PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELYMAR TARGINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELYMAR TARGINO DA SILVA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Google Meet (online)

UMA ANÁLISE DA COMPETÊNCIA 07 DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS
TECNOLOGIAS NOS PROJETOS INTEGRADORES DA OBRA “+ AÇÃO NA ESCOLA E NA COMUNIDADE DO PNLD-2021

BNCC. Novo Ensino Médio. Práticas de Linguagem em Amibiente Digital. Livro Didático.

Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo, o livro didático do Novo Ensino Médio “+ Ação na Escola e na Comunidade: projetos integradores”, do Objeto 1 do PNLD 2021, organizadora FTD, editora responsável Renata Lara de Moraes, da área de linguagens e suas tecnologias, e adotados nas três escolas públicas de Ensino Médio de Aliança (PE). Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada, a configuração dos Projetos integradores desse livro e como relacionam-se com a competência específica 7 da área de linguagens e suas tecnologias, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e suas 4 habilidades. A escolha de apenas tal competência específica para análise vem, pois, essa competência específica diz respeito às práticas de linguagem em ambiente digital. Como o avanço tecnológico na comunicação e informação é cada vez mais constante, a presença das práticas de leitura nos ambientes digitais faz-se presente em todo cotidiano social, como no contexto escolar, achamos pertinente a escolha de tal competência para a análise. Além disso, no estudo, buscamos investigar se as propostas de desenvolvimento dos projetos, trazem uma alternativa para as fragilidades das escolas em relação aos dispositivos digitais. Com a implementação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), temos um novo modelo nessa fase do ensino básico, mudança que também alcança a elaboração dos livros didáticos. Agora temos livros organizados por áreas do conhecimento determinado no edital do PNLD (2021), que prescreve que as obras didáticas por áreas (Objeto 1) apresentem projetos integradores, sendo a relação deles, com às práticas de linguagem em ambiente digital, foco de objeto de análise dessa dissertação. Nosso estudo se insere em discussões teóricas a respeito de livro didático e livro didático de língua portuguesa com os estudos de Batista (2001, 2003), Jurado (2003), Bunzen (2001, 2005, 2009), Bunzen e Rojo (2008), Rojo e Batista (2008) Cassiano (2007) Rangel (2020). Assim, com o presente trabalho, buscamos contribuir tanto com a área de pesquisa em LA, quanto com os processos de ensino e aprendizagem da língua materna com essa nova proposta de material didático.

Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPEExterna à Instituição - PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11