PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLLEY ANTONIO DE MELO SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLLEY ANTONIO DE MELO SOUZA
DATA : 25/09/2023
LOCAL: Via Google Meet

A REORGANIZAÇÃO SINTÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ORAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)

Produção Oral ; Francês Língua Estrangeira ; Reorganização Sintática ; Auto-avaliação.

No processo da produção oral o falante mobiliza ao mesmo tempo conhecimentos de diversas ordens: fonéticos, fonológicos, lexicais, gramáticos e sociais, a fim de construir expressões em tempo real. Segundo Tanguy (2018), o oral se destaca por sua aparência dita desorganizada, por causa das repetições, fragmentos, desistências, etc, mas pouco se fala das suas reorganizações. O estudante de uma língua estrangeira mobiliza mecanismos dinâmicos viabilizados pelo sistema oral da língua falada, visando um bom desempenho da atividade oral na sala de aula e fora dela. Um desses mecanismos é a estratégia de reorganização sintática em tempo real. Entendemos que observá-la pode contribuir para a tomada de consciência dos estudantes acerca das estruturas do francês que ainda estão fora de seu domínio e que podem receber maior atenção no seu processo de aprendizagem. Neste trabalho, respaldados pelos estudos de Tanguy (2018), Richard (2018), Scroveck (2018) e outros, observamos o uso desta estratégia por parte de professores de francês em formação inicial do curso de Letras (francês) da UFPE. Buscamos compreender se a reorganização sintática em tempo real pode ser considerada uma estratégia consciente e útil para o desenvolvimento da produção oral dos estudantes de Francês como Língua Estrangeira. Além disso, perguntamo-nos se ela pode servir como um elemento de auto-avaliação metacognitiva da aprendizagem. Para atingir nossos objetivos, propusemos encontros de conversação com o público alvo, onde motivamos e mediamos a fala espontânea, explorando diversas temáticas. Além da análise de transcrições, provenientes das gravações dos encontros, propusemos também uma entrevista semi-diretiva para observarmos o nível de consciência dos estudantes acerca do uso da estratégia aqui estudada.

Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interno - ***.763.924-** - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFCG
Externo à Instituição - VILTON SOARES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 12:53