PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLYTON JOSÉ VIEIRA MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLYTON JOSÉ VIEIRA MARINHO
DATA : 29/09/2023
LOCAL: videoconferência - Google Meet

Ensino de inglês no novo ensino médio: uma trilha de aprendizagem gamificada baseada no eixo oralidade no 1º ano

Ensino de língua inglesa; gamificação; trilha de aprendizagem; práticas pedagógicas.

Discussões sobre gamificação estão ganhando cada vez mais espaço dentro da área da educação. No aprendizado da língua inglesa, a gamificação emprega mecânicas de jogo como pontos e recompensas para aumentar o engajamento e a motivação. Essa abordagem oferece benefícios como maior engajamento, motivação e aprendizado ativo. As atividades gamificadas fornecem feedback instantâneo, autonomia e uso prático da linguagem, expondo os alunos a nuances culturais. Atividades do livro didático pode não suprir a necessidade de engajamento entre os alunos e alunos, e por consequência, não ter o efeito esperado. Nossa pesquisa utilizou como suporte teórico os estudos dos jogos de Huizinga (2019), abordagens do ensino de línguas principalmente de Leffa (1999), Kumaravadivelu (2003), Richards & Rogers (2003). Para tanto, com essa pesquisa, temos o objetivo de criar uma trilha de aprendizagem gamificada, adaptando atividades já existentes em um livro didático do 1º ano do novo ensino médio e dando ênfase no eixo oralidade, por ser uma das competências menos trabalhadas em materiais didáticos do ensino médio.

Presidente - ***.744.464-** - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externa à Instituição - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 16:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07