PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA MARIA DA GLORIA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA MARIA DA GLORIA GOMES
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Remotamente, via google meet
TÍTULO:

O (NÃO)LUGAR DAS LÍNGUAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: funcionamento contraditório nas políticas públicas no Estado de Pernambuco.


PALAVRAS-CHAVES:

 Línguas; Políticas linguísticas; Currículo; Pernambuco.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

O projeto de tese de doutorado discute, através do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso Pecheuxtiana (AD), os efeitos da memória histórica e discursiva sobre o (não)lugar do ensino de línguas estrangeiras na rede pública de Pernambuco. As condições de produção das políticas públicas para o ensino de línguas no Brasil, marcadas por mudanças legislativas, promove uma série de deslocamentos sobre o ensino de línguas no currículo escolar, como a mais recente reforma, que estabelece o inglês como a única língua estrangeira a ser ofertada obrigatoriamente nas escolas públicas. Partindo das inquietações sobre a relação entre o (não)lugar do ensino de línguas outras (DE NARDI, 2023) no currículo escolar e o contraditório crescimento das oportunidades de intercâmbio para alunos de escolas públicas, buscaremos compreender os efeitos da memória histórica e discursiva sobre ensino de línguas outras no Estado de Pernambuco. Nosso corpus é composto por sequências discursivas advindas dos documentos oficiais, normativas e orientações educacionais, além de materiais de publicização de políticas linguísticas do estado de Pernambuco entre 1993 e 2023, com o objetivo de entender a memória sobre o ensino de línguas outras no Brasil e sua relação com as políticas públicas e o currículo de Pernambuco. Para tanto, partiremos da retomada de trabalhos advindos da AD, como Pêcheux (1997, 2014, 2015), Courtine (2009), Rodrigues (2010), De Nardi (2007, 2023), Grigoletto (2020)  e Pfeiffer e Grigoletto (2018). Além disso, contaremos com as contribuições de Foucault (1987); Dardot e Laval (2016), Laval (2019, 2020) – que não necessariamente se complementam, mas que apresentam importantes leituras para acrescentar reflexões sobre como a lógica liberal e empresarial, que tem sido levada ao sistema escolar brasileiro, pode ter relação com o (não) lugar de políticas plurilíngues no ensino básico. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Externa à Instituição - MARISA GRIGOLETTO - USP
Externo ao Programa - ***.734.414-** - MIZAEL INACIO DO NASCIMENTO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 20/09/2023 10:01
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