Ensino de inglês no novo ensino médio: uma trilha de aprendizagem gamificada baseada no eixo oralidade no 1º ano
Ensino de língua inglesa; gamificação; trilha de aprendizagem; práticas pedagógicas.
Discussões sobre gamificação estão ganhando cada vez mais espaço dentro da área da educação. No aprendizado da língua inglesa, a gamificação emprega mecânicas de jogo como pontos e recompensas para aumentar o engajamento e a motivação. Essa abordagem oferece benefícios como maior engajamento, motivação e aprendizado ativo. As atividades gamificadas fornecem feedback instantâneo, autonomia e uso prático da linguagem, expondo os alunos a nuances culturais. Atividades do livro didático pode não suprir a necessidade de engajamento entre os alunos e alunos, e por consequência, não ter o efeito esperado. Nossa pesquisa utilizou como suporte teórico os estudos dos jogos de Huizinga (2019), abordagens do ensino de línguas principalmente de Leffa (1999), Kumaravadivelu (2003), Richards & Rogers (2003). Para tanto, com essa pesquisa, temos o objetivo de criar uma trilha de aprendizagem gamificada, adaptando atividades já existentes em um livro didático do 1º ano do novo ensino médio e dando ênfase no eixo oralidade, por ser uma das competências menos trabalhadas em materiais didáticos do ensino médio.