PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARININE CARLA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARININE CARLA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
DATA : 01/12/2023
LOCAL: meet.google.com/caf-soxm-pky
TÍTULO:

A SINTAXE DOS CLÍTICOS ACUSATIVOS E DATIVOS DO ESPANHOL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CONTEXTOS BILÍNGUES EM PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Aquisição de Clíticos, Bilinguismo, Sintaxe Gerativa; Minimalismo.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

A disseminação da língua espanhola pelo mundo também ocorre significativamente por meio dos movimentos migratórios. Desde os séculos passados até os dias atuais, os imigrantes de língua espanhola têm se estabelecido em diversos países e isso gerou uma expansão e diversificação do idioma, inclusive aqui no Brasil. Possivelmente, esses imigrantes têm o Espanhol como Língua de Herança (ELH). Há vários dados sobre essas comunidades nos relatórios da Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra; 2020; 2021; 2022). Muitas das investigações sobre LH pelo mundo são, no que concerne à manutenção de questões identitárias, questões na área da educação formal e, em estudos linguísticos. No entanto, há ainda muitas lacunas. Uma delas é o estudo de fenômenos presentes em línguas de herança a partir de vieses sintáticos. É possível que, com o contato marcante entre duas ou mais línguas, haja novas possibilidades gramaticais, já que, por exemplo, processos de code-switching (KATO, 2017) são possíveis em realidades bilíngues.Assim sendo, com o intuito de contribuir para o entendimento das particularidades do desenvolvimento linguístico de crianças bilingues que vivam no Brasil, especificamente, em Pernambuco e que tenham o ELH, pretendemos investigar o uso dos clíticos acusativos e dativos por essas crianças em seus processos de aquisições, já que tais fenômenos desempenham um papel crucial na estruturação das frases e na expressão das relações gramaticais do espanhol, em muitas de suas variedades.Pretendemos usar a Teoria Gerativa, com ênfase no Minimalismo (CHOMSKY, 1957; 1972; 1981; 1986 e 1995), e a Psicolinguística Experimental como bases teóricas-metodológicas, já tal pesquisa seria uma investigaçãodos processos mentais envolvidos na compreensão e produção da linguagem(LEITÃO, 2008).Os objetivos deste estudo incluem a identificação e coleta de amostras de fala, análise detalhada dos dados, aplicação dos princípios teóricos, comparação de estruturas sintáticas e avaliação de diferenças na aquisição entre as línguas. Hipóteses consideram a influência do padrão de aquisição tardia dos clíticos do PB, na aquisição dos clíticos do ELH, a ocorrência de code-switching, omissão de clíticos e preferência por estruturas mais econômicas.Este estudo é inovador ao explorar os clíticos nesses contextos específicos, proporcionando uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento sintático em crianças bilíngues ELH/PB. A pesquisa visa preencher lacunas no entendimento da aquisição dos clíticos, considerando a influência do português brasileiro (PB) na língua de herança (ELH).Ao examinar as hipóteses formuladas, tal estudo busca contribuir principalmentepara a teoria linguística, no entanto, pode ajudar numa reflexão, de maneira em geral, para práticas pedagógicas e políticas linguísticas em comunidades bilíngues.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Externo à Instituição - MARCELLO MARCELINO - UNIFESP
Externo à Instituição - ELAINE BICUDO GROLLA - USP
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 12:41
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