PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA CERQUEIRA PARANHOS CAPITÓ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA CERQUEIRA PARANHOS CAPITÓ
DATA : 25/09/2023
LOCAL: Google MEET

A CONFIGURAÇÃO DO GÊNERO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE COM O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO

Atividade docente; Gênero profissional; Língua portuguesa; Gêneros textuais; Ensino Médio

Nesta pesquisa, buscamos analisar como tem se configurado o gênero profissional na atividade docente com o ensino de gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa no ensino médio. De forma específica: a) Verificar até que ponto as prescrições influenciam na construção do gênero profissional da atividade docente no que concerne ao ensino dos gêneros; b) Caracterizar esse gênero profissional no que concerne à planificação e às ferramentas de ensino; e c) Compreender, a partir das verbalizações docentes, alguns aspectos subjacentes a esse gênero profissional. Os dados em processo de coleta têm como campo de pesquisa uma escola da rede estadual de Pernambuco, escola de ensino Médio Integral, situada no Agreste Meridional, do município de Correntes. Nesta pesquisa seguiremos a perspectiva da análise qualitativa, em virtude de capturar “a ‘perspectiva dos participantes’, isto é, a maneira como os informantes encaram as questões que estão sendo focalizadas” (Lüdke; André). O estudo em desenvolvimento conta com os seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: Realização de uma entrevista semiestruturada de cada professora, observação do plano de aula, observação e registro em áudio e vídeo de uma sequência de ensino com um gênero e realização de sessões de Autoconfrontação Simples. O corpus será composto pela observação de duas sequências de ensino ministradas por dois professores de língua portuguesa e os textos das sessões de Autoconfrontação Simples (Clot, 2007), oriundos das verbalizações docentes acerca das aulas observadas neste estudo.

Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Externa ao Programa - 2379718 - OTAVIA PINHEIRO PEDROSA FERNANDES - UFPEExterno à Instituição - GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA - UPE
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 12:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01