SUPEREXPOSIÇÃO NA TRILOGIA DO FRACASSO DE CHRIS KRAUS: EU AMO DICK, ALIENS & ANOREXIA E TORPOR
Fracasso, Escrita de si, Histeria, Máscara
O projeto traça os levantamentos preliminares para o desenvolvimento da pesquisa de doutorado que versará sobre as três primeiras obras da autora norte-americana Chris Kraus: Eu amo Dick, Aliens & Anorexia e Torpor. Parte-se da temática inicial do fracasso feminino para a proposta de que a autora promove uma reflexão acerca da artificialidade das fronteiras da arte, do ‘eu’, do desejo etc. Proponho que Kraus desenvolve seu argumento por meio de uma escrita de si que possui uma lógica performática e performativa, por meio da qual a autora produz autorrepresentações que são sempre excessivas e transbordantes, criando um alívio cômico em relação a um ideal feminino. Pretendo analisar essa estratégia por meio do conceito de histeria (BRONFEN, 1996; 1998) e pós-histeria (BELL, 2010; 2014), que emergem como estratégias ético-transgressivas que provocam códigos sociais e produzem novos limites para um ‘si mesmo’. Demonstro a possibilidade de aproximação dessa abordagem com o conceito de desejo como máscara (ROLNIK, 2011), de modo que seria possível entender que Kraus produz uma série de máscaras monstruosas, que associo à máscara medúsica (STEPHEN, 2020; VERNANT, 2021).