PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA FERREIRA SCHULZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA FERREIRA SCHULZ
DATA : 14/11/2023
LOCAL: Google MEET
TÍTULO:

O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: a interculturalidade na sala de aula a partir da mediação de tecnologias digitais

 


PALAVRAS-CHAVES:

interculturalidade crítica; ensino de inglês; inglês como língua franca; decolonialidade; linguística aplicada.

 


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O objeto desta pesquisa é o ensino de inglês em uma perspectiva intercultural a partir da mediação de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando o ensino-aprendizagem de língua estrangeira como um processo que vai além da instrução de estruturas gramaticais e lexicais, propõe-se uma reflexão acerca do papel da interculturalidade enquanto viés crítico de ensino que busca promover o respeito, igualdade e justiça social. Parte-se da premissa de que língua e cultura estão indissociavelmente imbricadas, logo, é de suma importância que se proporcione uma sensibilização dos aprendizes para outras culturas e cosmovisões de maneira não-hierarquizada, questionando relações de poder e desigualdades sociais. Sendo o inglês uma língua franca que abre portas para a interação com sujeitos de todas as nacionalidades, defendemos o ensino desta língua como um direito, e não como commodity. Visando intervir na ampliação do escopo de contribuição social da prática de ensino de inglês como língua franca, optamos pela pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim, propusemos uma intervenção no formato de oficina, que foi realizada em seis encontros remotos de duas horas cada com alunos da graduação em Letras Inglês da UFPE. Portanto, a pesquisa consistiu em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica para aprofundar a compreensão acerca do tema estudado; (2) realização da oficina/intervenção e coleta de dados; (3) análise dos dados obtidos. A segunda etapa, por sua vez, incluiu três instrumentos de coleta de dados: um questionário virtual no início, o diário da pesquisadora ao longo dos encontros e, ao final, uma entrevista semiestruturada em grupo, que será gravada em vídeo. O objetivo principal da coleta de dados durante a intervenção é verificar a tomada de consciência dos participantes acerca da relevância das contribuições da perspectiva intercultural no ensino de língua inglesa, ao mesmo tempo em que visa contribuir com a formação dos mesmos, produzindo conhecimento em conjunto com eles ao longo dos encontros da oficina. Ao final, analisaremos os dados coletados de forma a comparar as percepções iniciais e finais dos participantes, avaliando qualitativamente os efeitos da perspectiva estudada quando posta em prática


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Externo à Instituição - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 13:08
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