PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANE RAIMUNDO CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANE RAIMUNDO CORDEIRO
DATA : 15/12/2023

COMUNICAÇÃO ORAL E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE  PÚBLICA

letramento no campo científico; iniciação científica; comunicação oral; divulgação científica.

Esta pesquisa se propõe a pesquisar, no campo da Linguística Aplicada, quais as práticas e os eventos de letramento no campo científico que perpassam a realização do gênero comunicação oral no contexto da Iniciação Científica (IC) de uma universidade pública. Tal prática de linguagem, de forma mais ampla, objetiva divulgar a pesquisa realizada por estudantes de graduação, sob a orientação de professores universitários, para o próprio campo científico. Dessa forma, tomamos como objetivos específicos, a) analisar as práticas de letramento no campo científico mais recorrentes em um programa de Iniciação Científica de uma universidade pública federal; b) descrever e analisar os eventos de letramento no campo científico em que os bolsistas apresentam suas pesquisas na universidade; c) apreender como as práticas de letramento no campo científico, que são mobilizadas nas sessões de comunicação oral, dialogam com outros eventos e práticas de letramento vivenciados pelo(a) bolsista ao longo de sua investigação. Para tanto, utilizamos como a aporte teórico-metodológico, a pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 2012) e a pesquisa etnográfica (Uriarte, 2012; Rodrigues, 2012), que se somam a realização de rodas de conversas e da gravação das comunicações orais em áudio e em vídeo realizadas pelas duas estudantes/pesquisadoras sujeitos desta pesquisa, perspectivando identificar as práticas de letramento que estão relacionadas a realização da comunicação oral na IC. Nos apoiaremos, ainda, no conceito de letramento enquanto prática social (Street, 2004, 2014; Barton; Hamilton, 2004; Gee, 2004; Fischer, 2008; Fiad, 2015), de práticas e eventos de letramento (Street, 2004, 2014), de campo científico (Pierri Bourdieu, 1983; 2004), da Iniciação Científica (Massi; Queiroz, 2015), e também e dos estudos sob a oralidade e comunicação oral (Dolz et al, 2004; Zani, 2018; Bueno, 2008). Como resultados parciais, observamos que, para realizar a comunicação oral na IC, a pesquisadora fez uso de experiências vividas na própria universidade como a participação de seminários e da observação de comunicações orais em contexto de IC para adequar o gênero ao contexto, e que a vivência no programa, contribuiu para que a estudante desenvolvesse o habitus de pesquisadora.

Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - ADRIANA FISCHER
Externo à Instituição - GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 03/12/2023 19:04