ESCURIDÃO E LUZ: SUBALTERNIDADE E JOGOS DE PODER NO ROMANCE O TIGRE BRANCO, DE ARAVIND ADIGA, E NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA HOMÔNIMA DE RAMIN BAHRANI
Comparativismo; Literatura e cinema; Literatura indiana; O Tigre Branco
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as obras homônimas: o romance O Tigre Branco de Aravind Adiga (2008) e a adaptação cinematográfica homônima de Ramin Bahrani (2021), colocando-as em diálogo e estabelecendo um fio condutor que envolve literatura e processos adaptativos cinematográficos. O romance suscita questões sociais, como questões de castas, posição social e subalternidade, e promove críticas a elas através da ótica do personagem principal. Portanto, partindo desse ponto, abordaremos as proposições presentes no romance e como esses aspectos são representados no filme, que utiliza técnicas próprias desse meio como ferramentas narrativas. A escolha dessas obras específicas se deve à intenção de contribuir com os estudos de literatura e sua transposição para outra mídia. A importância do presente trabalho reside na necessidade de criar um espaço de debate que destaque o diálogo estabelecido entre as expressões artísticas, literárias e fílmicas.