PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: DONIZETE SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DONIZETE SILVA OLIVEIRA
DATA : 18/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PROJETO GRÁFICO E ASPECTOS VISUAIS DE LIVROS DIDÁTICOS DE

PORTUGUÊS APROVADOS NO PNLD 2018 E 2021


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático de Português, Design, Layout, PNLD. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O livro didático de língua portuguesa tem sido foco de investigação desde a década de 1960, visto que passou por diversas transformações ao longo dos últimos dois séculos, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. Observamos a partir de vasta análise do Banco de Dados de Teses e Dissertações da CAPES, a princípio, um baixo índice de pesquisas voltadas para o projeto gráfico dessas obras. Ancorados nos estudos encontrados sobre a temática (Munakata, 1997; Bittencourt, 2004; Choppin, 2004; Bunzen, 2005; Bocchini, 2007; Cassiano, 2007; Jardim, 2010; Silva, 2010; Marsaro, 2011; Moraes, 2018) realizamos uma análise comparativa do projeto gráfico de livros didáticos de português para o ensino médio componentes das edições aprovadas no PNLD 2018 e 2021. O objetivo é examinar, sob a perspectiva da Linguística Aplicada e dos estudos de Design, também à luz das diretrizes estabelecidas pelos editais do PNLD 2018 e2021, o projeto gráfico dessas ferramentas pedagógicas, sua adequação e potencialidades. A análise se concentra nos projetos gráficos dos livros "Português - Contexto, Interlocução e Sentido" (PNLD/2018) e "Linguagens e suas tecnologias" (PNLD/2021), publicados pela Editora Moderna. Além disso, mobiliza entrevistas feitas com designers responsáveis pelas duas obras, de modo a compreender, sob a lente desses profissionais, as estratégias adotadas pelas editoras para atender aos contextos socioeducacionais a que se destinam. Espera-se, por meio de tal estudo, ampliar a compreensão sobre o trabalho das editoras na adequação dos projetos gráficos de suas obras didáticas, a busca um padrão visual que dialogue com as demandas contemporâneas de ensino/aprendizagem, as transformações sofridas nas últimas duas edições analisadas e os impactos provocados nas práticas de leitura, construção dos sentidos e análise crítico-reflexiva. Pretendemos enriquecer as discussões sobre a construção dos projetos gráficos dos livros didáticos, dada sua significativa importância para as obras analisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externo à Instituição - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externa à Instituição - FABIANA MARSARO PAVAN
Notícia cadastrada em: 11/01/2024 11:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03