PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLAINE ISIDORIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDERLAINE ISIDORIO DA SILVA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Remoto

Representações do objeto direto anafórico de 3ª pessoa: o fenômeno a partir das crenças linguísticas, da fala e da escrita de estudantes da educação básica em Camaragibe – PE

Objeto direto. Variação. Fala. Escrita. Crenças.

Diante das mudanças no quadro de clíticos no Português Brasileiro, o que o torna cada vez mais distinto do Português Europeu (cf. Duarte et. al. 2021) e, por não existirem pesquisas que considerem a avaliação e a produção de um mesmo falante quanto à variação relacionada às estratégias de preenchimento da posição acusativa no âmbito escolar, o objetivo principal deste estudo é investigar o processo de variação das estratégias de retomada do objeto direto de terceira pessoa a partir das crenças linguísticas e da produção (falada e escrita) de estudantes de diferentes etapas da educação básica na cidade de Camaragibe – Pernambuco. Para tal, serão adotados os pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (cf.  Weinreich, Labov e Herzog (2006) [1968]; Labov (2008) [1972]). O estudo, de base empírica, contará com a participação de sessenta estudantes de duas escolas públicas da cidade de Camaragibe – PE, distribuídos de acordo com três níveis de escolaridade (6º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) e de acordo com o sexo. Os corpora da produção oral e escrita serão compostos por contextos declarativos finitos nos quais haja a presença do objeto direto anafórico, extraídos de entrevistas e de textos narrativos e dissertativos produzidos pelos estudantes. Para a análise das variáveis linguísticas e extralinguísticas associadas ao fenômeno variável, serão seguidas as orientações metodológicas da Sociolinguística Quantitativa (Guy; Zilles, 2007), sendo os dados de produção (orais e escritos) submetidos a tratamento quantitativo através de sua rodada no programa computacional Goldvarb-X para a definição da frequência percentual e do peso relativo de cada fator. Quanto aos dados de percepção linguística, as respostas colhidas no teste de crenças passarão por análise estatística. Após a obtenção dos resultados quantitativos, será realizada uma análise comparativa entre os resultados da produção linguística e os das crenças linguísticas. A hipótese principal que adotamos é a de que tanto na fala quanto na escrita dos estudantes, há variação nas estratégias de retomada do objeto direto de terceira pessoa, sendo raro o uso dos clíticos de terceira pessoa, sobretudo, nos dados orais. Quanto às crenças linguísticas desses alunos, supõe-se que haja uma valoração positiva a favor do uso dos clíticos acusativos de 3ª pessoa, indo na direção do que prevê os compêndios gramaticais, havendo crenças que evidenciem preconceito linguístico sobre usos que divergem do que estão prescritos nesses compêndios.

Presidente - ***.036.814-** - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Externa à Instituição - SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO - UEFS
Notícia cadastrada em: 17/12/2023 17:38