PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA
DATA : 22/12/2023
LOCAL: Remoto

As relativas restritivas em cartas e jornais pernambucanos dos séculos XIX ao XXI: uma análise das estratégias de relativização sob o viés da Sociolinguística Histórica

Estratégias de Relativização; Cartas Pessoais; Jornais; Pernambuco; Sociolinguística Histórica.

Em seus estudos diacrônicos sobre as relativas do Português Brasileiro (PB), Tarallo (1983, 1985) afirma que na virada do século XIX para o XX, no português, coexistiam apenas duas estratégias de relativização, estas denominadas de estratégia padrão e estratégia resumptiva (ou estratégia do pronome lembrete). No que diz respeito à estratégia inovadora, denominada de cortadora, surge-se no PB, em meados do século XX. Dessa maneira, esta presente tese tem por objetivo investigar o comportamento das estratégias das orações relativas restritivas no PB, ao longo dos séculos XIX e XX, em cartas e jornais de pernambucanos, observando as ocorrências das estratégias de relativização nos seus distintos contextos sintáticos. Além dos diacrônicos estudos de Tarallo (1983, 1985) sobre as relativas, consideramos os de Ribeiro e Figueiredo (2009), Mascarenhas (2016), e outros para esta tese, em que estes especificamente realizam importantes contribuições e mapeamento das relativas em textos históricos do passado em determinada região brasileira, a fim de compreender, descrever e mapear o uso das estratégias de relativização em textos próximos da oralidade do falar pernambucano. Esta pesquisa, portanto, insere-se na perspectiva stricto sensu da Linguística Histórica, a denominada Linguística Sócio-histórica (Mattos & Silva, 2008) em interface com a Sociolinguística (Labov, 1972), a fim de observar o comportamento das três estratégias de relativização encontradas nos dados linguísticos de 66 cartas pessoais, distribuídas em cartas de amor, amigo e família; e 77 jornais de pernambucanos, isto é, totalizando em 143 manuscritos e impressos dos séculos XIX e XX, nestes últimos mais especificamente selecionamos investigar os gêneros editorial, carta do leitor, anúncio pernambucanos, tendo em vista que cada gênero textual desse tem, na sua estrutura composicional, modos tradicionais de dizer e que cada um corresponde a escrita de uma determinada época da sociedade, servindo de testemunhos do passado por se aproximarem da comunicação face a face (Koch; Oesterreicher, 1996; Kabatek, 2006). Com isso, obtivemos os seguintes principais resultados: I. maior ocorrência de relativa padrão tanto em contextos preposicionados como não-preposicionados no século XIX em cartas e jornais; II. aparecimento da resumptiva no século XX nas cartas pessoais, sobretudo nas cartas de amor; III. Igualmente aos resultados dos estudos de Mascarenhas (2016), Ribeiro e Figueiredo (2009) e Caneiro et. Al (2022), que investigam cartas pessoais de inábeis, percebemos que as estratégias de relativização de cartas e jornais pernambucanos obedecem às regras de Hierarquia de Acessibilidade (HA), tendo por posições mais sensíveis às estratégias de relativização SU > OD > OI > OBL > GEN > Objeto de Comparação, conforme COMRIE & KEENAN, 1977), acrescentando-se, como as autoras, os Adjuntos (ADJ); IV. O frequente uso da piedpiping vai decaindo ao longo do tempo, ao passo que a cortadora vai aparecendo em meados do século XX; V. Uso de estratégias resumptivas na posição de sujeito nas cartas de amor do século XX; VI. O uso dos marcadores relativos que e em que são maioria quase categórica nas relativas; por fim, VII. Como tem demonstrado os estudos de Alexandre (2000) sobre as relativas no Português Europeu (PE), de modo geral, os dados das relativa em manuscritos e impressos pernambucanos dos séculos XIX e XX desta tese possui evidências de que tanto falantes escolarizados quanto não-escolarizados tem se utilizado com maior frequência a estratégia resumptiva e, igualmente, tem-se aumentado a frequência de uso das relativas cortadoras. Esta tese, portanto, pretende trazer contribuições acerca da descrição do uso em variação das estratégias de relativização no século XIX e XX, em que pode-se apresentar ou não uma possível mudança em curso no PB.

Presidente - ***.036.814-** - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Externo à Instituição - MARLOS DE BARROS PESSOA - UPE
Externa à Instituição - NÉLIA MARIA PEDRO ALEXANDRE