O (NÃO)LUGAR DAS LÍNGUAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: funcionamento contraditório nas políticas públicas no Estado de Pernambuco.
Línguas; Políticas linguísticas; Currículo; Pernambuco.
O projeto de tese de doutorado discute, através do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso Pecheuxtiana (AD), os efeitos da memória histórica e discursiva sobre o (não)lugar do ensino de línguas estrangeiras na rede pública de Pernambuco. As condições de produção das políticas públicas para o ensino de línguas no Brasil, marcadas por mudanças legislativas, promove uma série de deslocamentos sobre o ensino de línguas no currículo escolar, como a mais recente reforma, que estabelece o inglês como a única língua estrangeira a ser ofertada obrigatoriamente nas escolas públicas. Partindo das inquietações sobre a relação entre o (não)lugar do ensino de línguas outras (DE NARDI, 2023) no currículo escolar e o contraditório crescimento das oportunidades de intercâmbio para alunos de escolas públicas, buscaremos compreender os efeitos da memória histórica e discursiva sobre ensino de línguas outras no Estado de Pernambuco. Nosso corpus é composto por sequências discursivas advindas dos documentos oficiais, normativas e orientações educacionais, além de materiais de publicização de políticas linguísticas do estado de Pernambuco entre 1993 e 2023, com o objetivo de entender a memória sobre o ensino de línguas outras no Brasil e sua relação com as políticas públicas e o currículo de Pernambuco. Para tanto, partiremos da retomada de trabalhos advindos da AD, como Pêcheux (1997, 2014, 2015), Courtine (2009), Rodrigues (2010), De Nardi (2007, 2023), Grigoletto (2020) e Pfeiffer e Grigoletto (2018). Além disso, contaremos com as contribuições de Foucault (1987); Dardot e Laval (2016), Laval (2019, 2020) – que não necessariamente se complementam, mas que apresentam importantes leituras para acrescentar reflexões sobre como a lógica liberal e empresarial, que tem sido levada ao sistema escolar brasileiro, pode ter relação com o (não) lugar de políticas plurilíngues no ensino básico.