Referenciação em Textos Escritos por Surdos Bilíngues LIBRAS-Português
Referenciação, Redes Referenciais, LIBRAS, Interlíngua
Nesta pesquisa, temos por objetivo analisar a escrita de surdos bilíngues na interlíngua LIBRAS-português, através de uma perspectiva sociocognitivo-discursiva da Linguística Textual. Para nossas análises nos valemos da noção de Redes Referenciais, que se apresenta como uma evolução dos estudos da referenciação, através da qual observamos os referentes serem ativados e progredirem em um texto tanto através de relações linguísticas, como também por meio de relações extralinguísticas. Encontramos nos trabalhos de Cavalcante (2021), Custódio Filho (2011) e Matos (2018), a base teórica que nos orienta quanto à elaboração do conceito referenciação e dos processos sociocognitivos que atuam sobre a construção dos referentes, culminando nas redes referenciais. Para a construção de uma noção da interlíngua LIBRAS-português e suas características, buscamos respaldo nos trabalhos de Brochado (2003) e Muniz (2008). O corpus de nossa pesquisa é constituído de sete textos escritos por surdos adultos bilíngues, no qual analisamos as estratégias de referenciação mais comuns nestas interlínguas, delimitando as etapas sociocognitivas de construção e progressão de referentes e considerando a importância das redes referenciais, centrais e anafóricas, para a construção do sentido.