CAIM E BARRABÁS: DAS PÁGINAS DA BÍBLIA ÀS NARRATIVAS PÓS-MODERNAS DE SARAMAGO E DE TORERO E PIMENTA
Literatura comparada, Bíblia, Cain, Barrabás.
A ideia deste projeto de tese surgiu como consequência de pesquisa desenvolvida na graduação, continuada no mestrado, e leitura atentiva das obras de autores que escreveram sobre personagens bíblicos controversos, retroprojetando o discurso religioso da tradição judaico-cristã através de uma estética pós-moderna. Inicialmente, na confecção deste plano de pesquisa, o ensejo era propor uma análise literária a respeito de Caim, encabeçada principalmente por uma obra da literatura em língua portuguesa — por esse motivo, a ameaça de um corpus escasso emergia. No entanto, pelo caminho de leituras, o termo homicida evidenciou outra personagem, periférica no próprio hall de figuras bíblicas malditas, Barrabás. Os dois, para além dos textos canônicos e apócrifos, protagonistas amotinados em obras de literatura de língua portuguesa, nas quais Velho e Novo Testamentos são cingidos pelo profano, Deus e Cristo levados para escanteio, quiçá, obliterados; obras que podem compor a primeira bíblia herética do século XXI, antologia necessária ao homem pós-moderno.