PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: LAYSE DA COSTA SANTOS

DISCENTE: LAYSE DA COSTA SANTOS
DATA : 06/10/2023
LOCAL: meet.google.com/psw-rrpe-tht

MARCADORES MODAIS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: um estudo descritivo na semântica de mundos possíveis

Modalidade, Libras, Semântica

Este trabalho tem o objetivo de descrever as marcas modais, especificamente as noções de possibilidade e necessidade em que surdos sinalizantes da Libras realizam e os contextos situacionais em que se apresentam. Dessa forma, nos valemos de uma fundamentação teórica que tem como arcabouço a modalidade dentro da semântica de mundos possíveis, teoria principal de Kratzer (1981, 1991, 2008 e 2010). Partimos da pergunta norteadora: como o fenômeno da modalidade se codifica em Língua Brasileira de Sinais – Libras considerando as
condições de produção e as particularidades desta língua de modalidade visual-espacial?. Para tanto, utilizamos a metodologia de elicitação contextualizada descrita por Matthewson (2004) e Sanchez-Mendes (2014). O corpus da pesquisa contou com surdos bilíngues pertencentes a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco, sendo 6 participantes entre professores e alunos. Apresentamos 6 perguntas com contextos situacionais visando obter resultados utilizando modais de possibilidade e necessidade que foram gravados e descritos por meio de glosas. Como resultado, observamos que assim como nas línguas orais a Libras tem a marcação da força modal pelo léxico. ‘POSSÍVEL’ e ‘NECESSITAR’ apresentam-se como os sinais empregados pelos surdos que codificam os mundos possíveis de forma variável em epistêmico e circunstancial/raiz. Conforme, pudemos observar nos achados a duplicação de mãos e as marcas não manuais parecem ser um fator importante para a base modal da libras. Modais de necessidade circunstanciais duplicam o número de mãos para se aproximarem dos mundos possíveis universais.

Externo à Instituição - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFAPE
Interno - ***.672.113-** - ANDERSON ALMEIDA DA SILVA - UFPI
Presidente - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Notícia cadastrada em: 23/09/2023 08:50