PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: ERICO MONTEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICO MONTEIRO DA SILVA
DATA : 05/09/2023
LOCAL: meet.google.com/urh-grbx-yee

FORMALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS COM ADVÉRBIOS FOCALIZADORES ESPECIFICADORES EM UMA GRAMÁTICA MINIMALISTA

Construção de Especificação com Advérbio. Gramática Formal. Gramática
Minimalista.

O objetivo deste estudo consiste em formalizar a noção de Construção Especificadora com Advérbios (CEA) como uma estrutura de traços formais e incorporar esses resultados à Gramática Minimalista desenvolvida por Stabler (1997), seguindo o arcabouço do Programa Minimalista proposto por Chomsky (1995b). Para essa finalidade, emprego uma variante da Gramática Minimalista (GM) proposta por Keenan e Stabler (2003). O propósito central é analisar esse fenô meno linguístico e aplicar os resultados à Gramática Minimalista, visando a uma explicação das etapas de derivação envolvidas. As sentenças que apresentam a CEA são caracterizadas pela substituição de uma descrição mais geral e abrangente por outra mais restrita, ou pela transição do contexto genérico para um exemplo mais específico, por meio do uso de advérbios de especificação, tais como principalmente, especialmente e especificamente, entre outros. Es ses advérbios desempenham a função de conferir maior precisão às expressões linguísticas. A abordagem adotada utiliza um método descritivo para identificar a estrutura da CEA e sua re lação com os demais elementos da sentença, especialmente aqueles afetados pela CEA. Além disso, realiza-se a conversão dos elementos da sentença em construções compostas por traços fonéticos, semânticos, sintáticos e gramaticais, com foco primordial nos aspectos formais da Gramática Minimalista. Dentre esses traços, destacam-se os traços de seleção, que determinam a escolha de uma categoria específica (=f), os traços de licenciamento, que exigem a movimentação de uma expressão designada (-f), e os traços de licenciador, que são requisitados por uma expressão. A eliminação dos traços formais também é um passo relevante, uma vez que habilita a ativação das operações geradoras (select, merge e move). Os resultados obtidos revelam que o fenômeno em questão é constituído por um advérbio que especifica o argumento do verbo, sem, no entanto, modificar os elementos da sentença, mantendo a continuidade semântica. No âmbito da GM, a construção da sentença percorre uma série de operações que identificam os traços relevantes e encaminham as expressões ao espaço derivacional. A inserção da CEA na estrutura da sentença é realizada por meio da operação de select, a partir de uma expressão não pronunciada, e é integrada à estrutura previamente constituída por expressões que não possuem um relação direta. Esse processo indica que a CEA apresenta independência sintática com uma projeção própria.

Presidente - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Externo à Instituição - RAFAEL BEZERRA DE LIMA
Externo à Instituição - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS
Externo à Instituição - AQUILES TESCARI NETO - UNICAMP