PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: WELLINGTON JOSE DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON JOSE DE MELO
DATA : 31/08/2023
HORA: 13:15
LOCAL: CAC
TÍTULO:

O fracasso de Telêmaco: imagens do patriarcado no romance latino-americano


PALAVRAS-CHAVES:

Romance latino-americano; patriarcado; tematologia; telemaquia; nóstos.


PÁGINAS: 285
RESUMO:

Esta tese tem como objetivo principal analisar representações do patriarcado a partir de uma série de temas, motivos e topoi presentes nos romances Pedro Páramo  (1955), Grande sertão: veredas (1956), Lavoura arcaica (1975), La hora azul (2005), Galileia (2008), Demasiados héroes (2009) e Azul corvo (2014). Os narradores ou protagonistas se veem sob a sombra do paradigma do patriarcado e sofrem suas consequências, podendo ou não superá-las. Para a definição de patriarcado adotada nesta tese, levamos em conta principalmente os trabalhos de Lerner (2019), Beauvoir (1970), Delphy (2009) e Plastino (2016, 2017). Foram igualmente importantes para esta análise e para o desenvolvimento dos conceitos introduzidos as contribuições de Bakhtin (2018, 2019), González Boixo (1984, 2018), Eagleton (2003) e Pinto (1990). Por meio de uma abordagem crítico-comparatista, de cunho eclético, priorizou-se a identificação de constantes e variações dos temas, motivos e topoi inicialmente identificados, quais sejam, a telemaquia, o nóstos, a demanda do fantasma e o cronotopo da casa. A partir da análise crítica, foram introduzidos também novos conceitos para dar conta das variáveis apresentadas, quais sejam, o arquétipo do minotauro e os cronotopos Comala e Ruinamérica. Para nos aproximarmos destes aspectos tematológicos, usamos, primeiramente, o personagem-tema Telêmaco como fio condutor e elemento temático guia. Ele representa, originalmente, o filho em busca do pai e que retorna para casa para integrar-se à violência do mundo patriarcal. Em nossa análise, os duplos latino-americanos de Telêmaco tornaram-se o protótipo de um novo arquétipo a partir de Juan Preciado, que deveria romper a axiologia pai-filho no processo de busca para libertar-se do paradigma patriarcal, no que não é bem-sucedido. A esse esquema conceitual, demos o nome de complexo de Telêmaco. Nos romances analisados, percebeu-se, outrossim, que a jornada de Juan Preciado é basilar, ao estabelecer um contraste com o tema original de Telêmaco, do qual se afasta, pois seu retorno à casa não implica na integração ao patriarcado. Ao mesmo tempo, identificamos que os romances subsequentes apresentam atualizações ricas do arquétipo do ponto de vista das constantes comparatistas encontradas. Ao analisar o elemento trágico em parte dos romances, identificamos que se davam em ambientes ficcionais fechados, míticos e circulares, o que conceituamos como cronotopo-Comala. Adicionalmente,  o cronotopo da casa mostrou-se um signo ambivalente, espaço de manutenção do status quo para o patriarca,  locus horrendus para o filho, e eventualmente está atravessado pelo motivo da ruína. Ao mesmo tempo, a assunção da precariedade, das contradições e da fragmentação das relações dessas personagens latino-americanas foi identificada como uma como constante que chamamos de cronotopo Ruinamérica. Por fim, identificamos, no cotejo dos duplos telemaicos, uma possível tipologia de suas diversas variações nas obras analisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2291987 - ALFREDO ADOLFO CORDIVIOLA
Presidente - ***.934.184-** - BRENDA CARLOS DE ANDRADE - UFRPE
Interna - 2166090 - IMARA BEMFICA MINEIRO
Externo à Instituição - REI BERROA
Externa à Instituição - THAYS KEYLLA DE ALBUQUERQUE - UEPB
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 16:47
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