MEMÓRIA, HISTÓRIA E FICÇÃO: Um olhar sobre os recursos de (re)construção da vivência dos anos de chumbo em A noite da espera (2017), de Milton
Ficção histórica contemporânea; identidades nacionais; A noite da espera; romance histórico; Milton Hatoum.
Partindo de questões geradas pela produtiva relação entre ficção, história e memória, a presente pesquisa se propõe a investigar os recursos e estratégias escriturais utilizados pelo autor Milton Hatoum no processo de composição do romance A noite da espera (2017), obra que em diferentes níveis dialoga com as três áreas mencionadas. O romance em questão é narrado de forma consciente e reflexiva por Martim, um jovem exilado em Paris, que decide reunir memórias e vestígios de sua adolescência em Brasília, traçando assim, um panorama de sua trajetória de amadurecimento em meio a conflitos emocionais e políticos, durante parte significativa do período ditatorial militar brasileiro (1964-1985). Com o objetivo de tornar mais clara nossa análise, a dividimos em três momentos principais, sendo o primeiro destes dedicado à compreensão, por meio da investigação da prosa hatoumniana, dos procedimentos relacionados aos campos da história, da memória e da ficção com que o autor em questão se vale em seu processo criativo, bem como a forma como são estabelecidos ou ultrapassados os limites entre essas formas. Para tanto, usamos como amparo teórico a essa discussão, autores como, Halbwachs (1990), Badiou (1998), Erll e Nünning (2016). Em sequência, na segunda etapa desta pesquisa, trabalharemos em específico a relação entre ficção e história, e a evolução de um de seus produtos: o romance histórico e suas manifestações contemporâneas. Para assim, com base nessas considerações, apresentarmos esclarecimento das estratégias escriturais utilizadas por Hatoum, e como estas dialogam com os modelos que antecedem e coexistem ao romance histórico contemporâneo. Pesquisas publicadas por teóricos como Lukács (2011), Menton (1993), Esteves (2010), Fleck (2017) embasaram essa segunda parte da discussão. Na terceira e última fase de nossa análise, a leitura é direcionada a uma reflexão sobre as representações da memória dentro do espaço ficcional, valendo-se de nosso objeto de análise enquanto corpus ilustrativo dessa relação. Dessa forma, o potencial da literatura enquanto instrumento de encenação, preservação, resgate, reconstrução e revisão da memória, junto da possibilidade de leitura de romances como o estudado enquanto objetos da memória cultural, são temáticas desse terceiro momento de análise. Assim, a presente pesquisa objetiva propor a leitura do romance mencionado sob duas óticas principais, sendo a primeira uma ficção histórica contemporânea e a segunda uma ficção de memória.