características que um professor de Educação Infantil precisa ter; de suas identidades profissionais; de suas experiências docentes na Educação Infantil; de suas motivações; da comunidade escolar; da inexperiência em relação a cuidados infantis; do gênero masculino como detentor de poder; da afinidade com a área de atuação; das estratégias de permanência e da ausência de homens enquanto professores de Educação Infantil. Além disso, detectar e descrever as crenças por meio das representações me permitiu traçar um perfil identitário de como esses professores concebem a si mesmos enquanto profissionais desse segmento de ensino.


 

In this research, I aim to analyze, through the Transitivity System of Systemic-Functional Linguistics (SFL), how male preschool teachers represent their beliefs and construct their professional identity based on their oral reports. According to Halliday and Matthiessen (2014), I recognize that language has the function of constructing our experience of the world (internal and external), and language is conceived in its function of representation. By representation, I mean the possibility of creating “reality” through the lexical-grammatical selection made by language users. Representation, as Fuzer (2008) points out, is constituting versions of reality signified through language. In LSF, I opted for the Transitivity System, linked to the experiential subfunction of the Ideational Metafunction, as a theoretical-analytical tool for detecting and describing the beliefs present in teachers' professional identities. In addition to the notion of representation from LSF, I use the notion of Cultural Identity (Hall, 2006; 2016; Woodward, 2014; Machado, 2020) and the notion of Beliefs from Applied Linguistics (Barcelos, 2001, 2007; Assis-peterson; Cox; Santos, 2010; Vieira, 2019). The corpus consisted of seven oral reports by male preschool teachers from three municipalities in Ceará: Fortaleza, Pecém and Morada Nova. In the analysis of the data, I detected that the teachers mobilize a set of beliefs based on some representations, namely: representation of the characteristics that an Early Childhood Education teacher needs to have; of their professional identities; of their teaching experiences in Early Childhood Education; of their motivations; of the school community; of inexperience in relation to childcare; of the male gender as the holder of power; of affinity with the area in which they work; of strategies for staying in the job and of the absence of men as Early Childhood Education teachers. In addition, detecting and describing beliefs through representations allowed me to draw up an identity profile of how these teachers conceive of themselves as professionals in this segment of teaching.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1767200 - MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Externa à Instituição - CAMILA STEPHANE CARDOSO SOUSA - UFC
Externa à Instituição - MARIA EUGENIA BATISTA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 11/01/2024 12:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06